Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor.Deuteronômio 34.7
A impressionante fé que Moisés possuía o manteve forte e ativo até o fim dos seus dias. É possível que isso aconteça hoje? Creio que sim, pois, para mim, esse registro é uma dica do Senhor para que venhamos a desfrutar das Suas bênçãos, assim como o Tirado das Águas usufruiu (Êx 2.10). Na verdade, falta-nos disposição para crer em Deus como se deve; afinal, Jesus disse: Tudo é possível ao que crê (Mc 9.23).
Calebe soube conservar a sua força. Ele não exagerou quando, aos 85 anos, disse: Estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou (Js 14.11). Josué honrou a palavra de Moisés, dando Hebrom a Calebe, o qual expulsou dali três filhos de Anaque, o gigante. Os servos de Deus devem crer em coisas grandes, pois Ele é o Maior em todos os sentidos. Com a força dada pelo Senhor, enfrentaremos os desafios, considerando-os como oportunidades para mostrar em Quem cremos.
Não deixe de possuir as bênçãos prometidas a você. Sabendo que, em Hebrom, havia gigantes, ao lembrar Josué, Calebe declarou que aquela terra era sua por herança (Js 14.12). Isso significa que devemos lembrar o Senhor do que Ele nos tem dito. Ora, Deus não é esquecido; portanto, esse “lembrar” se refere mais a nós do que a Ele. É como dizer que aceitamos a aliança dEle feita conosco referente à promessa e tomamos posse dela. Assim, Ele há de cumpri-la.
O Senhor afirmou que renovaria as nossas forças (Is 40.31), e isso também se refere ao físico. No entanto, se não clamarmos nem crermos nisso, os dias passarão, o nosso corpo ficará fraco e ficaremos desapontados por não vermos o Fiel e Justo cumprir as Suas palavras em nós. Agora, Deus não disse que não envelheceríamos, e sim que nos revigoraria. Creia na Palavra do Senhor e, então, você se tornará a bênção que Ele planejou.
Quando eu tinha 20 anos, comecei a ter problema de visão. Eu não sabia que meus olhos estavam com alguma irregularidade, mas, todas as tardes, a minha cabeça doía. Enquanto eu comprava produtos em São Paulo para revendê-los no Rio de Janeiro, de porta em porta, falei sobre essa dor para a proprietária de uma fábrica de roupas. Ela me disse que deveria ser a visão, pois seu filho havia sofrido de sintomas semelhantes, sendo diagnosticado com astigmatismo. Quando fui ao médico, a suspeita foi confirmada.
Usar óculos não estava nos meus planos, mas tive de usá-los. Naqueles dias, “bombardeei” os Céus, suplicando pela minha cura. Usei óculos uns quatro meses, mas, em uma noite, na igreja O Brasil para Cristo, no Catumbi, Rio de Janeiro, o Pr. João Brasílio ministrou uma mensagem curta, de uns cinco minutos, a qual eu precisava ouvir, e fez a oração da fé. Desde então, nunca mais usei óculos, e a dor de cabeça cessou. O que fez a diferença? A fé em Cristo. Aleluia!
Moisés morreu aos 120 anos, e seus olhos nunca se escureceram. Ora, ele sabia fazer a oração que agrada ao Pai, por isso sempre teve forças. A pergunta é: qualquer um que crer e pedir por essa libertação poderá alcançar os mesmos resultados? A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2.11). Se Ele fez por alguém, sem dúvida, fará por você. Você crê?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares