quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A MELHOR POSIÇÃO PARA ORAR



Em um dia tempestuoso, acompanhada de dois guias experientes, uma mulher alpinista de primeira viajem escalou uma montanha, nos Alpes Suíços.
Quando se aproximavam do pico, a mulher, – vibrando de emoção pelo magnífico panorama diante de si – deu um salto para frente e quase foi levada por uma rajada de vento.
Um dos guias a segurou, forçando-a a se abaixar, e disse:
- De joelhos, madame! A senhora só estará segura aqui se ficar de joelhos. E se precisar caminhar, caminhe de joelhos…
Estar de joelhos, naquela situação significava segurança…
Temos o hábito de achar que a posição “de joelhos” é a posição mais santa para orar, é a que nos coloca verdadeiramente diante de Deus.
E isso é puro engano. Nosso relacionamento com Deus não se limita a posições. Ele nos ouve sempre.
Estar de joelhos pode significar apenas, como no exemplo da mulher alpinista, estar mais seguro contra a ação dos ventos da montanha. Estar de joelhos pode significar posição de trabalho, para dar brilho ao chão, para limpar a casa. E estar de joelhos também pode significar entrega, prontidão, oração…
Depende da pessoa que ajoelha, depende dos objetivos dessa pessoa. Ajoelhar-se por ajoelhar não significa muita coisa…

Certa vez, três senhoras cristãs estavam conversando a respeito das “melhores” posições para orar. Uma delas falou da importância de encostar a palma de uma das mãos na outra e apontá-las para cima. Significava santidade…
A segunda defendeu que a melhor posição para orar era estender-se ao chão. Significava entrega… A terceira achou que orar em pé era melhor que de joelhos. Significava prontidão…
Enquanto conversavam, um reparador de linhas telefônicas que trabalhava nas proximidades, ouvia o que elas diziam. Finalmente, ele não se conteve e participou da conversa:
- Descobri que a oração mais poderosa que já fiz foi quando eu estava dependurado de cabeça para baixo num poste, suspenso a 12 metros do chão. E isso significava dependência…
Após aquele pequeno e breve testemunho, as três mulheres se calaram..Não havia mais o que falar, o que discutir…

Que posição devemos praticar para termos uma oração eficiente? Para sermos ouvidos por Deus? Qual é o segredo?
Pense nisso!

Não precisamos de posições, de aparências, de rótulos pra sermos ouvidos por Deus…
Não precisamos de atos externos, de manifestações imprecionantes, de sacrifícios extenuantes para sermos ouvidos por Deus…
Basta colocarmos o coração em sintonia… Basta pararmos a correria para ouvirmos o som do silêncio, o toque profundo de Deus…
Não precisamos de posições, de aparências, de rótulos pra sermos ouvidos por Ele… Precisamos sim de um coração grato e disposto a entregar-se…

Em Mateus 6:18:, Jesus diz: Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 
Não precisamos de grandes manifestações públicas ou de grandes e dolorosos sacrifícios… Precisamos sim de um coração grato e disposto a entregar-se… Seja qual for o lugar, seja qual for a hora…

Muitas vezes também achamos que precisamos de perfeição e condicionamos o nosso relacionamento com Deus a uma situação que nunca alcançaremos…
Não sou digno por isso não procuro. Sou falho, erro muito, por isso não posso ser ouvido. E assim, com essas desculpas enganosas, a vida passa e perdemos a oportunidade de desfrutar o verdadeiro amor. Simplesmente porque NUNCA seremos perfeitos, NUNCA seremos infalíveis, NUNCA seremos merecedores por nós mesmos…

Em João 15.16, Jesus diz:
Não me ESCOLHESTES vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda…
Não é por merecimento e nem posição, ou sacrifício, ou rótulo ou religião, mas é simplesmente por amor. O Amor de um Deus perfeito que nos cobre com sua misericórdia e nos dá a liberdade…

Pense nisso… Não se importe com aparências, não espere merecer, busque a Deus do jeito que você está, basta um coração disposto a entregar-se…
Pense nisso e seja feliz!!!


Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH