quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pão Diário - 27/02/2013



Trilhas 

Durante uma viagem a Israel, num campo um pouco longe de Jerusalém, a movimentação à minha esquerda revelou um pastor guiando ovelhas que desciam por uma trilha bem desgastada. O caminho sinuoso era facilmente visto devido ao constante uso. Ao lembrar daquela trilha, vem-me à mente: Que trilhas sigo constantemente em minha vida ? Existem as boas - adorar a Deus, servir ao próximo. Contudo, também há caminhos negativos para seguir - valorizar bens materiais, viver de maneira egoísta.
Paulo orou pelos cristãos em Filípos, para que tivessem " ...sabedoria e um entendimento completo " ( Filipenses 1:9 ). Queria que adquirissem um hábito - a trilha - que os levaria a um relacionamento mais profundo com Deus e com o próximo. Que trilha era esta que Paulo queria que percorressem ? O amor. " O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo " ( v.9 ).
Você percebeu as duas palavras-chave no final do versículo 9 ? Sabedoria e entendimento só são adquiridos se você estiver buscando caminhos que levem a Jesus e ao Seu amor. Com isso em mente, é interessante saber que o significado original da palavra trilha era a orla do manto. Enquanto seguimos o Pastor - estando na orla do Seu manto - estaremos em Seu amor ( Efésios 4:8 ).
A trilha do amor de Deus leva a uma vida: 
- Pura e inculpável ( Filipenses 1:10 ). Revelando hábitos íntegros e escolhas que influenciam positivamente em outras pessoas para atraí-las para Jesus.
- Justa ( v.11 ). Mostra o fruto da obra do Espírito Santo em nós. Será que as palavras, puro, inculpável e justo descrevem as trilhas percorridas em sua vida ? Se não, é hora de agarrar a orla do manto de Jesus e adquirir sabedoria e entendimento sobre o significado do verdadeiro amor. - Tom Felten

Leia: "Filipenses 1:6-11" ...tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. ( vv.9-10 )

Examine: ...amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles ( João 15:12-13 )

Considere: Quais são as trilhas que marcam a sua vida e os seus valores ? Como você pode crescer no amor de Deus para que ele "cresça cada vez mais ?"

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...