quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pão Diário - 26/06/2013


Festa ou Jejum ?

Recentemente me pediram para ensinar sobre o jejum. Sabia que estava lidando com um assunto não muito praticado hoje em dia. Além do mais, moro num país onde comer é o passatempo nacional. Vamos ser sinceros - amamos comer. Portanto, é estranho falar sobre o jejum a um grupo de pessoas que prefere falar sobre seu lanche favorito !
Muito tempo atrás, os discípulos de Jesus banqueteavam no momento em que o jejum era considerado a coisa certa para se fazer. Não surpreende que foram criticados por não jejuarem como os outros faziam ( Mateus 9:14 ). Jesus declarou que Seus discípulos só jejuariam após Ele não estar mais com eles ( v.15 ). Muitos estudiosos bíblicos acreditam que estamos vivendo o tempo a que Ele se referia - entre Sua ascensão e Sua segunda vinda ( Atos 1:9-12 ). Se isto for verdade, este é o tempo para jejuarmos.
Jesus perguntou: " ...Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ?... " ( Mateus 9:15 ). Com esta pergunta Ele revelou a principal razão para jejuar - arrependimento e tristeza pelo pecado. Quando convencidos de idolatria, os judeus se arrependiam e jejuavam ( 1 Samuel 7:3-6 ). Em emergências nacionais, jejuavam também pedindo humildemente que Deus agisse em seu favor ( 2 Crônicas 20:1-4 ; Ester 4:16 ).
Nas Escrituras, encontramos apenas uma ordem direta sobre o jejum: Os israelitas deviam jejuar uma vez por ano no Dia da Expiação. Naquele dia, o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos para oferecer sacrifícios e expiar os pecados de toda a nação ( Levítico 16:29-31 ).
Jejuar também nos lembra que Deus nos sustenta. O alimento pode nos manter fisicamente, mas a Palavra de Deus nos sustenta espiritualmente ( Mateus 4:4 ).
Deleite-se na Palavra de Deus e jejue quando necessário ! - K. T. Sim

Leia: Mateus 9:14-15
...Vocês acham que os convidados [...] podem estar tristes enquanto o noivo está com eles ? Claro que não ! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar ! ( v.15 ).

Examine: - Jó 23:12
- Isaías 58:1-9
- Mateus 6:16-18

Considere: Por que você jejua ? Por que você não deve jejuar da Palavra de Deus ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH