Estudos

Poder da Oração no pensamento
Salmo 139:17          Jeremias 29:11


Jeremias 29:11 è Pensa de nós, prosperidade, só bem, futuro feliz e esperança viva.

Salmo 139:17 è Deus tem pensamentos preciosos.

Jesus conhece nossos pensamentos Mt.9:4 è por que pensais mal no coração?

Oração, Efésios 3:20 è Pedimos (oração) Deus faz além do que pedimos ou pensamos, porque Seu poder Age em nós.

Filipenses 4:8 è pensai; tudo que é honesto, justo, puro, amável, boa fama, virtude, com louvor (consagração).

O Senhor conhece os pensamentos I Cor.3:19, 20 è A sabedoria do mundo é tolice, e os pensamentos dos sábios do mundo são fúteis. (não produz resultado de vida espiritual).

Duas posições logicas:

1-     II Cor.10:4 è nossas armas são Espirituais, poderosas em Deus, para destruir as fortalezas do mal ...

2-     II Cor.10:5 è Anulando sofismos (Raciocínios falsos), toda altivez (arrogância) que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo o pensamento à obediência a Cristo.

Libertos do egocentrismo espiritual (dó de si-mesmo) passamos a ser guerreiros/as nas orações, no Dons do Espirito Santo e no Fruto do Espirito Santo.

17 de Julho e 2018

                                                                                                                         Pr José Carlos dos Santos



-----------------------------------------------------


Vencer a Depressão


Você pode vencer a depressão! Deus quer restaurar sua vida, trazendo a alegria que parece perdida para sempre. Ele pode  fazer um milagre em sua vida. Creia em Deus e deixe que ele mude sua vida.
Vencer a depressão pode levar muito tempo. Por isso, não desista! A luta não vai durar para sempre. E Deus está com você o caminho todo.
Você pode mudar seus pensamentos. Comece pensando em coisas boas, agradecendo a Deus por elas. Sempre que você se sente triste ou desesperado, declare a verdade que Deus tem esperança e alegria para você. Rejeite as mentiras do diabo. E não se isole! Faça o esforço, procure a companhia de amigos e vá regularmente à igreja. Deus usa outras pessoas para lhe animar.

Depressão na Bíblia

O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!" 
Deuteronômio 31:8
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. 
Mateus 5:4
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 
Romanos 12:2
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 
Filipenses 4:8
Por que você está assim tão triste, ó minha alma?
Por que está assim tão perturbada dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei;
ele é o meu Salvador e o meu Deus.
 
Salmos 42:11

4 soluções da Bíblia para controlar a ANSIEDADE
A ansiedade parece ser um dos grandes problemas da sociedade atual. Ter um pouco de ansiedade é natural e ajuda a identificar situações perigosas. Mas viver sempre ansioso é um problema sério, que precisa ser combatido.
Se você ama Jesus, sua ansiedade tem solução! A promessa da vida eterna muda muito a perspetiva sobre os problemas terrenos. A Bíblia também dá vários conselhos práticos para controlar a ansiedade no dia a dia:
1. Ore
Fl 4:6- Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Você não precisa lutar sozinho! Quando você sente a ansiedade apertando o coração, ore a Deus. Ele tem a paz que você precisa. Conte para Deus o que você está sentindo e peça sua ajuda. Deus ouve!
2. Dê a ansiedade para Deus
1Pe 5:7 -Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Não deixe que a ansiedade lhe esmague. Pegue na ansiedade e dê para Deus. Ele é mais forte que você e consegue carregar seus problemas. Sempre que a ansiedade aparecer, escolha dar o fardo para Deus (e não aceite de volta).
3. Confie em Deus

Sl 56:3 -Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti
Muita ansiedade vem porque sentimos que tudo depende de nós e ninguém vai nos ajudar. Mas, se você ama Jesus, ele está com você. Confie nele! Jesus é maior que todos os seus problemas e, com ele, você não precisa ter medo do futuro. Ele vai cuidar de você. Lembre-se disso na ansiedade.
4. Procure encorajamento

Pv 12:25-A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.
Não se isole! Muitas vezes, Deus usa outras pessoas para lhe ajudar. Procure pessoas bondosas com palavras de encorajamento. Deixe que seus pensamentos sejam influenciados por palavras animadoras. Conviver com pessoas positivas ajuda a controlar a ansiedade. Unidos somos + fortes.


É normal sentir desejo de morrer? 

O que fazer?

Sentir desejo de morrer é comum mas não é normal. Se você sente desejo de morrer, é sinal que você precisa de ajuda. Deus pode lhe libertar da vontade de morrer. Ainda há esperança nessa vida.
Na verdade, você quer uma solução. A vontade de morrer nasce principalmente do desespero, em situações que parecem não ter saída nem solução. Parece que a tristeza e o sofrimento nunca vão passar. A Bíblia diz que a morte não é a única saída. Deus tem uma solução  para você. Jesus veio para lhe dar vida! Sua vida é preciosa para Deus e Ele tem muitas coisas boas preparadas para você (Jer 29:11).
Com Deus você pode ser honesto. Vários homens de Deus sentiram desejo de morrer, como Jó, Elias e Jeremias. Eles foram honestos e contaram seus problemas a Deus. Confiaram em Deus e Ele os ajudou. Deus não lhe vai abandonar. Mesmo quando você não sente, Ele está com você (Isaías 41:10).

Como se libertar do desejo de morrer (entenda o valor de sua vida)

A Bíblia diz que a vida humana é sagrada e deve ser protegida. Você é uma pessoa única, com um valor impossível de calcular! Deus criou você cheio de potencial. Você é muito amado. Jesus veio para lhe dar vida e esperança! O grande plano de Deus para você começa já, nessa vida.
Você não está sozinho. Jesus entende o que você está passando. Jesus também sofreu e quer lhe consolar. Se você aceitou Jesus como seu salvador, ele nunca lhe vai abandonar.(Rom 8:38-39).

Entenda de onde vem o desejo de morrer

Querer morrer não é natural. Deus criou em nós o desejo de viver para sempre (Ecl 3:11). Jesus veio para derrotar a morte, através da ressurreição. A esperança do crente não está na morte mas na vida depois da morte. A morte é um inconveniente, mesmo para o crente.
Morrer é um ato de destruição. O destruidor é o diabo, que quer acabar com sua vida (Jo 10:10). O diabo também é enganador. A morte pode parecer a solução mas isso é uma mentira. Nada é impossível para Deus, Ele tem outra saída.
Vá ao médico. Você pode estar com algum problema físico ou com depressão. Seu corpo e seus pensamentos estão ligados. Se você tratar de sua saúde, isso vai diminuir o desejo de morrer.

Peça ajuda – Ore a Deus

Pedindo por esperança e vontade de viver. Confie nele e Ele vai restaurar sua alegria de viver (Sl 51:12).
Não se isole. Pode não parecer mas há pessoas prontas para serem suas amigas e lhe ajudar. Procure uma igreja, se envolva nas atividades e encontre um pastor ou um líder com quem você pode conversar. Deus não criou você para estar sozinho (Gn 2:18). Se você está passando por uma depressão, procure ajuda profissional. Há muitos bons psicólogos e centros de ajuda que lhe podem ajudar.

Mude seus pensamentos

Você pode mudar seus pensamentos! Rejeite o desejo de morrer (Rm 12:2). Sempre que vem o desejo de morrer, declare com sua boca que você rejeita esse pensamento e rejeite também toda a influência do diabo. Declare no nome de Jesus até que seja completamente liberto. Creia também nessas verdades:
·         Eu quero viver – você não vai desistir; você vai vencer
·         A dificuldade vai passar – tudo passa, mesmo essa dificuldade terrível; a alegria vai voltar
·         Há uma esperança – você pode não ver a solução nesse momento mas Deus vai agir em sua vida

3 conselhos da Bíblia para vencer a SOLIDÃO
Solidão. O sentimento de estar completamente sozinho, sem ninguém que entende, mesmo em meio a uma multidão. Como combater esse grande vazio? A Bíblia tem a solução. A solidão pode ser vencida!
1. Você não está sozinho
Sl 73 ;23 -Todavia estou de contínuo contigo; tu me sustentaste pela minha mão direita.
Se você aceitou Jesus como salvador, se arrependendo de seus pecados, ele está sempre com você. Não tenha medo! Jesus lhe entende e nunca lhe vai abandonar. Jesus tem poder para preencher o vazio em seu coração.
2. Não se isole!
Ecl 4 ;9 -Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Deus tem boas amizades preparadas para você! Mas você precisa fazer sua parte. Saia de casa, faça o esforço e invista nas amizades. Vá para a igreja e procure conhecer as pessoas lá. Amigo verdadeiro existe, você somente precisa procurar.
3. Não tenha medo do silêncio
Fil 4:7 -E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Deus quer que você cuide de sua saúde mental
A Bíblia diz que temos corpo, alma e espírito. Cuidamos de nosso corpo e de nosso espírito mas como cuidamos de nossa alma? Nossa mente faz parte da alma e também pode ficar doente, mesmo se somos crentes. Quando isso acontece, precisamos de um médico. Sem descontar a ajuda profissional, podemos encontrar muita ajuda para nossa saúde mental na Bíblia.:
  

CONCLUSÃO
Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. 
Mateus 6:31-34
Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. 
Salmos 56:3
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? 
Mateus 6:27
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". 
Mateus 11:28-30




Por Diácono Clóvis Ventura
E.B.D.  10/09/2017 



-----------------------------------------------------







-----------------------------------------------------



O PRAZER EM SERVIR



PRAZER: Rom. 7:22 - No homem interior - prazer na lei de Deus.

GOZO: 2ª essência do fruto do Espirito Santo. Gal. 5:22 - depois do Amor

ALEGRIA: Alegria, do reino no Espirito Santo. Rom. 14:17

ENSINO É MINISTÉRIO: Col. 4:17 - ( cuidar e cumprir, foi recebido do Senhor )

FAZER COM ALEGRIA: Salmo 100:2

______________________________________________________________________________


O QUE É O CÓDIGO DO PRAZER?

O código do Prazer é o ápice da experiência existencial das crianças e dos adultos; é o oxigênio da emoção dos pensadores e iletrados, dos abastados e dos desprivilegiados.

É o fundamento do sentido de vida. Sem o Código do Prazer, o trabalho perde o significado, as relações sociais perdem o encanto, os projetos de vida tornam-se uma fonte de tédio.

É o motor da motivação. Sem o Código do Prazer, o ânimo se esfacela, a garra perde a força, a coragem dilui-se nos solos das crises.

É o alicerce do bom humor. Sem o Código do Prazer, a agitação domina a emoção, a irritação  controla as reações, a impulsividade asfixia a flexibilidade.

É o pilar central para a construção dos sonhos. Sem o Código do Prazer, o medo nos coloca como em um cárcere, os riscos nos paralisam, a insegurança destrói a criatividade. 

É a mola propulsora do amor. Sem o Código do Prazer, nosso amor é condicional, as pequenas frustrações nos fazem recuar, nossa entrega será sempre parcial.

É a fonte de relaxamento. Sem o Código do Prazer, a rigidez nos envolve, a autopunição nos domina, a critica excessiva substitui a generosidade.

Quem desenvolve o Código do Prazer enriquece sem ter dinheiro, quem não o desenvolve empobrece, mesmo tendo dinheiro em grande quantidade. 
Quem o desenvolve se embriaga de alegria sem ter grandes motivos; quem não o desenvolve faz grandes exigências para vivenciá-la. 
Quem o desenvolve sente-se único no meio da massa, conquista status sem estar  sob os holofotes da mídia; quem não o desenvolve, ainda que esteja em evidência, tende a se sentir só no meio da multidão.

Os que sulcam o território da emoção e cultivam o Código do Prazer de Viver deslumbram-se como um eterno aprendiz diante dos mistérios que o cercam, abrem o leque da sua inteligência para serem construtores de oportunidades e tornam-se caminhantes nos insondáveis terrenos de sua mente.

Augusto Cury

______________________________________________________________________________



Pastor José Carlos dos Santos   28/03/2017  IEAB Arapuá





-----------------------------------------------------




ABORTO ESPIRITUAL


ABORTO: Gestação Interrompida - motivos : sem vitalidade, não ser bem sucedido, não teve sucesso, mal desenvolvido, produção imperfeita.

Somos gerados pela palavra
- Tiago 1:18
18 " Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como primícias das suas criaturas."

Nascidos pela de Deus. 
- S. João 1:12,13
12 '' Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;''
13 '' Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.''

Deus nos levou ao Senhor Jesus
S. João 6:44
44'' Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.''

Os abortos Espirituais:

1) No novo nascimento.
Parábola do Semeador: Mateus 13:19-23
19 ''Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.''
20 ''O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;''
21 ''Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;''
22 ''E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;''
23 ''Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.''

Exemplos:

2) Beira do caminho - abortou ( não germinou )

3) Lugares pedregosos - abortou ( não germinou )

4) Entre os espinhos - abortou ( não germinou )

5) boa terra - gestação completa ( germinou e deu frutos )

Depois de filhos de Deus os abortos poderão sucederem nos projetos, nos dons, no ministério, na prosperidade financeira, na vida profissional, na vida sentimental.

Projetos - um planejamento para o futuro. ( sem sucesso ) 

Dons - praticá-lo com desânimo.

Ministério - perder a visão, a meta , perder o auto estimulo.

Prosperidade financeira - perder dinheiro , comprar errado, vender errado, devolver um bem, que não conseguiu pagar, parar uma edificação, queda financeira súbita.

Vida profissional - gostar de uma profissão  e praticar outra, ser demitido, falir a empresa etc...

Vida Sentimental - projetar um casamento e não dar certo, incompatibilidade no casal, levar um fora, se decepcionar com o sexo oposto.

Para não abortar:

Salmo 1:2,3
2 ''Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.''
3 ''Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.''

Salmo 90:17
17 ''E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.''

Ficar na direção de Deus , manter a humildade, comunicar.
Ficar na palavra, manter o fruto, prosperar.
Ficar sobre a graça, mãos abençoadoras.


Por Pastor José Carlos dos Santos

21/03/2017


-----------------------------------------------------




PRA REFLETIR

Mateus 21:29-31
Os dois filhos...

____________________________________________________



O Instinto:  impulso natural, inclinação , tendência.


A reflexão: refletir, perceber , repensar, reconsiderar.

1º Filho: disse sim e não foi.

2º Filho disse não e foi.


Temos que estarmos atentos aos nossos impulsos para agradar a Deus e  se manter em comunhão com Ele e a Igreja.


Refletindo posicionamentos:


1- Deus ou as riquezas. Mt 6:24.

 "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro".


2- Caminho largo ou estreito. Mt. 7:13,14.

"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.''

''Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".


3- Submissão ou rebelião. Ef: 5:21 /  Hb. 13:17

'' Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.''

''Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.''



4- Dízimo ou avareza. 1Co. 6:10.

 ''Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.''


5- Ajuntar ou espalhar. Mt. 12:30.

'' Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.''


6- Abençoar ou amaldiçoar. Tg. 3:8-10

''Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.''

''Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.''

''De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.''



7- Negar a Si próprio ou precipitar. Mc. 8:34

'' E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me.''



Guardar o que tem para que ninguém tome a tua coroa. Ap. 3:11



Fazer a vontade do Pai.  Mt. 21:31

'' Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.''




Por Pastor José Carlos dos Santos
Santa Ceia - 12/03/2017



-----------------------------------------------------



A importância da comunhão

Texto: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual Desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre. ” (Sl. 133). 

Introdução: Temos a necessidade de vivermos unidos uns aos outros, porque só podemos ser edificados e abençoados se permanecermos juntos como um só corpo...“pois, ali o Senhor ordena a sua benção e a vida para sempre”.


1)  Benefícios de se viver em comunhão: Ec.4:9-12

A-    Somos protegidos - “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

B-    Somos edificados mutuamente, isto é, uns aos outros - “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16).ler os vers. anteriores 13-16

C-    Somos fortalecidos pelo Espírito Santo – “É como óleo... o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião” (Sl 133. 3a).

D-    Somos vivificados pelo Espírito Santo – “Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre” (Sl 133. 3b).


2)  Desvantagens de não viver em comunhão:

A-    Vivemos desprotegidos e sem cobertura espiritual – “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, por que eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinarlhes muitas coisas” (Mc 6.34).

B-    Corremos o perigo de cair e não conseguir levantar – “Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Ec 4.10).

C-    Perdemos o óleo da unção que desce do trono de Deus sobre a igreja, (nós) – “É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes” (Sl 133.2).


3)  O que pode causar a desunião... Veja: Gl 5:14-20...porfias (contenda disputa) emulações          (rivalidades) dissensões (desavença).são obras da carne que atrapalham a comunhão...


4)  Como manter-se em comunhão?
    
A-    Unido a Deus através de Cristo. Este é o princípio espiritual de toda comunhão – “Ora, a             mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1. 5-7).

B-    Unir-se à igreja, que é o corpo vivo de Cristo na terra, do qual ele é o cabeça –                           Icor.10:16,17 através da mesa do Senhor.

C-    -Manter-se regularmente envolvido com os ministérios da igreja e sua visão 
 “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica” (Fl 1.27) heb.10:25.


 A IGREJA PRIMITIVA TINHA TUDO EM COMUM... At 2:43-47; 5:12-16




ASSIM PROPORCIONOU: TEMOR, PRODIGIOS E SINAIS, UNIDADE (TUDO EM COMUM), NESCESSIDADES ERAM SUPRIDAS, REGULARIDADES NO CULTOS, RECIPROCIDADE, INTIMIDADE AMIZADE SINCERA, ADIMIRAÇÃO DO POVO INCREDOLO E CRESCIMENTO NUMÉRICO.

                                            Pb Gerson  IEAB Arapuá 28/02/2017


------------------------------------------------


   OS  PERIGOS  DA  DESISTÊNCIA 

Começa aos poucos : um desgosto , relacionamento conturbado,fugir do Dom, fugir do cargo, ciúmes descontrolado, objetivo secular frustrado,Desprezo, descuido com as tentações, cobiça, Possessão indevida. 

Isso é olhar para trás : Hebreus  10:35-39 

35- Não lançar fora a confiança 
36- Perseverar fazendo a vontade de Deus 
37- Jesus virá , não tardará 
38 – viver da Fé , sem recuar 
39- Se recuar volta pra perdição , crêr para conservar a alma. 

Desistir e tornar-se insensato :  Perder o senso ou o Juizo. 

Se mete em rixas . Pv.24:7 
Confia no próprio Coração . Pv.28:26 
Entram em questões absurdos . II Tim. 2:3 
Discussões Tolas . Tito 3:9 
Segue os próprios olhos . Pv.12:15 
Não aceita instruções do pai fiel a Deus . Pv .15:5 

O que encontra na desistência ? 

A escravidão do Pecado . João 8:34 
Os demônios de toda espécie. Mat . 12:43,44,45 
A morte eterna . apoc.2:11, joão 5:29 
A desgraça.  João 3:36 . Heb.10:29 
A condenação do Diabo . I Tim. 3:6 
O convívio com todas sortes de males deste mundo 
. II Tim. 4:10 

Como Deus não Desiste de nós , nunca desistir DELE.  
O Pai Amoroso que nos Amou em Jesus e no Espírito Santo. 
Ama-lo e Servi-Lo . João 4:23,24. 


                      Pr . José Carlos dos Santos 14/02/2017



-------------------------------------------------


DIVIDINDO OS OUTROS GRUPOS DE DONS


1- Dons pessoais do Espírito Santo - Consiste na maneira característica pela qual o crente se expressa individualmente e age na comunicação o amor de Cristo e indica sua posição no corpo de Cristo, a igreja - Rom 12:4-8.

Exemplos

a- Profetas- Falar de Deus diretamente, evangelismo pessoal.
b- Ministério- Serviços, cargos, função.
c- Ensino- Educar os outros na Bíblia, escrituras.
d- Exortação- Consolar outros, aconselhar.
e- Contribuição- Distribuir, dividir atribuição aos outros.
f- Presidir- Superintender, dividir grupos, pastorear.
g- Exercer misericórdia- Socorrer os outros em várias necessárias.

2- Manifestações ( carismáticas ) do Espírito Santo - Consistem de manifestações do Espírito Santo, através das quais o crente fala, age e tem conhecimento de maneira sobrenatural. 1 Coríntios 12:1-11.

Exemplos

a- Falando de maneira sobrenatural- 1 Coríntios 12:8 - Batizado com o Espírito Santo.
- Profeta- por manifestação.
- Variedade de línguas - estranhas e dos homens     
       Falando sobrenaturalmente
- Interpretação de línguas- falar na língua local.
b- Agindo de maneira sobrenatural:
- Fé- ações repentinas.
- Operação de maravilhas- milagres      
    Ações sobrenaturais
- Curas- diversos tipos de curas.
c- Conhecendo de maneira sobrenatural:
- Palavra da sabedoria- mensagens sobrenaturais julgando corretamente com prudência.
- Palavra do conhecimento- conhecer fenômenos nas pessoas- revelação
- Discernimento dos espíritos- conhecer os tipos de espíritos nas pessoas- saber diferenciar

3- Operações de Deus na Liderança da Igreja Local- Consistem de pessoas dotadas de capacidade especiais para ministrar regularmente em áreas específicas da Igreja local- 1 Coríntios 12:28

Exemplos

a- Apóstolos
b- Profetas
cMestres
d- Operadores de milagres
e- Dons de Curar
f- Socorros
g- Governos
h- Variedades de línguas

4- Dons de Cristo à Igreja - Consistem de pessoas com ministérios especiais que são levantadas por Jesus Cristo na Igreja, tendo em vista seu estabelecimento, expansão e edificação no contexto geral- Efésios 4:10-11

Exemplos

a- Apóstolos
b- Profetas
c- Evangelistas
d- Pastores
e- Mestres




                                              Pr José  Carlos  dos  Santos  31/01/2017


------------------------------------------------------


    A  TRINDADE  NOS  DONS  E  OPERAÇÕES DE  DEUS 
                                     I Cor .12:4-6 ) 

  1. Diversidade de  Dons ; pelo Espírito.  Espirito Santo ) vs.4 
  1. Diversidade de ministérios; pelo Senhor. O Filho ) vs.5 
  1. Diversidade de operações ; por Deus.  ( O Pai )  vs.6 

A Igreja é constituída por 3 Ministérios : I Cor.12:28 

  1. Apóstolos -   Plantadores  
  1. Profetas -      Pregadores 
  1. Mestres -      Discipuladores 


        Depois – Milagres , curas, socorros, governos, variedades de línguas. 

       
 Aí vem a manifestação pelo Espírito. I Cor. 12:7-11 


  1. Sabedoria :  falando Sobrenaturalmente (8a) 

  1. Ciência : conhecimento de fenômenos nas pessoas(revelação)(8b) 

  1. Fé : Ações repentinas (9a) 

  1. Curar : de diversas manifestações dos dons (9b) 

  1. Operação de milagres : momento especial de manifestação(10a) 

  1. Profecia : momento de edificar , aconselhar e animar a igreja (10b) 

  1. Discernir espíritos : provar os espíritos nas pessoas se são de Deus ou não, o humano e os demônios. (10c) e I João 4:1,2,3 

  1. Variedades de línguas - Estranhas ou das nações. (10d) 

  1. Interpretação de línguas - língua materna se descobre o tipo de mensagem . 10 e) 

Total  9  Manifestação de Dons 

         Um só e o mesmo Espirito opera todas estas coisas, distribuindo          
         Particularmente a cada um como quer. I Cor. 12 :11 



                                              Pr José  Carlos  dos  Santos  24/01/2017


-------------------------------------------------------

FILTRANDO COMPORTAMENTOS

Reflexão - provérbios 13:1-25

1-5 ) 
O filho sábio ouve o conselho do Pai.
O prevaricador - é usar a Palavra sem contexto. Pensar pra falar é vida.
O preguiçoso não alcança nada; mas, o diligente se satisfaz.
6-10 )
A Mentira  cria perversidade e transforma caminhos.
Se fazer de rico é gastar além do que ganha, mas a humildade é grande riqueza.
Riqueza é resgatar uma vida para Deus.
Pobreza é não abrir o entendimento para Deus.
Luz é a alegria do justo.
A soberba cria contenda. O ideal é se aconselhar com os sábios na palavra.
11-19
 - A Riqueza apressada dissolve facilmente.
Mas ajuntar aos poucos tem aumento sustentável. 
Não se pode adiar a esperança se não entristecerá o coração , cumprido o desejo prolonga a vida.
Desprezar a palavra traz destruição.
Temer os mandamentos de Deus trás galardão.
Receber ensino sábio é fonte de vida e livra da morte. ( SALVA )
Bom senso alcança favor; prevaricar é espalhar rebelião.
Prudência é prova de conhecimento.
A mensagem perversa destrói o Mensageiro, mas o fiel trás edificação e saúde espiritual.
Pobreza e Afronta vem aos que rejeitam a correção, mas o que aceita correção será honrado.
O desejo bom alegra a alma.
20-25 )
Ande com Sábios e serás Sábio. Ande com tolo e tenha Aflição.
O Mal persegue quem vive em pecado.
O que deixa o pecado recebe galardão e o bem.
O que serve a Deus deixa herança para os filhos de seus filhos.
O que disciplina os filhos os Ama.
O justo come e fica satisfeito, mas o glutão nunca se satisfaz.

______________________________________________________

SIGNIFICADOS:

Perversidade: desviar do que é bom, sair da Palavra de Deus.

Soberba: Arrogância, desprezo, audácia.

Prevaricar: Faltar com o dever.

Afronta: Ameaça




Por Pastor José Carlos dos Santos




--------------------------------------------------       


NAS PROFUNDEZAS DA PERSONALIDADE



PERSONALIDADE: Caráter essencial e exclusivo de uma pessoa. 
Individualidade consciente, personagem, natureza, temperamento.

Temos duas personalidades ( naturezas ):

1ª -  A nossa terrena. I  Corintios 15:45-54, ela está mortificada, só  participa de coisas rudimentares do mundo, I Corintios 7:31, até que não haja pecado, Colossenses 3:5.

2ª - A do Senhor Jesus vive em nós, Gálatas 2:20, Colossenses 3:10, I Corintios 2:16.
Andamos como Ele andou, pensar conforme seus pensamentos, falar como ele falou, ser fiel ao Pai como Ele foi, amar como Ele amou e recebermos o corpo de glória como Ele recebeu do Pai.

A fonte central de nossa personalidade é o nosso cérebro que só funciona com a atuação de nosso espírito. Ele é o sistema central de todas as nossas decisões, produtor de Fé ao coração.. Romanos 10:17, é o nosso comando do corpo. Efésios 5:23 - Cristo cabeça da Igreja.

Vejamos o que acontece com o homem sem Cristo:

Na psicologia só o olhar no rosto de uma pessoa já faz a ideia de sua personalidade ( temperamento 0  se é: Sanguíneo, Colérico, Melancólico, ou Fleumático.

Sanguíneo:  covarde, impaciente, egoísta, emocionalmente instável, inseguro.

Colérico: auto-suficiente , impetuoso, cruel, iracundo.

Melancólico: teimoso, egocêntrico, critico, pessimista. II Timóteo 3:1-4

Fleumático: indolente ( negligente ), provocador, obstinado, ( porfia ), indeciso.

Aí é que aparece os ataques dos demônios. A  pessoa que tem demônio se sabe por sua frequente mudança de personalidade, cada um é um personagem que se manifesta no corpo, usando o cérebro e por fim o corpo. A carne deseja o mal e o diabo convence a prática do mal. Efésios 4:27

Alguns demônios conhecidos na Bíblia, da Mudez, da Surdez, Marcos 9:25,26; produtos de enfermidades, Lucas 13:11 ataca em alguns casos em muitos ( legião ), Marcos 5:9; enganadores, I Timóteo 4:1; escravidão, covardia ou medo II Timóteo 1:7, ciúmes Números 5:14; adivinhação , Deuteronômio  18:11; luxuria Oséias 4:12; mentira II Crônicas 18:22.
Em todo tipo de pecado está envolvido um demônio. I João 3:8



Por Pr José Carlos dos Santos
20/12/2016 - IEAB Arapuá



------------------------------------------------------------------



ESTUDO DIA DA ANGUSTIA

Pv. 24:10

ANGUSTIA - Quer dizer: Uma situação dolorosa; Aflição demasiada do corpo, da mente ou do Espírito, Tristeza.

A angustia ( a luta, prova ) mostra quem é a pessoa.
- Ela mostra o seu caráter
- Ela mostra a sua Fé
- Ela mostra sua convicção

Ninguém está isento da Angustia ( João 16:33 ), o dia da angustia é uma realidade, mas não é o fim.
Se eu estiver em Cristo e Cristo em mim, pode vir o que for eu terei bom ânimo.

Jesus usa outro termo para explicar sobre a angustia ( Mateus 24:8 - o principio das dores )

O mundo está em aflição. vemos pela TV e pelos Jornais, é raro vermos alguma notícia boa, é só desgraça, isso gera tristeza, angustia, aflição e medo.

Como vencer tudo isso?

Estamos vivendo dias de angustia, mas Deus está dizendo: Persevera, Resista

Mateus 24:13 - Resistir com paciência ao sofrimento: conservar-se firme e constante.

Deus sabendo que vem o dia da angustia, ele não quer que sejamos frouxo.

Ser Frouxo é: Não perseverar; é Desistir.

Ser Covarde: ( II Timóteo 1:7 ) Espírito de Fortaleza
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação."

Ser Fraco: Incapaz de suportar a aflição, a tentação. a angustia.

Porque passamos por Angústia?

Porque é necessário. 
A Bíblia usa o termo: A prova da vossa Fé ( I Pedro 1:7 )

A angustia ( luta , prova ) deve nos levar mais perto de Deus.

Jesus passou por muita angustia no jardim Getsemani; depois passou por aflição de corpo, de mente e de alma e espírito, mas isso o levou cumprir seu ministério.

O dia da Angustia vem e Deus sabendo disso disse: ( Salmo 50:15 )
 " E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás."

Outras referências Bíblicas:

Sansão ( Juízes 14:6 ) 
" Então o Espírito do Senhor se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito."

Paulo ( II Corintios 12:10b )
'' Porque quando estou fraco então sou forte. "

Salmos 119:143
"Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer."

Salmos 107:6
"E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades."

Salmos 86:7
"No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes." 

2 Crônicas 15:4
"Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam."

Salmos 46:1
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." 

Mateus 24:13
" Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."


Pb  Natal  IEAB Arapuá
13/12/2016



------------------------------------------------------------------


CRESCER ou ESTAGNAR

SE CRESCERMOS - Há muito trabalho para ajudar a solucionar os problemas dos novos.

SE NÃO CRESCERMOS - Fica provado que somos imaturos, afogados em nossos problemas.

Se medir-mos defeitos em nós, vamos ficar estagnados olhando aos outros, e correndo de um lado para o outro como pessoas vazias desorientadas a procura de novidades.

Cresci a palavra e não na palavra - Atos 6:7 - 12:24 - 19:20 - Crescia poderosamente e prevalecia.
Crescendo a palavra, cresce o número  - Atos 9:31 - 16:5

PONTO DE HONRA - Falar bem de nós mesmos, isto é elogiar primeiro o que é nosso. O nosso, como família de Deus. Família sem defeitos, as vezes , pecados, mas tudo é resolvido em família, sem escândalo.

Uma pessoa sem braços , cega, paralítica, também gera filhos, é só ter saúde.

Quem pertence a Igreja de Cristo tem que herdar também os problemas da Igreja local, como benção, pois é militante.

OS DEFEITOS NA IGREJA PRIMITIVA

Mentira - Atos 5:3

Murmuração - Atos 6:1

Oravam com incredulidade - Atos 12:12,15

Preconceito - Atos 10:10-15 - de Nacionalidade.

Discussão por causa de Obreiro - Atos 15:39

Preconceito da lei da Circuncisão - Gal 5:2,3 - Atos 15:1-2

Deus nunca parou de dar Dons ao povo, operar sinais e maravilhas. Por motivos amorais na Igreja primitiva. - Atos 15:12

COSTUMES - A  circuncisão   fazia parte dos costumes da lei. No calar da  circuncisão   vimos que os anciões esquecera os amorais . Atos 15:8-11. os crentes  judeus , os costumes da tradição judaica . os gentios conforme  a cultura  de seus países, ou províncias. 

Como resolver a questão? Só através do diálogo com a ajuda do Espírito Santo -  Atos 15:20-28,29. Se todos se entregarem ao Espírito Santo por certo que haverá moderação em tudo. - Rom 12:3 - II Tim 1:7 

O trabalho contínuo do SENHOR JESUS CRISTO é tirar os defeitos da Igreja com sua palavra - Ef: 5:26,27

Em Corintio a Igreja tinha pecados horripilantes que não é defeitos, mas imorais.

Julgo desigual II Cor 6:14

Dissenções - I Cor 1:10

Brigas - I Cor 1:11

Partidos - I Cor 1:12,13

Invejas, contendas e Dissenções  - I Cor 3:3

Fornicação e incesto - I Cor 5:1

Devasso , avarento , idólatra ,  maldizente , 
beberão , roubador - I Cor 5:11

Efeminados e sodomitas - I Cor 6:10,11

Demandos - I Cor 6:6-8

QUANDO A IGREJA CRESCE EM NÚMERO , CRESCE COM ELA OS RISCOS

Pr. José Carlos dos Santos 

06/12/2016


------------------------------------------------------------------



RENOVANDO O ENTENDIMENTO

Romanos 12:1-3.


Vers. 1 – 
a) Sacrificio vivo, o nosso corpo e santo (sem pecado).

b) Agradável a Deus.

c) Culto Racional. (bom senso, inteligente).  *quando chegamos de diante do Pai nos lancemos ao Altar como sacrifício vivo.

Vers.2 –
a) Este mundo terá sempre novidade, surpresas, mas somos proibidos a nos conformar.

b) Temos que transformar-mos dia a dia.

c) Renovando o nosso entendimento.

d) Experimentando a boa e agradável e perfeita vontado de Deus.

Vers.3- 
a) Na Graça que recebemos (favor divino) ser-mos temperados no saber.

b) Temos cada um uma medida de Fé, cada um com seu potencial para desenvolver-mos conforme o Dom recebido.

c) Temos a Graça e a fé para operar no agir de Deus, cada um de uma forma.

Hebreus 11:3

Vers.3-
a) O que nos dá entendimento sobre as coisas de Deus é a fé.

b) Pela fé os mundos foram criados pela palavra de Deus.

c) Tudo que se vê foi feito pelo invisível.

Hebreus 11:27

Vers.27
a) Moisés não teve medo de Faraó.

b) Deixou o Egito.

c) Não vacilou mas manteve firme.

d) Porque pela fé via o invisível.

Hebreus 11:39, 40

39- Tiveram testemunho de fé vencendo obstáculos, e morrendo torturados sem alcançarem a promessa mas com entendimento da fé.

40- Não alcançaram a promessa para ajuntar-se a nós para serem aperfeiçoados com Jesus que é a consumação da Fé.
O entendimento está na Fé.


Pr. José Carlos dos Santos   -   29/11/16.



-------------------------------------------------------

              ORAÇÃO   QUE  DEUS  OUVE 

                              TUDO  ESTÁ  NA  CONVIVÊNCIA  COM  DEUS 
                        JOÃO 15:7  -  Permanecer Nele , e nas suas Palavras 

  1. O  Senhor Jesus Assume a resposta da Oração : João 14:12- nas obras ,e até maiores. Em seu nome , Ele diz, eu o Farei . João 14:13 

  1. Se pedir em meu nome eu a Farei. João 14:14 

  1. O orientador da Oração – Consolador . Espirito da Verdade. 
João 14:16,17 – O mundo não o tem só os Discípulos. 
O  Espírito habita no Discípulo. 
O Espírito faz morada com o Pai e Jesus no Discípulo João 14:23 
  
  1. Como o Espirito Santo ensina  todas as coisas , ( João 14:26) 
E faz lembrar tudo o que o Senhor Jesus falou , logo a oração não ficará sem resposta. 


Vejamos –  

  • Prov 15:29 – O Senhor atende  a oração dos justos. 

  • O templo é casa de oração . Mt 21:13 

  • Pedir crendo recebe . Mt 21:22 – Na oração. 

  • No casamento as brigas dos casais , interrompem as orações IPedro 3:7 

Oração : 

Tem que ser sincera . Heb 10:22 – Com Fé . Mc 11:24 = em nome de Jesus. 

João 16:23,24 = As vezes secreta. Mt 6:5-7 = Oculta  Itess 5:17 

 Pública  Lucas 11:2 = Intercessora. Atos 28:8 = de joelhos Ef:3:14 inclinado . Mc 14:35 = 

Mãos para o Céu . I Tim. 2:8= em pé  Lc 18:11,13 Ordenada , Ef 6:18 

  • Vida de Oração – Orando no Espírito santo , Judas 20 

  • Orar com o espírito I Cor. 14:15a  línguas. 

  • Orar com o entendimento  I Cor 14:15b  - na língua da Razão. 

                                                                          


                                                                            Pr  José  Carlos  dos  Santos 



      



------------------------------------------------






-------------------------------------------------------




------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------







--------------------------------------------------



Estudos anteriores

































Exercitando o domínio do ego


Ser amigo de Deus













































Versículo do Dia

  Versículo do Dia Falem da sua glória às nações; contem a todos os povos as coisas maravilhosas que ele tem feito. 1Crônicas 16:24 NTLH