sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pão Diário - 09/02/2013


Proibido Murmurar

Ontem, ri enquanto lia os os comentários de um amigo e sua esposa no Facebook. Ela atualizou seu perfil onde se lia: "Estou amuada, sem motivo algum." Abaixo desta frase, referindo-se a tecla 'curtir' do Facebook, meu amigo escreveu: "Precisam criar uma opção 'não curti' para casos assim." Apesar dos recados acima serem divertidos, o comportamento lamurioso de Israel no livro de Números 14 não era engraçado aos olhos de Deus. Enquanto reclamavam e choramingavam por medo, baseados em relatórios falsos ( Números 13:31-33 ), a temperatura do termômetro da ira de Deus subia. À medida que o povo lamentava, chorava e protestava, Deus sentia-se "irado" ( Números 14:2, 10-11; Deuteronômio 9:7 ).
Deus estava zangado por pelo menos dois motivos: 
- Falta de fé nele: Os israelitas não demonstraram fé em seu Deus, que os livrara da escravidão no Egito, miraculosamente. Não demonstraram confiança, pois murmuravam demais ( Tiago 5:9 ). A situação ficou tão ruim que Deus estava pronto para aniquilá-los ( Números 14:12 ).
- Falta de apreciação pela Sua provisão: Os planos e a provisão de Deus deveriam ser recebidos com alegria e humildade. O povo, assim como nós, as vezes, se rebelava e se enchia de ressentimento ao invés de contentamento ( Números 14:12 ).
Felizmente, um " quarteto fantástico " - Moisés, arão, Josué e Calebe - revelou a verdadeira confiança em Deus e aceitou seguir seu o caminho que Ele indicava. Estes homens mostraram ao povo e a nós o que fazer quando enfrentamos um grupo de murmuradores: Eles se prostraram diante de Deus em arrependimento, buscando o perdão ( Números 14:56 ), e reconheceram Seu grande amor e coração compassivo ( Êxodo 34:6-7; Números 14:18-19 ).
Quando murmuramos e reclamamos, estamos nos rebelando contra Deus e escolhendo o egoísmo em lugar da Sua provisão abundante. Em vez disso, arrependamos-nos e sigamos ao Senhor com corações gratos. - Tom Felten

Leia: " Números 14:1-23 "
...e disserem: - Seria melhor se tivéssemos morrido no Egito ou mesmo neste deserto ! ( v.2 ).

Examine: Façam tudo sem queixas nem discussões ( Filipenses 2:14 ).

Considere: Sobre o que você reclama ultimamente ? De que maneira Deus gostaria que você mudasse ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...