terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pão Diário - 06\08\2013


Maltratado no Trabalho

Lai Meng, contador sênior numa empresa há 25 anos, recentemente, foi transferido de setor e forçado a aceitar um corte de salário. Seu chefe havia contratado um substituto que receberia metade do salário. Se pedisse demissão, Lai Meng perderia os anos de plano de saúde e benefícios financeiros, uma estratégia que o seu inescrupuloso chefe tinha planejado. Quais palavras de ânimo você daria a Lai Meng ?
O livro de 1 Pedro 2:18-25 nos ajuda a lidar com situações em que os seguidores de Cristo são tratados injustamente por seus empregadores. No tempo em que o apóstolo escreveu essas palavras, estima-se que havia algo como 60 milhões de escravos no mundo. Pedro, porém, escreveu a todos os trabalhadores - usando o termo oiketai ou empregados ( v.18 ). Esta definição inclui os assalariados. Felizmente não há mais tantos escravos hoje, mas muitas pessoas ainda sofrem exploração econômica.
Seja o chefe " gentil " ou " cruel ", Pedro nos diz para sermos " obedientes aos [ ... ] patrões ... "  (v.18 ). " Se você suportarem sofrimentos injustos ... " ele escreveu, " ... Deus os abençoará por causa disso " ( 1 Pedro 2:19-20 ) apóstolo Paulo alerta os empregadores antiéticos dizendo que eles também têm um Senhor a quem deverão prestar contas ( Colossenses 4:1 ).
Ao lidar com o sofrimento injusto no trabalho, devemos seguir os passos de Jesus ( 1 Pedro 2:21 ). Ao ser maltratado , Ele...
- não pecou ( v.22 )
- não revelou nem fez ameaças ( v.23 )
- entregou  o Seu caso nas mãos de Seu Pai, que sempre julga retamente ( v.23 )
- carregou sobre si os nossos pecados, para que vivamos para a justiça ( v.24 ).
Podemos suportar os maus-tratos sabendo que Jesus está conosco - cuidando e protegendo-nos como Pastor e Protetor ( v.25 ). - K. T. Sim 

Leia: 1 Pedro 2:18-25
Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso ( v.19 ).

Examine: - Deuteronômio 24:14-15
- Romanos 12:14, 17-21
- 1 Pedro 3:13-17

Considere: Se estivesse no lugar de Lai Meng, o que você faria ? Por quê ? Por que é tão difícil praticar o que Pedro diz neste texto ? 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...