terça-feira, 11 de junho de 2013

ESPERA NO SENHOR



Amados,
Deixo para vocês hoje uma linda mensagem que recebi por e-mail esta manhã., de autoria do Pr Valdir Marfim, enviada pelo próprio Pr.  O texto é um pouco longo, mas creio que você, como eu, não coneguirá parar de ler até o final. Leia com atenção, ore e reflita.  Deus falará ao seu coração.

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.(Eclesiastes 11:1)

Estamos na primavera, horário de verão, onde a luz do dia permanece até mais tarde.
Cheguei de uma viagem de trabalho por volta das 18 horas e ainda era claro, e então, como forma de relaxar um pouco do estresse da estrada fui cuidar do meu jardim.
Meu pequeno jardim fica em frente ao meu quarto, diante de um poste onde um casal de João de Barro construiu uma casa durante os últimos dois anos.
A casa deles subiu devagar no início por causa das poucas chuvas, mas como neste ano houve chuvas abundantes a casa foi terminada.
Meu jardim estava bonito, com rosas, margaridas brancas, prímulas, gérberas, onze horas, uma samambaia do campo e outras flores que não conheço o nome, além de salçinha, cebolinha e hortelã para tempero.
Bom, parece muita coisa misturada, mas a variedade de flores me lembra sempre a multiforme sabedoria de Deus, pois podemos admirar e nos espantar vendo que da mesma terra sai tantas cores e perfumes diferentes…
No outono passado aconteceu algo interessante: trouxe do sítio alguns tomatinhos do tipo cereja e como alguns amadureceram demais, então os lancei no canto do jardim e remexi um pouco a terra, na esperança de que viessem a nascer.
Não imaginei que essa atitude mudaria a aparência do meu jardim e me traria momentos de alegria na primavera.

A Palavra de Deus nos ensina em Gálatas 6:7 que “aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Essa é uma lei de Deus para toda a terra e para o homem também. Não há como semear espinhos e colher flores…
No livro de Eclesiastes essa mesma lei está afirmada de maneira diferente, mas o significado é o mesmo do que lemos em Gálatas.
No capítulo 11 de Eclesiastes, verso 1, diz assim: Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.
O pão aqui referido é a semente do trigo, que é usado desde a antiguidade para fabricar esse alimento tão consumido no mundo todo e que acabou se tornando sinônimo de tudo aquilo que o homem precisa para viver.

O Senhor Jesus quando ensinava aos discípulos como deveriam orar e pelo que deveriam orar dizia: “O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje…”
Aprendemos com o Senhor que devemos orar pelas nossas necessidades, pois Deus se importa que tenhamos o alimento necessário para vivermos aqui na terra.

Lembro-me que o Rei Davi, inspirado pelo Espírito Santo de Deus escreve no Salmo 37: 25 “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.”
Isso nos faz confiar de que Deus cuida daqueles que o amam e andam nos seus caminhos, pois aprendemos em Mateus 6:33 que o Senhor sabe de que necessitamos de todas essas coisas e nos manda buscar em primeiro lugar o seu reino e sua justiça e todas essas coisas nos serão acrescentadas…

No passado, a terra era preparada para o plantio, a semente era lançada sobre a terra e depois se passava o arado onde ela foi espalhada..
Com isso a terra era revolvida juntamente com a semente, e quando as águas chegavam, através das chuvas, a semente brotava e produzia frutos; então o semeador teria garantido o seu alimento por mais um tempo, até o próximo plantio e nova colheita.
Isso é o que a palavra de Eclesiastes nos ensina: lança o teu pão (semente) sobre as águas e depois de muitos dias (tempo de nascer e produzir frutos) o acharás.
Mas também podemos comparar isso com a maneira como vivemos, como semeamos através de nossas ações diárias, a maneira como nos relacionamos com as pessoas e também como nos relacionamos com Deus.

Nossas ações são como sementes, que lançamos todos os dias para que germinem e produzam frutos. Um sorriso dirigido às pessoas trará outros sorrisos, uma boa palavra trará alegria aos corações…
Nossas orações também são sementes espirituais que lançamos diante de Deus para que produzam o resultado que tanto esperamos para nossas vidas e para a vida de quem amamos..

A Palavra de Deus nos ensina também em 2ª. Coríntios 9: 6 “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará…”
Por isso precisamos semear boas sementes por onde caminhamos e em abundância, para que venhamos a colher bons frutos no decorrer de nossas vidas.
Também precisamos orar e ter comunhão com Deus de forma constante e abundante para que o Senhor possa nos abençoar naquilo que precisamos…

Quem ora pouco certamente receberá pouco e quem ora muito com certeza Deus dará em abundância de tudo que a Ele pedirmos, segundo a sua vontade e no tempo certo.
Examine a sua vida com Deus: Você tem semeado orações, ou semeado pouco, e se semeia bastante,está esperando o tempo de nascer, crescer e frutificar aquilo que plantou diante de Deus?
Lembre-se do salmo 126:6 Aquele que sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus feixes.
É promessa de Deus para quem semeia a boa semente… 
Persevere na oração.

Então, com as chuvas, as sementes de tomatinhos brotaram e os ramos começaram a se espalhar pelo jardim. Cresceram tanto que ocuparam quase o jardim inteiro.
Fiquei preocupado, pois já não conseguia apreciar as demais flores com tantos ramos de tomate espalhados pelo canteiro. Algumas se ressentiram com isso e não davam mais flores… Meu jardim ficou sem suas belas cores e sem aquela alegria costumeira por um tempo.
Com o passar dos dias o tomateiro abriu-se em flores, e as abelhas e demais insetos o visitavam diariamente.
Eu gostava de tocar em suas folhas, pois quando tocado ele exalava um cheiro forte, porém agradável, característico dos tomateiros, como se dissesse para não ser retirado daquele local.

Ah! Como os cristãos precisam ser como os tomateiros! Ao tocar em qualquer de suas folhinhas, logo o cheiro fica impregnado em nós. Qualquer pessoa que se aproximar saberá que tocamos num tomateiro, pois ficamos marcados com o seu cheiro! Mesmo lavando com sabão ele ainda fica por algum tempo…
Os cristãos precisam ser como os tomateiros, exalando o bom perfume de Cristo Jesus, mostrando o seu amor, a sua graça e a sua salvação através de nossas vidas. As pessoas que tocamos deveriam ficar impregnadas da presença do Espírito do Senhor…
Você é como um tomateiro de Cristo? Acho que precisamos pensar nisso…

Mais alguns dias e pencas de tomates começaram a aparecer em meio aos galhos, dando uma aparência diferente ao jardim que até então só tinha folhas e flores; agora o jardim tinha frutos também. E frutos deliciosos de se comer…
Foi bom fazer o sacrifício de não ver as flores durante algum tempo.
Ás vezes na nossa vida as flores desaparecem, e parece que perdemos a alegria de viver. Porém, se plantamos boas sementes durante a nossa vida, elas germinarão e produzirão bons frutos, teremos a alegria de vê-los surgir e seremos fortalecidos quando eles aparecerem em nossos caminhos.

Mas nesta tarde tive uma extraordinária surpresa, que me alegrou e até emocionou-me: enquanto colhia os tomates cerejas do meu jardim, comecei a ouvir um chamado de pássaros: Pareciam filhotes chamando seus pais para que os alimentassem.
Olhei para o alto e atentei de onde vinha o som, e para meu espanto e encantamento, percebi que o som saia da casa de João de Barro que foi construída diante do meu jardim!
Os filhotes de João de Barro nasceram e chamavam pelos seus pais!
Uma grande alegria me envolveu. Que coisa maravilhosa! Dei glória a Deus por alguns instantes! Lembrei-me do tempo de sequidão que enfrentaram, mas agora os frutos do que plantaram aparecia…
Então os pais chegaram com alimento no bico e fizeram uma grande festa, saltitando, cantando e batendo suas asinhas!
Temos filhotes! Temos filhotes! Filhotes de João de Barro! Que alegria! Glória a Deus!
Esses passarinhos foram meu despertador durante quase dois anos, pois faziam um grande alvoroço com seu canto todas as manhãs, bem cedinho, diante da janela do meu quarto. Agora eles tiveram filhotes… 

Imaginem se não continuarão a me acordar!
Deus, na fidelidade da sua Palavra, sustentou esses passarinhos todo o tempo, e eles com muito esforço e perseverança construíram sua casa.
Levaram 2 anos para construí-la, passaram por tempos difíceis pois não chovia e não havia barro para a construção, mas a alegria deles me acompanhou cada manhã durante todo esse tempo.
Eles cantavam alegremente, mesmo sem condições de terminarem sua casa, mesmo no tempo da sequidão, mesmo dormindo ao relento.
Agora eu os vejo recompensados, seus sonhos se realizaram. Eles têm sua casa e seus filhos já nasceram e cantam junto com eles. Deus é maravilhoso!
Lembrei-me do salmo 40:1 Esperei com paciência pelo Senhor, e ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor…

Colhi meus suculentos tomates para o jantar e louvei a Deus por esses pássaros, pois foram meus companheiros e muito me ensinaram, me animaram a perseverar nesse período em que compartilhamos a alegria de muitas manhãs!
Trabalharam com dedicação, não desistiram no tempo de sequidão, e agora estão colhendo “os frutos” do tempo de sacrifício.

Assim acontece também com aqueles que perseveram na época das dificuldades e das provações. Deus é fiel e não abandona aqueles que o amam.
Aproveitei para podar alguns galhos do tomateiro e deixei espaço para que as rosas, margaridas e gérberas voltem a florir. Há muita alegria neste jardim!
Aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Quantas sementes você plantou hoje diante do Senhor em oração?


Pr. VALDIR MARFIM
São José do Rio Preto – SP

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...