domingo, 10 de fevereiro de 2013

CARRAPICHOS



Hoje quero falar um pouco com vocês sobre contaminação espiritual e como ela age em nossas vidas. Creio que a maioria das pessoas não tem uma noção real sobre esse assunto e, devido a isso, sofrem suas conseqüências no dia a dia sem se dar conta do estrago que está acontecendo em suas vidas.Há alguns anos ouvi um padre dar, através de um simples exemplo, a melhor definição de contaminação que já ouvi. Ele dizia mais ou menos assim: “Ao entramos na roça de calça cumprida e percorrermos alguma distância, é normal, quando voltarmos para casa, termos na barra da calça,  muitos carrapichos, que grudam no jeans sem percebermos. Esses espinhos vão ficar ali até começarmos a sentir dor. À medida que nos movimentarmos,eles incomodarão a ponto de nos paralisar. Pequenos espinhos que penetram como pontas de agulha em nossa pele e nos fazem parar!”

É assim que a contaminação espiritual age em nossas vidas!
A roça é o mundo e a calça jeans, nossa alma.
Quando optamos pelas ofertas do mundo e nos embrenhamos por seus caminhos, enchemos nossa alma de carrapichos, que cedo ou tarde causarão dor e até mesmo paralisia.
O detalhe é que você não precisa viver nesses caminhos, basta que você passe por eles, ou que seus olhos, mesmo que por poucos momentos,  seja direcionados a eles.
Basta que você, por exemplo,  pare alguns minutos para assistir um filme “picante” e aquelas imagens ficarão grudadas na sua alma, como carrapichos, que uma hora ou outra incomodarão…
As igrejas estão cheias de crentes que não conseguem crescer em sua vida espiritual, Vivem caindo nos mesmos erros e nunca tiveram uma experiência pessoal com o Espírito Santo…
Isso porque estão cheios de carrapichos que paralisam sua fé e sua espiritualidade.
Carrapichos da malícia, da ganância, do orgulho, da vaidade, da sensualidade, do consumismo…
Eles estão lá, sem que percebam e, quando chegam a ser notados, é porque já estão causando dor e paralisia.
Em quais caminhos você tem andado ou onde você tem fixado seus olhos?
Que tipo de ambiente você tem frequentado?
Talvez a sua conduta não seja errada, mas os lugares podem não ser para você!
Observe ao seu redor e, se por acaso, o que acontece ao seu lado não é algo que agrade o coração de Deus, você está se contaminando!
O que você tem visto ou lido ultimamente?

Nos últimos dias, tive uma experiência que pode  ilustrar essa mensagem.
Era tarde, estava sem sono e, enquanto me preparava para dormir, liguei a TV para ver o que estava passando. Acabei assistindo ao filme Última Parada 174, uma ficção baseada na história verídica de Sandro Barbosa do Nascimento, menino de rua do Rio de Janeiro que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, seqüestrou um ônibus.
Embalada pela curiosidade e pelas lembranças do caso, que assisti ao vivo pela TV, não consegui desligar o aparelho enquanto o filme não acabou.
Como aquilo me fez mal!
Ao invés de me deitar e entregar a minha noite ao Senhor, enchi a minha mente daquelas imagens fortes, violentas, cruéis. Não estou aqui criticando o filme, mas não era hora de me encher daquilo!
O resultado foi uma noite pesada e uma manhã deprimida…
Quando percebi o que tinha acontecido, pedi perdão ao Senhor, mas as conseqüências estavam ali, doendo no meu coração…
Não estou dizendo aqui que é errado assistir esse tipo de filme de apelo social mais forte, mas há hora e momento para tudo. Definitivamente, antes de dormir não é hora para ver tanta violência!
Contaminei meu coração e paguei o preço pela minha distração…

Neste dia eu te pergunto: Em quais caminhos você tem andado ou onde você tem fixado seus olhos?
São tantos os lugares ou ocasiões em que, sem perceber,  podemos nos contaminar!
É a programação inapropriada na TV,  a conversa “apimentada” com os amigos, as piadas maliciosas, os sites de conteúdos duvidosos, a fofoca “inofensiva” que gostamos de ouvir…
Em quais caminhos você tem andado ou onde você tem fixado seus olhos?
Lembre-se do salmo 24: 3, 4 em que está escrito: “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”.

Para que você tenha uma vida diária de comunhão com o Senhor e para que o Espírito Santo tenha liberdade para agir em seu coração é necessário que você se mantenha limpo de mãos e puro de coração porque trevas e luz não habitam no mesmo lugar.
Observe seus caminhos e onde você tem colocado os seus olhos e, se por acaso, você se sentir incomodado é porque existem carrapichos a serem tirados. Mude enquanto é tempo e você será feliz!


Por Deyse Melo



Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...