segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pão Diário -19\08\2013


Anormais

Freak folk, psych folk e folk-pop são termos usados para descrever gêneros dentro da música folk ( popular, ou das pessoas ). Musicalmente, o freak folk ( freak significa anormal, bizarro ) tem instrumentos acústicos, geralmente violão e às vezes violino ou flauta, acompanhados de instrumentos de percussão como bongôs. O psych folk é uma mistura de música folk com rock ou pop psicodélicos. As variações de música folk não param de surgir.
A Bíblia tem seu próprio tipo de música popular. Está nos Salmos. Essas fascinantes canções " populares " contam as experiências de vários homens e mulheres. Contam histórias sobre transtornos emocionais, problemas e perturbações que os crentes em Deus enfrentaram.
Vejamos o Salmo 73, por exemplo. Começa igual a algumas músicas populares contemporâneas, com o autor reclamando das injustiças do mundo. A letra é de uma honestidade nua e impactante. Asafe, músico chefe de Davi, questiona se sua busca por Deus valeu a pena ( vv.13-14 ). PEssoas egoístas, mesquinhas " ... têm muito e ficam cada vez mais ricos " ( v.12 ). Eles zombam de Deus e nada lhes acontece. Asafe se questiona se ele foi um anormal por manter o coração puro. Valeu a pena ?
Mas quando ele vai ao santuário de Deus, encontra nova perspectiva e entendimento ( v.16 ). Asafe é relembrado de que os ímpios e suas atitudes terão um fim, e renova o seu desejo de quebrantar o coração diante de Deus ( v.21 ). Ele compreendeu que nada no céu ou na terra é melhor do que estar perto do soberano Senhor ( vv.23, 28 ).
Aprendemos com esse clássico atemporal que ao voltarmos os nossos olhos para Deus, adquirimos a Sua perspectiva. Percebemos então, que a vida não é tão melancólica e sombria, e vemos, claramente, que Deus está no controle e se importa conosco - Seus " anormais " . - Poh Fang Chia

Leia: Salmo 73
Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado ( v.13 ).

Examine: - Salmo 37:1-7
- Mateus 5:3-10
- Hebreus 11:13-16

Considere: Que situações de hoje fazem-no sentir-se um anormal por seguir os ensinamentos de Deus ? Como mantê-lo no centro da sua visão ? 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...