segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A IGREJA TE FERIU: O QUE FAZER?

igreja rejeitada

Hoje cedo o Senhor me falou profundamente através de João 5:19 e 20a: “Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fizer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.  Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz”.

Refletindo sobre o versículo, me reportei à situação da Igreja nos dias atuais. Muitos tem sido os escândalos e muitos são aqueles que, feridos, preferem seguir sua caminhada sozinhos a correr o risco de ter novas decepções. Seus corações estão doloridos, carentes, machucados, não conseguem mais acreditar. Convencem-se, então, que o melhor mesmo é partir…

Talvez você já tenha sentido esse desejo, ou quem sabe, está passando por esse processo. Mas hoje eu quero te dizer: faça como Jesus! Assim como Ele era um imitador do Pai, seja, a partir de agora, um imitador de Cristo!
Mas como? O que tem isso a ver com a situação da Igreja, com suas decepções, e com seu desejo de deixá-la?
Jesus vivia isso em sua época!
Ele enfrentou o descrédito dos religiosos, enxergou  o farisaísmo, foi insultado e expulso de sinagogas. Se revoltou quando viu a casa do Pai sendo transformado em lugar de comércio e exploração. Foi humilhado, perseguido…
Mas em nenhum momento Jesus deixou de se relacionar com os mesmos. Como Filho de Deus, Ele podia ter se isolado e criado sua própria igreja, seu próprio “movimento”. Podia ter se afastado de todos os que o feriam ou podia até mesmo ter aconselhado o povo a se afastar daquele sistema religioso, que era conduzido por lobos…
O que Jesus fez?
Deu-nos o exemplo fazendo a sua parte. Jesus ia às sinagogas, participava da leitura da Palavra, discutia seus ensinamentos e ouvia dos Doutores da Lei que ali pregavam. Jesus não deixou de participar de nenhuma festa da religião judaica. Era presente, ativo e verdadeiro.
Arranjou muitos inimigos porque falava a verdade, combateu o farisaísmo, expulsou os vendilhões do templo. Denunciou o que tinha que denunciar e viveu em comunhão com aquele povo imperfeito e injusto.

O que você tem enfrentado? O que te magoou? O que te escandaliza?
Faça com Jesus!
Faça a Sua parte, não abandone o Corpo. Perdoe, como Jesus perdoou e, se necessário for, denuncie e combata o mal, mas não se isole porque o isolamento enfraquecerá as suas forças e esfriará o seu amor.

A Igreja, sem dúvida alguma, é imperfeita e continuará assim até a volta de Cristo. Mas é fundamental para o nosso crescimento como cristãos e servos de Cristo. Ali encontramos muitas falhas, mas é ali também que a Palavra é pregada, que os sacramentos são ministrados e onde podemos aprender a viver em comunhão com irmãos, apesar de seus erros e imperfeições.

Pense nisso!
Seu coração está dolorido e machucado com as falhas da Igreja? Faça como Jesus!  Viva a verdadeira comunhão, que não é firmada em pessoas perfeitas ou instituições infalíveis, mas sim na vivência do amor e exercício do perdão.

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...