quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

VENCENDO A DEPRESSÃO


depre


Vencer a depressão é o desafio de muitas pessoas nos dias de hoje. Talvez você se encontre nesta situação.  Hoje deixo-lhe  uma mensagem baseada na resposta que acabei de escrever para uma leitora do blog. Seu nome é Stephane. No recado, ela afirma estar passando por uma fase de profunda depressão. Creio que minha resposta ajudará a muitas pessoas que, como ela, enfrentam esse mal tão terrível e tão ignorado pela sociedade. Já enfrentei a depressão e até hoje tenho que estar atenta à minha postura para manter-me firme no caminho. Se você vive momentos depressivos, se há alguém em sua família que passa por essa experiência ou mesmo que você nunca tenha passado por algo semelhante, leia esta mensagem com atenção. Reflita, ore. Deus falará ao seu coração e, tenho certeza, de alguma forma, transformará a sua vida, o seu coração.

Minha querida, existem casos de depressão que são causados por algum distúrbio no organismo, esses casos precisam ser tratados com acompanhamento médico. A maioria, no entanto, ocorre devido a situações extremas da vida, como stress, a morte de alguma pessoa querida, decepção e fracasso em alguma área da vida, entre outros.
Eu já sofri desse mal e sei o quanto é doloroso viver nesta situação. Mas posso te dizer com convicção, que sair da depressão é um exercício de postura diária. Principalmente no início, quando temos a sensação que o mundo se acabou para nós.

Você precisa decidir que não quer viver mais debaixo desse jugo e começar a ter atitudes que colaborem para isso.

Em primeiro lugar, a leitura diária da Palavra é fundamental. Jesus disse “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e é exatamente isso. A Verdade nos liberta, nos transforma, nos molda, nos alegra, nos incentiva, nos enche de paz.
Tenha essa postura de acordar e, antes de tudo, ler a Palavra do Senhor. Leia-a com fé, tomando posse das promessas do Senhor para a sua vida. Porque a Palavra é para todos nós e é eficaz também para TODOS, desde que creiamos e a coloquemos em prática;

Em segundo lugar, tome atitudes que lhe ajudarão a ter um dia mais agradável e saudável, como por exemplo, caminhar ou ir a uma academia. O exercício físico, além de ser importante para nossa saúde, libera uma substância para o nosso cérebro que se chama endorfina, que provoca uma gostosa e importante sensação de alegria e satisfação.

Em terceiro lugar, se você está trabalhando muito, em excesso, comece a liberar o seu tempo para o lazer com a família, a oração e o descanso. O trabalho em excesso gera ansiedade e stress, que são péssimos para nossa saúde física, mental e espiritual.

No entanto, o oposto também não é bom. Se você não está trabalhando, procure uma atividade que lhe agrade. Ter uma ocupação e ganhar o seu salário é fundamental para sua auto-estima. Mesmo que você não precise de dinheiro, faça algo para mudar a sua realidade e a realidade das pessoas que estão ao seu redor.

Como disse no início, para vencer a depressão, é necessário que você tenha postura e decida agir para mudar. Vivemos numa intensa e constante batalha diária, na qual a mente é o principal campo de ação do adversário. Temos que estar atentos, saber renunciar os pensamentos que não provém do Senhor e não estar de acordo com sua Palavra, do contrário seremos facilmente manipulados pelo adversário.
No livro Campo de Batalha da Mente, da Pra Joyce Meyer, encontramos a seguinte explicação:
Em Prov. 23.7 está escrito Porque, como (uma pessoa) imagina em sua alma, assim ela é…? Nossas ações são o resultado direto de nossos pensamentos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa. Se, por outro lado, renovarmos nossa mente de acordo com a Palavra de Deus, provaremos, em nossa experiência, o que está escrito em Romanos 12.2— “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” — para nossa vida.

É assim…
Temos que decidir mudar. Em primeiro lugar nossos pensamentos, que serão renovados através do conhecimento da Palavra e, em seguida, mudar nossas atitudes, nossa postura de vida.
A má notícia que tenho para você é que Deus não vai mover uma palha para fazer o que VOCÊ precisa fazer, mas a boa notícia é que Ele está vivo, é presente em nossas vidas e move o mundo para nos abençoar quando decidimos tomar a postura certa.
Deixo-lhe como dica também a leitura do livro que citei acima, Campo de Batalha da Mente, da Pra Joyce Meyer. Se você puder adquiri-lo, faça-o. Vai ajudar-lhe muito neste momento.
No mais, é perseverar com fé e Deus lhe dará a vitória.
Seja feliz!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 28/02/2013



Restaurado

Anos atrás, um dentista extraiu os meus dentes do siso. Os caninos inferiores ficavam bem em cima dos nervos e a dor pós-cirúrgico foi intensa. Apos semanas, uma infecção voltou a causar sensibilidade. Fiz então uma nova cirurgia para remover o tecido de cicatrização da minha mandíbula. A esta altura, ficava pensando: "...Ó Deus, quando virás me curar ? ( Salmo 6:3 ).
Demorou bastante, mas Jesus finalmente me restaurou. Ele fez a Sua parte, mas não pensei muito sobre como reagir diante da Sua obra restauradora em minha vida.
Devia ter aprendido a lição com o homem no Novo Testamento, possuído por uma legião de demônios. Depois que Jesus o curou e estava deixando a cidade, lê-se "E o homem de que os demônios tinham saído implorou a Jesus: - Me deixe ir com o senhor !" ( Lucas 8:38 ).
Enquanto lia, isso falou ao meu coração. Imaginei o homem implorando para acompanhar Jesus e percebi que a cura deveria inspirar o novo anseio de estar mais perto dele. Nossos corações deviam ecoar as palavras do salmista: "...Todo o meu ser deseja estar contigo [...] eu me apego a ti" ( Salmo 63:1,8 ).
Apesar do homem possuído por demônios desejar seguir aquele que o curou, Jesus deu-lhe uma tarefa diferente, dizendo: "Volte para casa e conte o que Deus fez por você" ( Lucas 8:39 ). Nós também precisamos proclamar como Jesus nos restaurou. Dessa maneira, glorificamos a Deus e levamos o conforto aos familiares e amigos que talvez estejam passando por desafios semelhantes.
Talvez Jesus tenha restaurado sua mente, recomposto seu coração partido, ou cuidado dos seus dentes ! Se este é o caso, reflita sobre sua ração. O Seu toque curador pode reaproximar dele, e ao compartilharmos nossas histórias incentivaremos outros a fazerem o mesmo. - Jennifer Benson Schuldt

Leia: "Lucas 8:35-39" ...conte o que Deus fez por você ( v.39 )

Examine: Que todo o meu ser louve ao Senhor, e que eu não esqueça nenhuma de suas bençãos ! ( Salmo 103:2 )

Considere: No passado, como você reagiu diante do poder de cura de Jesus ? Como você pode encorajar os outros sobre o poder restaurador de Cristo com a sua história ?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Guisado ou Herança?



Refletindo sobre a passagem de Gênesis 25, 29-34, quero compartilhar com você o que o Espírito Santo me falou. Esse trecho da história bíblica mostra o momento em que os filhos de Isaque, Esaú e Jacó, fazem um acordo que mudaria suas vidas.
Esaú chega faminto e cansado do campo, depois de longas horas de caça. Justamente no momento em que Jacó acabara de preparar um delicioso guisado. Naturalmente ele pede ao irmão uma porção do alimento, que lhe impõe a seguinte condição: dar-lhe, em troca seus direitos de primogenitura.
Antes de avançarmos na história, vale a pena definir o que eram esses direitos…
A primogenitura era uma honra especial dada ao primeiro filho que nascia, que incluía uma porção dobrada da herança familiar e o privilégio de um dia tornar-se o líder da família.
Parece loucura pensar em trocar tais direitos por apenas um prato de guisado!
Mas foi exatamente isso que Esaú fez…
Pressionado pelo cansaço e pela fome, o irmão mais velho de Jacó (gêmeo, porém nascido primeiro) não consegue sequer imaginar  os efeitos de sua escolha. Com a justificativa de que estaria “morrendo de fome”, renuncia seus direitos de primogenitura por um breve momento de saciedade e prazer.

Isso pode acontecer comigo e com você, se não estivermos atentos e vigilantes!
Quantas coisas surgem em nossas vidas, pelas quais, parece valer a pena trocar tudo…
Quantos prazeres momentâneos que nos tentam renunciar àquilo que sabemos que é certo…
Somos tentados em nossos desejos carnais assim como Esaú foi.
Esaú sentia fome, seu corpo estava cansado e  estressado…
Não houve tempo para ele pensar que aquela troca não valia a pena. A pressão da carne era grande, o desejo era forte demais…
De que valia seus direitos de primogenitura se, naquele momento , seu desejo mais forte era saciar a carne?
Quantos de nós não trocam seus direitos de herdeiros de Deus por prazeres momentâneos que os levam ao abismo!

Quantos trocam a fidelidade no casamento, os votos do matrimônio, pela satisfação sexual momentânea !
São tantas as tentações…
E a Palavra nos diz que cada um de nós é tentado segundo suas próprias fraquezas. “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”.  Tiago 1:14
Uns pelos desejos sexuais, outros pelo álcool ou pelas drogas, muitos pela compulsão de comprar, outros pela tentação da fofoca, da mentira…
Quantas propostas “irrecusáveis” em nome de aparentes “milagres” financeiros…
Pressionados pela carne  e pelo mundo corrupto, trocam a paz e a integridade pela riqueza “fácil” e passageira…
São tantas as tentações…
E cada um é tentado segundo a sua própria fraqueza!
Não percebem que trocam sua comunhão com Deus por míseros pratos de guisados…
Satisfação momentânea, um alto preço a pagar no futuro…
Mas a boa notícia é que nós podemos ser diferentes de Esaú!
Em 1 Coríntios 10:13 está escrito: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Não somos tentados além de nossas forças. Por mais irresistível que seja o prato de guisado, podemos dizer NÃO  e vencer a tentação em nome de Jesus!
A bíblia nos ensina  o procedimento que devemos tomar quando nos deparamos com as tentações. Em 1 Tess 5:22 está escrito:  Abstende-vos de toda a aparência do mal.
Abstenha-se, fuja, afaste-se daquilo que te leva para o abismo!
O grande problema é que gostamos de brincar com a tentação. O prato de guisado está ali, cheiroso, apetitoso, atraente…
Chegamos perto, sentimos seu aroma, observamos suas cores e textura…
E como Esaú perguntamos: de que vale a herança  se nosso desejo maior é saborear o guisado?
Quantos de nós trocam seus direitos de herdeiros de Deus por prazeres momentâneos que os levam ao abismo!

Pense nisso…
Não sei como anda a sua vida. Só sei que você deve ser como eu, fraca, frágil, suscetível a erros e falhas e totalmente dependente das misericórdias do Senhor para manter-se de pé,  avançar e vencer.
Avalie sua vida e, se por acaso você tem sido tentado a abrir mão de sua herança, lembre-se que, junto com a tentação, o Senhor nos envia o escape. Não meça forças com a tentação,  afaste-se do que lhe deixa vulnerável, busque a presença do Senhor e Ele te dará a vitória!


Por Deyse Melo


Pão Diário - 27/02/2013



Trilhas 

Durante uma viagem a Israel, num campo um pouco longe de Jerusalém, a movimentação à minha esquerda revelou um pastor guiando ovelhas que desciam por uma trilha bem desgastada. O caminho sinuoso era facilmente visto devido ao constante uso. Ao lembrar daquela trilha, vem-me à mente: Que trilhas sigo constantemente em minha vida ? Existem as boas - adorar a Deus, servir ao próximo. Contudo, também há caminhos negativos para seguir - valorizar bens materiais, viver de maneira egoísta.
Paulo orou pelos cristãos em Filípos, para que tivessem " ...sabedoria e um entendimento completo " ( Filipenses 1:9 ). Queria que adquirissem um hábito - a trilha - que os levaria a um relacionamento mais profundo com Deus e com o próximo. Que trilha era esta que Paulo queria que percorressem ? O amor. " O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo " ( v.9 ).
Você percebeu as duas palavras-chave no final do versículo 9 ? Sabedoria e entendimento só são adquiridos se você estiver buscando caminhos que levem a Jesus e ao Seu amor. Com isso em mente, é interessante saber que o significado original da palavra trilha era a orla do manto. Enquanto seguimos o Pastor - estando na orla do Seu manto - estaremos em Seu amor ( Efésios 4:8 ).
A trilha do amor de Deus leva a uma vida: 
- Pura e inculpável ( Filipenses 1:10 ). Revelando hábitos íntegros e escolhas que influenciam positivamente em outras pessoas para atraí-las para Jesus.
- Justa ( v.11 ). Mostra o fruto da obra do Espírito Santo em nós. Será que as palavras, puro, inculpável e justo descrevem as trilhas percorridas em sua vida ? Se não, é hora de agarrar a orla do manto de Jesus e adquirir sabedoria e entendimento sobre o significado do verdadeiro amor. - Tom Felten

Leia: "Filipenses 1:6-11" ...tenham sabedoria e um entendimento completo, a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. ( vv.9-10 )

Examine: ...amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles ( João 15:12-13 )

Considere: Quais são as trilhas que marcam a sua vida e os seus valores ? Como você pode crescer no amor de Deus para que ele "cresça cada vez mais ?"

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A 1ª Vitoria foi alcançada

Pr. José Carlos dos Santos passa por cirurgia.

O pastor José Carlos dos Santos, Presidente da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, passou no último dia 17 de Janeiro por uma delicada cirurgia com a finalidade da retirada da vesícula.


Após alguns dias no hospital, o pastor recebeu alta e se recupera agora em sua residência.



Buscando uma palavra ou uma mensagem que pudesse expressar o nosso sentimento  de carinho  e reverência ao nosso amado e querido Pastor José Carlos dos Santos, encontrei a letra de uma musica , que expressa o que sinto e ofereço a ti  Pastor José Carlos dos Santos em nome do grupo de Varões de Cristo da IEAB Arapuá, continuaremos orando pela sua recuperação.  
                             

Homens de Deus
Vanilda Bordieri

Onde tem homem que ora
A igreja é diferente Deus derrama a sua glória
Tem unção na vida dos crentes
Um pastor sábio e consagrado
Cuida do rebanho e muito bem
Vejo que aqui tem poder de Deus
Quando olho pro altar vejo homem de Deus
Eu sei que homem de DEUS aqui tem

Esse homem que o Senhor colocou neste lugar
É ungido abençoado e consagrado é
Eu sei que ele ora e Deus logo responde
Eu sei que aqui tem um homem que tem fé
Eu sei Deus opera quando ele ora
Quando ele abre a boca tem autoridade
Eu sei que aqui tem homem de Deus
Vejo aqui obreiros de verdade

CORO
(Mas) Onde tem homem de Deus tem povo abençoado
Tem palavra ensino e unção do Senhor
Eu vejo homem de Deus aqui neste lugar
Tem obreiro abençoado para Deus usar

A bíblia dá exemplos de Homens consagrados
Homens abençoados que Senhor usou
Davi foi escolhido para ser um rei
Mas antes Deus o achou sendo um pastor
Elias era destemido homem de fogo
Deus foi falar com ele dentro da caverna
Deus conta com você obreiro de valor
Levanta pois é grande a obra nesta terra

CORO 2 VEZES

Falando de Eliseu eu fico admirada
Com tanta ousadia que o Senhor lhe deu
Profetizou comida para Samaria
Multiplicou o azeite na unção de Deus
Eu vejo João Batista que não se rendeu
Preferindo a morte do que se entregar
E como no passado Deus tem muitos homens
Ungidos e consagrados pra Ele usar

CORO 2 VEZES

Eu fico muito alegre quando chego numa igreja
E vejo obreiros cheios da unção de Deus
Me lembro de Daniel, de Jó e Samuel
Me lembro de todos os discípulos seus
Os homens que o Senhor levantou aqui na terra
Pra fazer diferença, homens ungidos
Eu sei que aqui tem obreiros de unção
Homens consagrados pra vencer o inimigo

Tem valente como Pedro, tem
Amoroso como João também
Consagrado como Daniel
Obediente como Samuel
Corajoso como Gideão
Abençoado como Abraão
De autoridade como Paulo, tem
Homem de fogo como Elias também
Confiante como Estevão, tem
E como Jô, fiel a Deus também
Um sonhador assim como José
Sei que aqui tem homens de unção e fé
E assim como Ezequiel que pra ouvir a voz de DEUS
Ungido então se põe de pé.


Pr. José Carlos dos Santos  , Um grande Homem de DEUS, Valente, Amoroso, Consagrado, Obediente, Corajoso, Abençoado, De autoridade, Confiante, Um sonhador, Pastor sábio e ungido e que cuida do rebanho e muito bem. 

Um grande abraço 

Grupo Varões de Cristo IEAB arapuá

Quem lhe disse que a noite nunca terminaria?




noite

Há quase dois anos não “passeio” pelas páginas do livro “Manancial no Deserto”. Hoje me deu vontade de abri-lo e ler algumas das meditações de Lettie Cowman, que são maravilhosas e profundíssimas. Deixo para você agora um pequeno texto que falou muito ao meu coração e que, verdadeiramente, encaixa-se no nosso dia a dia, nas nossas lutas diárias e, muitas vezes, inexplicáveis:

“Por que hei de andar eu lamentando?” (Sl 42:9)
Você pode responder a esta pergunta? Você pode achar alguma razão para explicar por que está tantas vezes lamentando, em vez de estar se alegrando? Por que ceder a pensamentos sombrios? Quem lhe disse que a noite nunca terminaria? Quem disse que o inverno do seu descontentamento vai passar de geada a geada, de neve, gelo e granizo, a neve ainda mais espessa, e a tempestade de desespero? Você não sabe que depois da noite vem o dia, que depois da vazante vem a enchente, que depois do inverno vem a primavera e o verão?  Então nutra esperança! tenha sempre esperança, pois Deus não nos desampara. – C.H. Spurgon

Pense nisso…
Por mais difícil que seja a realidade, creia que o inverno passara e a primavera chegará ainda mais deslumbrante. Não desista, apenas creia!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 26/02/2013



Ouça

Anos atrás, passei por uma crise em minha vida de oração. Havíamos perdido dois adolescentes profundamente envolvidos no ministério da juventude, acompanhamos o o nosso pastor que enfrentava sérios problemas de saúde, e passávamos por grandes dificuldades em nosso casamento devido ao estresse ministerial. Durante uma visita hospital, meu marido e eu nos unimos em oração por uma família. Sentia-me pronta para ver o mover de Deus. Mais tarde quando descobri que a menina havia morrido apesar das nossas orações, o turbilhão se instalou. Perguntei: " Por que continuar orando ? " Meu esposo, liderando com suas próprias perguntas, respondeu: " Por que Deus assim o diz. "
Ao falar da parábola da viúva e do iníquo ( Lucas 18:1-8 ), Jesus admoestou Seus discípulos a perseverarem na oração. Ele terminou Sua lição de modo interessante dizendo: " ...Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra ? " ( v.8 ). Ínúmeras vezes permiti que a resposta determinasse o nível da minha fé, em vez de permitir que minha fé me trouxesse maior compreensão da oração. 
Incapazes de fugir das circunstâncias permitimos que nos ceguem e - em seguida - perdemos o foco na batalha. Daniel, porém, se submeteu a vontade de Deus. Ele sabia que Deus responderia ( Daniel 10:12-19 ). Em 2 Coríntios 5:7 lemos: "...vivemos pela fé e não pelo que vemos." Imagine o que teria acontecido se Daniel tivesse desistido de orar quando a resposta demorou a chegar ! O inimigo quer nos manter concentrados em nós mesmos e esquecidos da batalha. Apesar de o pecado não confessado e a falta de perdão impedir que nossas orações sejam ouvidas ( Isaías 59:2; Mateus 6:15 ), podemos ter a certeza de que Deus nos ouve quando nos submetemos à Sua vontade e permanecemos inabaláveis na fé. - Regina Franklin

Leia: "Daniel 10:1-12" ...Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele afim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração ( v.12 )

Examine: Orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus ( 1 Tessalonicenses 5:17-18 "

Considere: Você perdeu a motivação de orar por alguma necessidade específica ? O que significa submeter-se a vontade de Deus ?

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Confiar em DEUS


O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e à confiança que nEle deve ter o homem, diz: 

“Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.” Isaías 40:31 

É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol. 
Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema. Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.

Na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo. Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia. 
Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo. Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.

Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não admita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se acima da tempestade, através da oração. Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem. Pequenos dissabores que estejam atingindo você são convites a reexame dos empecilhos que enchem a estrada da sua vida. 

Discórdia é problema que está pedindo ação pacificadora. Desarmonias domésticas são exigência de mais serviço aos familiares. Doença é processo de recuperação da verdadeira saúde. Até mesmo a presença da morte não significa outra coisa senão renovação, e mais vida. 

Pense nisso: 
Sempre que as aflições visitem seu lar em forma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento. 
Recorde que, se você procura pelo socorro de Deus, o socorro de Deus também está procurando alcançar você! 
Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, persevere na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.

Pão diário - 25/02/2012


O mal da inércia

O museu do Holocausto em Washington,  EUA, é uma dura lembrança de quando os seres humanos podem ser cruéis. Fiquei chocado com o corredor dos sapatos que foram usados por judeus condenados; a história da eliminação metódica de inocentes no gueto judeu de Cracóvia; e a terrível morte de prisioneiros nos campos de concentração.
Entretanto,  o mais de primeiro foi reconhecer que os soldados nazistas pareciam normais. Pior, se pareciam comigo. Meus antepassados eram menonitas suíço-germânicos, portanto minha aparência era semelhante aos soldados nas fotos. Eles poderiam ter sido meus professores de Escola Dominical ! Como pessoas tão normais foram capazes de se envolver em tamanha crueldade ? De algum modo, simplesmente aceitaram.
Geralmente é assim que as grandes atrocidades são cometidas. Pilatos não estava  procurando por desgraças quando lhe entregaram Jesus ( Marcos 15:1 ). Ele não percebia quem era Jesus e não se importava com isso. Queria somente livrar-se do problema. Pilatos fez uma tentativa apelando para o que era correto. Convidou Jesus a refutar as acusações e perguntou à multidão se devia libertá-lo, como era tradição na Páscoa. Porém os líderes judeus inflamaram a multidão e exigiram a libertação de Barrabás e a crucificação de Jesus. Pilatos fez uma última tentativa, perguntou a multidão: "Que crime ele cometeu ?" E eles "...gritaram ainda mais alto: - Crucifica ! Crucifica !" ( v.14 ), Pilatos lavou as mãos quanto ao assunto ( Mateus 27:24 ).
Era mais fácil ceder ao apelo do momento que buscar justiça para Jesus. Pilatos simplesmente se acomodou e com isso crucificou o Filho de Deus.
Hoje Jesus é representado pelos pobres e necessitados que são confiados aos nossos cuidados ( Mateus 25:31-46 ). Vamos ajudá-los ou nos acomodar e ignorar ? - Mike Wittmer

Leia: " Marcos 15:1-15 "
...Eles amarraram Jesus, e o levaram, e entregaram a Pilatos ( v.1 ).

Examine: Provérbios 3:27 ; Tiago 2:15-17 ; 1 João 3:17

Considere: Como estabelecer o equilíbrio entre a justiça e misericórdia ? Devemos ajudar a todos os necessitados, ou somente os que não são culpados pelo que sofrem ?

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Janelas


janelas

A menina debruçada na janela trazia nos olhos grossas lágrimas e o peito oprimido pelo sentimento de dor causado pela morte de seu cão de estimação.  Com pesar, observava atenta ao jardineiro que enterrava o corpo do amigo de tantas brincadeiras.
A cada pá de terra jogada sobre o animal, sentia como se sua felicidade estivesse sendo soterrada também.
O avô que a observava aproximou-se, a envolveu em um abraço e falou-lhe com serenidade: – “Triste a cena, não é verdade?”
A netinha ficou ainda mais triste e as lágrimas rolaram em abundância.  No entanto, o avô que desejava confortá-la, chamou-lhe a atenção para outra  realidade. Pegou-lhe pela mão e a conduziu para uma janela opostamente  localizada na ampla sala.
Abriu as cortinas, permitiu que ela visse o jardim florido a sua frente e lhe perguntou carinhosamente:
“Está vendo aquele pé de rosas amarelas bem ali a frente?
Lembra que você me ajudou a plantá-lo? Foi num dia de sol como hoje que nós dois o plantamos. Era apenas um pequeno galho cheio de espinhos e hoje veja como está lindo, carregado de flores perfumadas e botões que prometem transformar-se em novas e lindas rosas.”
A menina enxugou as lágrimas que ainda teimavam em permanecer em suas faces e abriu um largo sorriso mostrando as abelhas que pousavam sobre as flores e as borboletas que faziam festa entre umas e outras das tantas rosas de variados matizes que enfeitavam o jardim.
O avô, satisfeito pôr tê-la ajudado a superar o momento de dor falou-lhe com afeto:
- Veja, minha filha.
A vida nos oferece sempre várias janelas. Quando a paisagem de uma delas nos causa tristeza sem que possamos alterar o quadro, voltamo-nos para outra e certamente nos deparamos com uma paisagem diferente.

Pense nisso!
Tantos são os momentos de nossa existência, tantas as oportunidades de aprendizado que nos visitam no dia-a-dia que não vale a pena sofrer diante de quadros que não podemos alterar.  São experiências valiosas da vida, das quais devemos tirar lições oportunas sem nos deixar tragar pelo desespero e revolta que só nos deixam infelizes e demonstram falta de confiança em Deus.  Se hoje você está a observar um quadro desolador, lembre-se de que existem outras janelas, bem a sua frente, com paisagens repletas de promessas de melhores dias.

Em Filipenses 4, 6-7: Paulo nos diz “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.

Não se permita contemplar a janela da dor eternamente, por pior que seja a situação que você enfrenta. Siga em frente, com ânimo e disposição, com ações de graça pela sua vida. Agindo assim, o gosto amargo do sofrimento logo cede lugar ao sabor agradável de viver e saber que Deus nos ampara em todos os momentos da nossa vida.

Creia nisso, não fique com o seu olhar fixo nos problemas!
Olhe ao seu redor, tranquilize-se, entregue a Deus os seus problemas, agradeça porque até aqui o senhor te ajudou, te amparou e seja feliz!


Por Deyse Melo

Pão Diário - 24/02/2013



Perdoados para Perdoar

No livro de mateus 6:12, Jesus ensinou Seus discípulos a orar: " Perdoa as nossas ofensas assim como também perdoamos as pessoas que nos ofenderam. " Em seguida, explicou por que devemos perdoar aqueles que nos ofenderam ( vv.14-15 ). E mais tarde usou uma parábola como ilustração ( Mateus 18-23-25 ).
Quando o primeiro servo devia ao seu senhor ? Milhões de moedas de prata ( v.24 ). Um talento equivalia a 20 anos de salário do trabalhador médio. Levaria 200 mil anos para o servo receber 10 mil talentos. Embora o empregado tivesse prometido devolver todo o dinheiro ( v.26 ), era impossível saldar a dívida e " ...o patrão teve pena dele, e perdoou a dívida e deixou ele ir embora " ( v.27 ).
Quanto o companheiro de trabalho devia ao primeiro servo ? Cem moedas de prata ( v.28 ). O equivalente a 20 semanas de trabalho. Estava dívida poderia ser paga em cinco meses. O devedor implorou ao companheiro de trabalho que lhe desse tempo para pagá-la, mas este recusou-se a atender o pedido, e o colocou na prisão ( vv.29-30 ). 
Você é livre. Jesus o libertou. Porém ao recusar-se a perdoar, torna-se prisioneiro novamente. prisioneiro da sua própria falta de perdão, da sua amargura, e do pecado outra vez ( vv.32-34 ). O pior tipo de prisão é o cárcere do coração que não perdoa.
Em seu livro The Lord and His Prayer ( O Senhor e Sua Oração ), N. T. Wright escreveu: " Deixar de perdoar não era uma questão de deixar de corresponder a uma nova exigência de um ensino moral. Era o rompimento de um padrão anterior da vida. A única razão para sermos povo do reino, povo de Jesus, era que o perdão dos pecados estava acontecendo; então se você não vivesse o perdão, estaria negando a base da sua própria nova existência. "
se fomos verdadeiramente perdoados, perdoaremos. - K. T. Sim

Leia: " Mateus 18-23-35 "
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem [...], caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros ( Colossenses 3:13 ).

Examine: Lucas 7:40-43 ; Efésios 4:31-32 ; Colossenses 3:12-15 

Considere: Há alguém difícil de perdoar ? Considerando o perdão que Deus lhe oferece, o que voc~e fará hoje para perdoá-lo ?

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Como ganhar coragem

coragem



Amados, enquanto fazia uma pesquisa pela internet, encontrei uma mensagem que falou muito forte ao meu coração. Estou publicando-a na íntegra, com os devidos créditos no final do texto.
Leia a mensagem com atenção, reflita, ore e Deus certamente falará ao seu coração…

Josué tinha um problema. Ele não tinha muita coragem. Em Josué 1, Deus o prepara. Quatro vezes neste capítulo, Deus diz: “Seja forte e corajoso” (v. 5,7,9,18 NVI) É como se Deus estivesse dizendo: “Tenha determinação e confiança.” Deus também concede a Josué quatro chaves para desenvolver esta coragem.
Por que é que Josué tinha falta de coragem? Duas razões: Ele sucedeu Moisés. Isto por si só já seria suficiente! No livro anterior, em Deuternômio, os últimos versos dizem: “Pois ninguém jamais mostrou tamanho poder como Moisés nem executou os feitos temíveis que Moisés realizou aos olhos de todo o Israel.”
Agora, aqui está Josué, para dar continuidade a isto. Ele está seguindo na sombra. Portanto, ele tinha um pequena falta de coragem. Penso que nós estaríamos na mesma situação.
Mas a outra razão pela qual ela tinha falta de coragem era por causa da tarefa que Deus havia entregue a ele. Deus disse: “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas…” É como se Deus dissesse: “Quero que você tome posse da terra prometida, que à propósito, está cheia de sete nações inimigas, todas elas mais fortes e maiores do que vocês. Vocês vão entrar lá com povo que tem sido escravos por 400 anos e que nos últimos 40 anos tem estado vagando pelo deserto porque estavam com medo. Vão em frente!”
Josué tinha uma tarefa gigantesca posta diante de si. Mas nesta passagem Deus dá a ele quatro coisas para desenvolver sua coragem, desenvolver a sua confiança. Você também precisa destas coisas. São quatro coisas para desenvolver a sua coragem. O que é que você faz quando você sabe o que o Deus quer que você faça com a sua vida, mas você não tem coragem para fazê-lo? Você faz quatro coisas.

1. Deixe De Lado A Dúvida

Dúvida é simplesmente o maior inimigo da coragem. Ela limita o seu potencial. Causa procrastinação. Ele leva você a perder o que Deus tem de melhor para você. Tg. 1:9 (NTLH) “..quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro.” Você é empurrado de um lado para o outro na vida. Ao invés de você controlar as circunstâncias, as circunstâncias controlam você. Você acaba se dando mal na vida quando você está cheio de dúvida acerca do que Deus deseja realizar através de sua vida.
“Seja forte e corajoso! Nada de desânimo! Não fique com medo! Lembre-se bem: o Senhor seu Deus está com você, esteja onde estiver.” Josué 1:9 (BV)
A primeira coisa que Deus diz a Josué é: “Livre-se da dúvida! Afaste-a de você, Afaste o medo e a dúvida.” Afaste-a jogando fora. Jogue-a pela janela. Tire-a de sua vista. Nunca mais lide com ela. Livre-se dela com urgência.”

Deus está dizendo aqui que a dúvida é uma escolha. Você não tem que ter dúvidas em sua vida. Elas são uma escolha. Você pode duvidar de suas dúvidas. A maior parte das pessoas crêem em sua dúvidas e duvidam de suas crenças. Por que você não crê em suas crenças e duvida de suas dúvidas? Será que isso não faz mais sentido? Quando você diz: “Deus nunca poderá usar-me.” Quem foi que lhe disse isso? “As minhas dúvidas me disseram.” Então, duvide de suas dúvidas. Creia no que a Bíblia diz que Deus deseja usar você, que até mesmo antes de você nascer, você foi posto neste planeta com um propósito e que Ele estará usando você no ministério, a fim de fazer deste mundo um lugar melhor para se viver. Muitos de vocês sentam-se nestes bancos semana após semana e dizem: “Eu sei que Deus usa as pessoas, mas Deus nunca poderia usar-me.” Você está terrivelmente equivocado.

2.Promessas Feitas Àqueles que Servem a Deus

* 1. Força (v.5). Deus diz: “Ninguém poderá resistir a você. O que quer que eu chame você para fazer, eu darei a você o poder para fazê-lo.” Onde Deus guia, Ele provê. Você conhece a história da igreja Saddleback e como ela começou. Você sabe que nós não tínhamos recursos para começa-la. Mas para onde Deus aponta, Ele paga a conta. Ele diz: “Eu darei a você forças.”
* 2. Sucesso (v.7) Deus deseja que você seja bem-sucedido na vida. Não em tudo o que você deseja ser bem-sucedido. Ele não tem prometido fazer das pessoas milionários. Mas Deus deseja que você seja bem-sucedido na vida e se você se alinhar com plano dEle é inevitável o sucesso. Você pode contar com isso. Duas vezes neste capítulo diz: “Eu prometo que você será bem-sucedido.” (v. 7 e 8). “Você será bem sucedido se fizer o que eu desejo que você faça.” Se você deseja ser um sucesso, entre no esquema de Deus. Se você deseja ficar frustrado toda a sua vida, viva da sua própria maneira, faça de sua própria maneira, planeje sua própria vida. Depois observe a frustração crescer. Deus quer que você seja bem-sucedido na vida. Você foi feito para ser bem-sucedido na vida, dentro daquilo que Ele planejou para que você fizesse. Quando você fizer o que Ele planejou que você fizesse, você será bem-sucedido.
Provavelmente uma das perguntas que as pessoas têm me feito freqüentemente é a seguinte: “Você fica surpreso com crescimento da igreja Saddleback?” Minha resposta é sempre a mesma: De maneira alguma. Fico surpreso, sim, em como o sucesso tem excedido o que eu pensava que aconteceria. Isso sim. Mas nunca duvidei que esta igreja seria bem-sucedida. Desde o início, esta igreja tem sido um projeto de Deus. Ethel Waters diz o seguinte: “Deus nunca patrocina um fracassado.”
* 3. Apoio. (v.9) “Eu estarei com você onde quer que você vá.” O trabalho de Deus feito da maneira de Deus, nunca terá falta dos recursos de Deus. Deus irá apoiar você no que você fizer. Você não vai apenas ficar tropeçando aqui e caindo acolá.

Há milhares de promessas neste livro que você pode reivindicar. E há apenas uma maneira como você será capaz de reivindicá-las. Estudando a Palavra. Pegue este livro, leia-o, estude-o, memorize-o, medite nele e pense a respeito.

Pão Diário - 23/02/2013



Tanque vazio

Minha chefe e eu estávamos voltando tarde da noite quando o carro foi se arrastando até o semáforo e ela disse: " Estamos sem gasolina. " Próximo do local havia um posto de combustível, portanto nos agasalhamos, saímos do carro e começamos a andar em direção ao posto.
Se você já ficou sem combustível, sabe que é impossível continuar rodando por muito tempo, pode até ser possível andar em ponto morto por certo período, mas é impossível seguir em frente sem combustível.
Jesus reconheceu que os discípulos precisavam de reabastecimento quando sugeriu: " ...Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco " ( Marcos 6:31 ). Os Seus discípulos haviam recém-retornado de uma viagem missionária, mas tudo estava tão caótico que eles mal tinham tempo de comer antes que a multidão se juntasse. Jesus decidiu dar um seminário improvisado, ensinando-lhes " muitas coisas ".
Pouco tempo depois, os díscipulos disseram: " Já é tarde. Mande esta gente embora, para que comprem alguma coisa para comer. " A resposta de Jesus ? "- Deem vocês mesmos comida a eles" ( v.37 ). Ele sabia que a sua equipe estava cansada e faminta, que era tarde e que nada tinham. Os discípulos responderam: "Com o quê ?"
Talvez você esteja pensando a mesma coisa. Felizmente Jesus não estava preparando Seus discípulos para o fracasso - e como agiu com eles, não nos pedirá que ajudemos pessoas em Seu nome sem nos capacitar para cumprir a tarefa. Jesus "...sabe como somos feitos; lembra que somos pó" ( Salmo 103:14 ).
Às vezes , Jesus permite que andemos na reserva por certo tempo. até reconhecemos que Ele é a fonte suprema de combustível para o nosso ministério. Sem Ele não podemos continuar, mas "...com a força que Cristo [nos] dá, [podemos] enfrentar qualquer situação" ( Filipenses 4:13 ). - Jennifer Benson Schuldt

Leia: "Marcos 6:30-38" Mas Jesus respondeu: - Deem vocês mesmos comida a eles..." ( v.37 )

Examine: E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam ( Filipenses 4:19 )

Considere: Se Jesus permitiu que você chegasse a um esgotamento espiritual, o que você acha que Ele quer te mostrar ? Qual a relação entre a suficiência de Jesus e as nossas necessidades ministeriais ?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Qual o tamanho de seu Deus?

deus


Tenho algumas perguntas para lhe fazer que pode mudar a sua semana: Qual o tamanho de seu Deus? Como você o enxerga em sua vida? Qual a dimensão REAL que Ele tem no seu dia a daí? Ontem à noite eu me surpreendi com o Senhor me fazendo essa pergunta: Qual o meu tamanho pra você?
Então percebi que muitas vezes, mesmo ciente de seu poder, mesmo querendo viver plenamente o seu amor, acabo me envolvendo tanto com as preocupações que, sem perceber diminuo o tamanho de Deus na minha vida. Não diminuo a sua importância para mim, mas a sua capacidade de resolver todas as coisas.
Isso já aconteceu com você?
Já esteve com tanto problemas e ocupações que teve a sensação de que não tem jeito ou de que será difícil resolver?

Ei!
Não diminua o tamanho de Deus em sua vida!
Por maior que sejam as ondas, temos um Deus que é poderoso o suficiente para sanar qualquer tempestade. Soberano, majestoso, diante do qual todo joelho se dobrará. Em Lucas 8. 25, os discípulos surpresos com Jesus exclamaram:”Quem é este que até aos ventos e à água manda e lhe obedecem?”

Ei…
Por que angustia a sua alma?
Qual o tamanho de seu Deus?
O problema é que a igreja está lotada de pessoas que não sabem o tamanho de seu Deus, que pregam o Deus soberano, salvador, onisciente, onipresente, mas em sua vida prática não possuem experiência de fé com Ele. Quando s deparam diante dos obstáculos e problemas não conseguem enxergar além deles e preferem acreditar na mentira do diabo que diz a todo momento: não tem jeito!

Uma outra pergunta, se me permite: Com que frequência você tem lido a Palavra do Senhor? Porque se você não conhece a Palavra como poderá conhecer esse Deus?
Nesta manhã eu quero profetizar vitórias na sua vida. Venho te dizer nenhum problema é maior que Jesus, nenhum pecado é maior que seu amor.

Busque conhecimento na Palavra, creia nesse Deus que tudo pode e que permuta reinos por ti. Marche com confiança e seja feliz!


Por Deyse Melo

Pão Diário 22/02/2013



Lembre-se do maná

Fazia apenas um ano que tínhamos mudado de nossa cidade, no entanto, nossos filhos já estavam começando a esquecer. Há alguns dias viajamos para nossa antiga cidade, circulamos por o nosso antigo bairro e vimos o morro íngreme que eles desciam de bicicleta, gritando por todo o trajeto. Revimos o lugar onde sempre parávamos para apreciar as madressilvas durante os passeios na primavera.ps meninos, com olhos arregalados, diziam o tempo todo: " Oh, me lembro ! Eu me lembro disso ! "
Creio que como seres humanos, recordar é uma das coisas mais importantes que fazemos. Para nos lembrarmos de quem somos, precisamos nos lembrar de onde viemos e o que vivenciamos até agora.
Para Israel, a sua identidade nacional estava repleta de histórias de como o seu Deus os libertara, resgatara e sustentara ( e também julgara ). A narrativa no livro de Êxodo descreve como  Deus arrancou o povo das mãos do Faraó e os tirou do Egito. Deus abriu o mar, guiou o povo com uma coluna de fogo ( Êxodo 14 ) e transformou a água amarga em doce ( Êxodo 15 ). E, talvez o mais impressionante: "...fez chover pão do céu" ( Êxodo 16:4 ). Eles o chamaram de maná.
Apesar dos milagres de Deus, o povo muitas vezes duvidou que Ele pudesse prover o que precisavam. Quando o povo estava faminto, eles reclamaram. E Deus então, de modo misericordioso, enviou-lhes o alimento que caía do céu. Todos os dias eles recebiam o necessário ( v.12 ).
Porém, Deus insistiu para que eles guardassem uma porção de maná como parte dos itens sagrados. Ele estava preocupado com as futuras gerações pudessem se esquecer da provisão que haviam recebido. Quando seus netos perguntassem o que eram aqueles estranhos biscoitos no pote, eles poderiam dizer com gratidão e esperança: "Ah, eu me lembro." - Winn Coller

Leia: 'Êxodo 16" Pegue uma vasilha, ponha nela dois litros de maná e coloque-a na presença de Deus, o Senhor, a fim de ser guardada para os nossos descendentes ( v.33)

Examine: Êxodo 12:24-27 ; Eclesiastes 11:7-9 ; 1 Coríntios 11:23-26

Considere: Que momentos marcantes com Deus você mais precisa recordar ? Que atitudes práticas você precisa tomar para mantê-los vivos na memória ?

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Fidelidade e Excelência





Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor


Deus não procura grandes talentos, dons maravilhosos ou habilidades excepcionais.  Deus procura fidelidade! "O que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel"(1 Co 4.2).   

Mas o fato é que muitos deixam a desejar.  Trabalham para serem vistos (e aplaudidos) pelos homens (ou pelo pastor). O temor aos homens mais que o amor de Deus os motiva.   

Será que precisamos de estímulos externos para cumprir o mínimo que Deus pede-fidelidade?  Talvez ainda não entendemos que a vida cristã é vivida pela graça, sim, mas que a infinita graça de Deus deve nos motivar muito mais que a culpa.  Será que preferimos mediocridade no serviço do Rei do universo do que excelência?     

A graça de Deus é o maior fator motivacional na vida do cristão. À luz de tudo que Deus fez por nós em Cristo, como oferecer a Ele menos que nosso melhor? Realmente a graça nos libertou, mas não para nivelar por baixo e, sim, por cima.  Na altura da fidelidade.  Na altura da excelência.

Autor: Pr. David Merkh

Pão Diário 21/02/2013



Decepcionados 

Poucas alegrias superam a do soldado em família após um longo tempo numa zona de combate. Poucas frustrações suplantam a desilusão quanto esta esperança é adiada. Imagine a severa decepção de um batalhão que recebeu  ordens para permanecer numa zona de guerra por um período adicional de três meses - menos de 48 horas antes de voltar para a casa !
A história Jacó está cheia de decepções. Apaixonado por Raquel, a filha do patrão, Jacó concordou em trabalhar por sete anos pelo direito de casar-se com ela. Porém, após cumprir a sua parte no acordo, ele foi surpreendido em sua noiva de núpcias. Pela manhã, descobriu que havia dormido com Lia, a irmã de Raquel, que não era tão bonita quanto ela ! ( Gênesis 29:22-25 ). Desiludido - na verdade, furioso - Jacó concordou trabalhar mais sete anos por Raquel.
E a decepção de Lia ? O pai apelara para a deslealdade para casá-lo com um homem que não a amava. E não se esqueça da desilusão de Raquel. Durante anos ela tinha esperado que o noivo terminasse o seu trabalho para casar-se com ela.
Decepções fazem parte da sua vida. As mudanças de planos nos causam decepções. As pessoas nos decepcionam. Se formos honestos, podemos até admitir que, às vezes Deus nos decepciona.
O Salmo 37 tem uma promessa: "Que a sua felicidade esteja no Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja" ( v.4 ). Então por que tantas pessoas vivem desiludidas ? O versículo está fora do contexto, leia o salmo todo. O salmista teve uma visão antecipada de como os ímpios serão punidos com justiça no devido tempo. Ele aconselhou: "Obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida..." ( v.34 ).
Para Jacó, Raquel e Lia, o resultado foi a nação israelita. Através do filho de Lia, Judá, Deus abençoou o mundo com Jesus, o Messias - aquele que jamais nos decepcionará. - Tim Gustafson

Leia: "Gênesis 29:14-30" Ponham a sua esperança no Senhor e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos ( Salmo 37:34 )

Examine: ...Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança ( Provérbios 23:17-18 )

Considere: Qual a causa da sua decepção ? Você permite que ela o impeça de confiar em Deus ? Você tem medo de ser honesto com Deus a respeito da sua desilusão ?

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DIFERENTES


diferentes


Aparência e diferença. Duas palavras que o Senhor ministrou forte ao meu coração. O que Deus quer nos falar em cima dessas duas palavras ? Que ensinamento podemos trazer para a nossa vida?
Em 1 Samuel 8, vemos que o povo de Israel dá um ultimato ao profeta. Eles queriam um rei! Naquela época Israel era governado por juízes escolhidos por Deus, que lideravam e organizavam as ações do povo, segundo o direcionamento do próprio Deus. Encantados com a fama de poder e glória dos reinos das nações vizinhas, o povo queria um rei. Um rei que fosse forte, poderoso, influente e que tivesse poder absoluto para julgar toda a nação. Atendendo ao pedido, Deus então elege Saul como o primeiro rei de Israel. Um governante segundo o coração de seu povo. Um rei como os das outras nações!
Não demorou para que Israel percebesse que estava nas mãos de um homem carnal, fraco, desobediente, vaidoso, orgulhoso, sem espiritualidade e desqualificado como líder. Era tarde demais e eles pagaram um alto preço por sua cegueira e rebeldia…
Nesse contexto se encaixa a primeira palavra que o Senhor me deu: Aparência…
Atraído pelas aparências, Israel renunciou ao cuidado particular de Deus para almejar os cuidados de um homem falho e limitado. Atraído pelas aparências, quis se igualar às nações vizinhas, que eram idólatras e devassas.
Atraído pelas aparências Israel renunciou ao cuidado particular de Deus…

Quantas vezes isso não acontece conosco!
Iludidos com as aparências do mundo, e sem visão espiritual, renunciamos às bênçãos de nosso Deus ou nos deixamos enganar por pessoas e situações ilusórias…
Quais os critérios que temos usado para fazer nossas escolhas?
Pra ser sincera,  posso lhe dizer com absoluta certeza que, por nós mesmos, não temos garantia de fazer as escolhas certas. Isso porque não enxergamos o coração do homem, não sabemos o que se passa em sua mente e muito menos temos condições de enxergar o que pode nos acontecer no futuro.

Se não estivermos firmados no Senhor e em Sua Palavra, facilmente nos enganamos com o homem, com as ofertas do mundo, erramos nas decisões, escolhemos mal porque nos levamos  pela aparência…
A segunda palavra que Deus me falou foi diferença. Analisando a escolha que Israel fez por ter um rei, percebemos que o povo de Deus queria se igualar às nações pagãs. Israel queria ser igual às nações ímpias daquele século. Não percebia que Deus os elegera como povo diferente, povo ungido, separado, povo da promessa. Um povo que estava sob os cuidados e as bênçãos desse Deus…

Assim também muitas vezes acontece conosco!
Iludidos pelas aparências, e cegos espiritualmente, queremos ser iguais àqueles que estão no mundo…
Ei!
Deus nos quer diferentes!
O Senhor nos ungiu para sermos separados, guardados e abençoados por Ele…
Como tem sido o seu dia a dia?
Tem sido diferente ou tem se igualado ao que o mundo oferece?
Quais tem sido suas escolhas?
Para o mundo é normal beber até cair, é normal transar com muitos parceiros, é normal revidar, é normal trapacear…
Quais tem sido suas escolhas?
Você tem sido diferente ou tem optado pelas aparências?
Neste ano que apenas se inicia o Senhor nos mostra que Ele nos quer diferentes do mundo, porque que Ele nos quer guardar, abençoar, ungir…

Pense nisso!
Em todas as suas escolhas, procure ser diferente, busque a vontade do Senhor e você será feliz!

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12