(1) Ela é digna da confiança do seu marido (Pv. 31:11a). "O coração do seu marido confia nela (...)
(2) Ela age de forma firme e resolvida (Pv. 31:17). "Cinge seus lombos de força e fortalece os seus braços".
(3) Sabe que sua responsabilidade não tem hora (Pv. 31:18a). "... sua lâmpada não se apaga de noite".
(4) Suas atitudes revelam segurança absoluta (Pv. 31:21). "No tocante a sua casa não teme a neve, pois todos andam de lã escarlate".
(5) As ações desta mulher são o adorno de seu marido. (Pv. 31:23) "Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciões da terra".
(6) A família desta mulher se sente orgulhosa por causa das suas ações, (Pv. 31:28,29) "Levantam-se seu filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas".
(7) A visão desta mulher em relação ao futuro é otimista e confiante. (Pv. 31:25) "A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações".
(8) Esta mulher não age apenas no espaço doméstico, suas ações também acontecem publicamente. "Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público louvarão as suas obras".
(9) Ela manifesta generosidade dentro e fora de sua casa. (Pv. 31:12,20) "Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado".
(10) Ela é criativa e cheia de iniciativa. (Pv. 31:16) "Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho".
(11) Ela é diligente e tem capacidade administrativa. (Pv. 31:15)
(12) Sensível, Moderada, Competente, Tem ambição. (Excelência deve ser a ambição de toda mulher.), Classe e Fineza.
Por Pr. Josué Gonçalves