sábado, 24 de agosto de 2013

Pão Diário - 24\08\2013


Ídolos em nós

Enquanto estávamos numa conferência em Nashville, meu marido e eu resolvemos aproveitar o tempo livre para ver a famosa réprica de Partenon - o templo da deusa grega Atena. Embora a arquitetura inspirasse admiração, não conseguiríamos nos esquivar do sentimento frio e vazio que se abateu sobre nós ao entrarmos. Com seus 12m de altura, a estátua dourada de Atena era o centro de todas as atenções. Meu coração se sentiu pesado quando pensei nas multidões que se curvaram diante da estátua original.
A tentação da idolatria existe em cada um de nós. Em nós há uma lita entre o desejo de criar um deus que nos sirva e o chamado para ser um servo de Deus. Nos tempos do bezerro de ouro, a idolatria de Israel não era simplesmente uma rejeição a Javé. Ao contrário, infelizmente, tentaram criar a imagem do próprio Deus ( Êxodo 32:4-6 ).
Gerações se seguiram e o rei Jerobão teve a fatídica ideia de determinar onde as pessoas prestariam adoração. Seu orgulho conduziu o povo ao cativeiro espiritual. Durante o reinado de Manassés, Judá adorava na cidade certa, mas eles permitiram que a cultura local moldasse a sua adoração. Manassés chegou a erguer altares pagãos e um ídolo no templo de Deus ( 2 Coríntios 33:7-9 ). Isso é que é falta de foco ! Considere os seguintes fatos sobre Deus para evitar que se adore um deus fabricado:
- Só Ele é digno de nossa adoração ( Habacuque 2:18-20 ).
- Nós não o definimos; Ele é que nos define ( Romanos 1:21-23 ).
- Ele é totalmente soberano; qualquer definição menor que isso provém do homem ( Isaías 45:9 ).
Clame a Deus hoje e peça-lhe que revele os ídolos em seu coração. Um coração puro conduz á verdadeira adoração. - Regina Franklin

Leia: Miqueias 1:1-7
...acontecerá porque o povo de Israel pecou e se revoltou contra Deus. Quem é culpado da revolta de Israel ? [...] E quem é responsável por haver santuários pagãos em Judá ? É o povo de Jerusalém ! ( v.5 ).

Examine: Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam até os seus bisnetos e trinetos ( Êxodo 20:5 ).

Considere: Você já tentou definir Deus, de maneiras erradas ? Quais áreas da sau vida ainda não foram submetidas ao Seu Controle ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...