quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pão Diário - 07\08\2013


Forjando qualidades

Paulo alerta o jovem Timóteo de que algumas pessoas usam a religião ou atos de piedade ( no original grego ) para enriquecer. Como assim? Os atos piedosos são bons, logo têm valor. Então sempre haverá quem compre. Mas nunca deveriam existir os vendedores.
A preocupação de Paulo ? Os cristãos virtuosos às vezes são tentados a desprezar a disciplina que desenvolveu o seu caráter e forjar suas qualidades para se beneficiar. Tal fato pode ocorrer ao perceberem que o seu caráter divino lhes abre portas e traz vantagens sobre os outros menos piedosos ( 1 Timóteo 6:5 ). O pastor que constrói o seu ministério em oração pode começar a orar mais em público do que particular se perceber que em decorrência disso, a sua igreja e a sua reputação crescem. Um atendente de enfermagem ao ser reconhecido por bem servir pode começar a selecionar os momentos que deseja demonstrar compaixão. E um professor reconhecido por seu conhecimento bíblico pode deixar de se dedicar aos próprios estudos e utilizar-se daquilo que outros já estudaram.
É nossa natureza falha que nos faz forjar nossas melhores qualidades. Os espertos sempre têm que ter a resposta certa, os simpáticos devem sorrir constantemente, e os líderes devem escolher as batalhas que já sabem que vencerão. Nesse ponto, começamos a nos identificar com a nossa imagem - uma imagem que protegeremos a todo custo ( especialmente se formos pagos para fazê-lo ).
Paulo afirma que o caminho à verdadeira riqueza está no contentamento. Diferente daqueles " ... que querem ficar ricos " e por isso " ... caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição " ( 1 Timóteo 6:9 ), aqueles que são contentes com o que são - e com o que Deus lhes deu - possuem maior riqueza espiritual. Eles continuarão a cultivar os hábitos que valeram sua reputação e recusarão oportunidades lucrativas que, apesar de aparentemente inocentes, sugariam energia demais de sua missão principal na vida. - Mike Wittmer 

Leia: 1 Timóteo 6:1-9
...Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer. É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem ( vv.5-6 ).

Examine: - Mateus 23:5-7, 25-28
- Filipenses  4:11-13
- Hebreus 13:5

Considere: Quais qualidades o ajudaram a atingir o seu emprego atual ou posição social ? Quanto do seu serviço a Deus baseia-se em aparência, e não na realidade ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH