sábado, 15 de junho de 2013

Pão Diário - 15/06/2013

Público de uma pessoa

Como pai de três filhos, sou muito interessado em suas palavras e ações. Da mesma forma, Deus está interessado com o comportamento de Seus filhos. Ele espera que eles façam boas obras neste mundo ( Efésios 2:10 ; Mateus 5:16 ). Mais do que isso, Ele deseja que Seus filhos tenham as motivações corretas. É por isso que Jesus nos advertiu sobre motivações certas e erradas em Mateus 6.
Jesus identificou as três grandes tarefas de toda religião - dar aos pobres ( vv.1-4 ), orar a Deus ( vv.5-15 ), e jejuar ( vv.16-18 ). Ele nos advertiu a não usar como uma plataforma para mostrar como somos espirituais. Quando assim o fazemos, perdemos a recompensa reservada para nós.
Jesus não disse que era errado fazer estas coisas. Ele não focou no aspecto de como e quando, mas no porquê. Os fariseus faziam justiça " ...para serem glorificados pelos homens ", buscando auto-exaltação e louvor dos homens ( vv.1,5,16; 23:5 ).
Jesus disse, '...já receberam a sua recompensa" ( Mateus 6:2,5,16 ). Paulo acrescenta, "Pois a pessoa só é aprovada quando o Senhor a aprova e não quando é aprovada por si mesma" ( 2 Coríntios 10:18 ). Jesus condenou os fariseus por esta hiprocrisia de autogratificação ( Mateus 23:13-33 ). 
Nossos atos de devoção a Deus devem ser feitos de forma simples, sincera e secreta. Ele sabe quem é autênico e quem é hipócrita ( Jeremias 23:24 ); Provérbios 15:3 ). "...Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." ( Mateus 6:4,6 18 ).
Ao fazermos boas obras, faça a si mesmo uma pergunta simples: Quem é meu público ? Será que ouviremos isso de nós, "Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e não tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar?" ( João 5:44 ). - K. T. Sim

Leia: Mateus 6:1-18
...o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nunhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu ( v.1 ).

Examine: - Provérbios 15:3
- Romanos 2:10-11
- Tiago 3:13-16

Considere: Por que é difícil martermos nossas boas obras em segredo ? Por que Deus recompensará aqueles que praticam boas obras sem buscar a fama ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...