terça-feira, 20 de agosto de 2013

Pão Diário - 20\08\2013

Toda a verdade

Nos anos de 1930, a Espanha passou por uma guerra civil quando o general Francisco Franco participou de um golpe para tirar do poder os esquerdistas. Quinhentas mil pessoas morreram no conflito outros 114 mil simplesmente " desapareceram " nos primeiros anos do governo de Franco. Quando ele morreu em 1975, ninguém queria investigar o seu passado sombrio. Porém, após anos de pressão por parte de famílias dos desaparecidos, o juiz Baltazar Garzon ordenou o início das investigações em 2008 - incluindo a abertura de 19 covas coletivas não registradas. O processo, embora perturbador, será necessário para a cicatrização da Espanha.
No primeiro de muitos relatos grotescos registrados nas Escrituras, Caim assassinou seu irmão Abel por causa da inveja que sentia por Deus aceitar melhor os seus sacrifícios ( Gênesis 4 ). Caim atraiu seu irmão para fora de casa e ao ficarem a sós, sua fúria veio à tona e " Quando os dois estavam no campo, Caim atacou Abel, o seu irmão, e o matou " ( v.8 ).
Ele sabia que era culpado, mas quando Deus o confrontou perguntando sobre o paradeiro de Abel, Caim se fez de bobo: " ... Não sei [ ... ] Por acaso eu sou o 
guarda do meu irmão ? " ( v.9 ). Deus o pressionou e perguntou: " Por que você fez isso ? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança " ( v.10 ).
No fim, Caim não teve escolha. Deus o forçou a assumir a responsabilidade, e ao enfrentar seu pecado, lamentou ter que se esconder da presença de Deus.
Embora procuremos encobrir nossos pecados e segredos, apenas amplificamos nossa vergonha. Nossa esperança depende de uma cura profunda - que só ocorre se nos dispusermos a ela. Precisamos nos purificar - permitir que Deus conheça nossas falhas e desespero. Para recebermos a cura, precisamos ser honestos sobre o passado. - Winn Collier

Leia: Gênesis 4:1-12
Mais tarde o Senhor perguntou a Caim: - Onde está Abel, o seu irmão ? - Não sei - respondeu Caim. - Por acaso eu sou o guarda do meu irmão ? ( v.9 ).

Examine: - Salmo 32
- 1 João 1:9

Considere: O que você tenta esconder de Deus ? De que maneira a sua atitude atrapalha a sua cura ? 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH