terça-feira, 18 de junho de 2013

Pão Diário - 18/06/2013

Cuidado

Davi ganhou nas loterias dos americanos três vezes - 350 mil dólares em 2004, um milhão em 2005 e dois milhões e 500 mil dólares em 2007. O sortudo ganhador continua trabalhando como reparador de fornos de restaurantes, embora seus prêmios fossem mais que suficientes para permiti-lo se aposentar. "Será que sou o homem mais sortudo vivo ?!" ele pergunta. "Acho que sim. Tenho um bom círculo de amizades, um ótimo trabalho e uma linda esposa."
Este homem não está embriagado com as bebidas da riqueza e ganância. Seus pés ainda estão bem firmados no chão. Entretanto, o mesmo não pode ser dito sobre o rico fazendeiro no livro de Lucas 12.
Valorizar a riqueza corretamente e os resultados desastrosos da ganância são os temas da parábola de Jesus sobre o rico tolo. O homem rico julgou mal o que era realmente valioso na vida. Pensava que o fato de ter grandes posses era mais importante do que o relacionamento com Deus e com as pessoas ( v.21 ). Ele escolheu mal sobre o que era verdadeiramente valioso na vida e se tornou um escravo daquilo que mais valorizava - coisas que podem ser roubadas, corroídas e destruídas ( Mateus 6:19-21 ), e coisas que ele não poderia levar consigo quando morresse ( 1 Timóteo 6:7 ).
O homem rico julgou incorretamente quem realmente era o dono das suas riquezas. Ele usou os pronomes pessoais ocultos " eu " sete vezes e cinco vezes o pronome possessivo " meu ( s ) " nesta curta história. Esqueceu-se  de que um administrador e não um dono, e também falhou em compreender a brevidade da vida. No topo de sua fortuna, Deus o julgou e ele morreu - deixando tudo para trás. Que final trágico !
Dois mestres - Deus e dinheiro - estão disputando a nossa fidelidade. Estejamos alertas e julguemos corretamente - escolhendo servir e obedecer Aquele que criou o outro. - Marvin Williams

Leia: Lucas 12:13-21
E continuou, dizendo a todos: - Prestem atenção ! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende dass coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas ( v.15 ). 


Examine: - Marcos 10:21
- 1 Timóteo 6:10
- Tiago 5:1-6


Considere: Por que é importante reconhecer que Deus é o dono de tudo ? Qual parte de seu estilo de vida você precisa mudar para ser rico em relação a Deus ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...