sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pão Diário - 07/06/2013


Eletrocardiograma

O eletrocardiograma ( ECG ) é um exame que ajuda o médico a determinar a saúde de seu coração medindo a sua atividade elétrica. O padrão destes sinais pode mostrar ao médico se o seu coração está funcionando bem, se está sob estresse ou com problema. Imagine se todo o seguidor de Jesus pudesse ter um ECG espiritual hoje ? Imagino o que este exame diria sobre nossa saúde espiritual.
Jesus fez este tipo de exame num homem chamado Nicodemos ( João 3 ). Exteriormente, Nicodemos parecia um homem espiritualmente saudável, e pertencia à classe alta da sociedade judaica. Ele era fariseu ( pertence à seita rigorosa do judaísmo ) e conservador em suas crenças religiosas, fazia parte do conselho do governo ( Sinédrio ) e deduz-se que era um rabino. Era sensível às tendências doutrinárias prevalecentes na época e tinha a aparência de um homem de intensa espiritualidade. 
Conhecia bem a Torá e estava até interessado nos ensinamentos de Jesus.
Nicodemos veio a Jesus à noite ( v.2 ), temendo intensa crítica e perseguição. Mas Jesus não o criticou. Em vez disso, Ele o encontrou em seu momento de necessidade - Nicodemos precisava nascer de novo.
Durante seu encontro com Jesus, Nicodemos descobriu que seu ECG espiritual nem sequer registrava pulsação cardíaca. Ele estava espiritualmente morto. Sua aceitação da Lei, conhecimento da Torá e sua etnicidade judaica, não eram suficientes para experimentar o reino de Deus. Ele precisava de um novo coração, um que pudesse ser dado por Deus.
Muitas pessoas dependem de associações religiosas externas - participação nos cultos, amigos da Igreja e boas obras - para lhes dar acesso à família de Deus. Mas a única forma de ter acesso ao reino de Deus é atraves de um transplante cardíaco, no qual Deus retira nosso coração morto e o substitui por um novo ( Ezequiel 36:26 ). - Marvin Williams 

Leia: João 3:1-15
Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo ( v.3 ).

Examine: ...alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos [...] pelos meios naturais [...] o próprio Deus é quem foi o Pai deles ( João 1:12-13 ).

Considere: Você depositou toda sua confiança em Jesus ? O que Ele está dizendo sobre a situação atual de seu coração ? 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH