quarta-feira, 19 de julho de 2017

Pão Diário - 19\07\2017 - Ouvir primeiro


Ouvir primeiro

O ex-presidente dos EUA Franklin Roosevelt não apreciava as longas filas de recepção que, frequentemente, precisava aturar na Casa Branca. Ele reclamava que ninguém realmente prestava qualquer atenção às palavras ditas durante os cumprimentos. Um dia, ele decidiu fazer uma experiência. A cada pessoa da fila para apertar a sua mão, murmurava: " Matei minha vó hoje de manhã ". Os convidados respondiam com frases como: " Maravilhoso ! ", " Continue assim ", " Deus o abençoe, senhor ".
A experiência foi bem sucedida ao provar sua teoria. E também provou uma triste realidade: frequentemente, não escutamos com atenção.
Provérbios 18:13 alerta que " Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha. " Por quê ? Porque " O que você diz pode salvar ou destruir uma vida... " ( v.21 ). Por exemplo:
- Palavras podem esmagar o espírito. E um espírito esmagado é mais insuportável que um corpo doente ( v.14 ).
- Palavras podem separar amigos. E um amigo ofendido resiste mais que uma fortaleza ( v. 19 ).
Felizmente, o oposto também é verdadeiro. Leia estes pensamentos do livro de Provérbios:
- Devemos dar ouvidos aos fatos. Escutar com ouvido de discernimento e desentocar os fatos ( v.13 ).
- Devemos escutar com ouvidos abertos. Não permita que certas palavras e frases gerem o preconceito contra o escutar objetivamente. E não evite escutar coisas que você possa considerar difíceis demais de compreender ( v.15 ).
- Devemos ouvir os dois lados de uma disputa. É tolo concluir e julgar precipitadamente ; os sábios dedicam tempo a discernir ( v.17 ).
Dedique tempo para verdadeiramente escutar os outros hoje. - Poh Fang Chia 

Leia: Provérbios 18:12-21 
Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha ( v.13 ).

Examine: Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva ( Tiago 1:19 ).

Considere: Que palavras e frases lhe impedem de escutar objetivamente os outros ? O que será necessário para você se tornar um melhor ouvinte de Deus e deles ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...