domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pão Diário - 10/02/2013


Cônjuge a venda

Recentemente, li um artigo sobre um rapaz de 38 anos que colocou sua mulher à venda. Fiquei imaginando o que levaria um homem a vender sua mulher ao arrematador ? Então, li o anúncio: "Esposa resmungona. Sem impostos, alto custo de manutenção, um pouco enferrujada."
Foi quando caiu a ficha; deve ter sido o fato de resmungar tanto. Nenhum casamento é perfeito, mas nosso padrão de comunicação tem muito a ver com a harmonia em nossos lares. Enquanto alguns de nós resmungamos, outros hábitos pecaminosos no modo de falar incluem: mentiras, grosserias ou até mesmo sarcasmo.
A esposa de Davi, Mical, tinha uma queda pelo sarcasmo. Quando Mical viu o Davi dançando diante do Senhor enquanto a Arca estava sendo trazida para Jerusalém, "sentiu por ele um profundo desprezo" ( 2 Samuel 6:16 ). Ela zombou: "Que bela figura fez hoje o rei de Israel !..." ( v. 20 ), quando queria dizer: "Você parecia um completo idiota !" O sarcasmo fere duplamente aquele que amamos, uma vez com o insulto original e outra vez com a ferroada que pronunciamos. Como se não bastasse o linguajar incisivo de Mical, esta rainha da encenação acusou Davi de dançar para impressionar as servas. A sua mentira venenosa provou que " ...a palavra dura aumenta a raiva " ( Provérbios 15:1 ) e Davi retrucou: " Eu estava dançando em louvor ao Senhor [...] aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor ! " ( Samuel 6:21-22 ). Como Davi, nossos cônjuges ficarão na defensiva e provavelmente buscarão afirmação, até mesmo em outro lugar, se continuarmos a lançar-lhes falsas acusações.
Nossa palavras têm o poder de animar nossos companheiros ou desmotivá-los. Que tudo o que dissermos sejam "...palavras boas, que ajudam os outros a crescer [...] para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem " ( Éfesios 4:29 ). - Jennifer Benson Schuldt

Leia: " 2 Samuel 6:16-22 "
...- Que bela figura fez hoje o rei de Israel ! ... ( v.20 ).  

Examine: ... Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras ( 1 Pedro 3:10 ).

Considere: Como devemos reagir diante de pessoas que nos ferem com seu discurso pecaminoso ? Como tornar-se mas consciente de sua tendência de ferir os outros com palavras ?  

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...