sexta-feira, 21 de junho de 2013

GOLFINHOS, CARPAS E TUBARÕES



A natureza é perfeita e através dela podemos tirar muitas lições.
No oceano, a vida marítima impressiona pela diversidade de seres e de cores que mostram a criatividade e sabedoria daquele que os criou. Seres que diferem não apenas pelo tamanho, mas pelo comportamento, pela forma de encarar os obstáculos, os companheiros da mesma espécie, pela reação diante dos inimigos e até mesmo pelo tipo de alimentação…
As carpas, por exemplo, com medo da escassez e de serem agredidas, vivem isoladas, escondidas nos cantos. Não se organizam, não se comunicam, não se auxiliam. Sua carne é preciosa, suas escamas e seu sangue são altamente medicinais. Muitas vezes, morrem pela escassez. Vivem amedrontadas e infelizes.
Os tubarões, por sua vez, andam desordenadamente por todas as águas. Abocanham tudo o que vêem pela frente, às vezes até pedaços de navio ou mesmo, de um outro tubarão que foi ferido. Não são cooperativos, não se comunicam, não se organizam. Apesar de não se apavorarem, são covardes e facilmente, atingidos. Morrem, muitas vezes, pelo excesso de “qualquer coisa” que ingerem desmensuradamente. Passam suas vidas agressivos, desequilibrados e insatisfeitos.
Já os golfinhos, há os golfinhos… ocupam as águas com graça, alegria, vida. Comem somente quando têm fome. São cooperativos e se comunicam o tempo todo. São também amáveis, sábios e inteligentes. E o interessante é como eles se defendem dos tubarões. Ao serem ameaçados, se organizam. Um grupo distrai alguns tubarões, enquanto um dos golfinhos dá um bote certeiro no peito do adversário que, por ter respiração frágil, cai no fundo das águas e morre ou, sangrando, é devorado pelos outros tubarões, e assim normalmente todos os golfinhos escapam. Eles vivem uma vida longa, saudável e feliz.

Pense nisso…
Na vida temos o poder de fazer uma importante escolha. Nós podemos ser como as carpas, como os tubarões ou como os golfinhos…
Muitas vezes escolhemos ser como as carpas. Apesar da beleza e do valor que Deus nos dá, deixamos que o medo nos paralise, nos escondemos da vida, tememos ser agredidos e assim não nos comunicamos. Reclamamos de tudo e de todos, achando que a culpa está nas circunstâncias e nos outros. 
Vivemos amedrontados e infelizes. Escravos de nossa própria covardia.

Mas às vezes nos comportamos como os tubarões…
Somos precipitados, agimos desordenadamente e ingerimos tudo o que vem pela nossa frente, sem avaliar. Aceitamos o lixo que vem de fora sem perceber que estamos nos envenenando: É a fofoca que fazem ao nosso ouvido, as falsas idéias que nos passam pela televisão, o convite mal intencionado, o vício que nos corrói. Aceitamos tudo e não percebemos que estamos morrendo aos poucos. Como os tubarões, também nos acostumamos à irritação do dia a dia, à falta de comunicação com aqueles que nos cercam. Vivemos estressados e achamos que tudo é normal. Passamos a vida agindo como tolos e não percebemos o que ela nos oferece de melhor. Deixamos de viver para sobreviver…

Mas existem também os golfinhos… Quantas vezes em nossas vidas conseguimos agir como eles? Quantas vezes, apesar das circunstâncias e dificuldades, conseguimos viver com alegria e gratidão por estarmos vivos? Quantas vezes fomos amáveis, sem fazer distinção de pessoas? E quantas vezes nos unimos para enfrentar as adversidades?
O engraçado é que na vida é muito mais fácil e agradável vivermos como golfinhos do que como tubarões e carpas…

Mas por que teimamos em optar pelo sofrimento? Pela solidão? Pela ansiedade e dúvida?
Jesus diz em Mateus 22:29 : “errais porque não conheceis as escrituras nem o poder de Deus “
Erramos porque nos falta sabedoria, conhecimento…
Sofremos que porque nos distanciamos do amor…
O Senhor também nos diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará…
E isso é um fato, cuja veracidade podemos comprovar com a própria história da humanidade. Quanto menor o conhecimento, maior a escravidão de um povo. Simplesmente porque ele se transforma em presa fácil dos dominadores…

Mude a sua vida, busque conhecimento, aproxime-se do criador e certamente, como os golfinhos, você terá uma vida cheia de graça e alegria…
Os golfinhos, as carpas e os tubarões são irracionais e agem por instinto. Você não… Você tem o poder de escolha…
Leia a Palavra, aprofunde-se nela e a verdade de Deus te libertará de todas as cadeias, de todos os medos e complexos.

Pense nisso e seja feliz!!!

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH