sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Pão Diário - 18\08\17 - Mula de carga

Mula de carga

A mula precisava de férias. Dez vezes por dia, ela levava cargas de 250 quilos para um canteiro de obras no topo de uma colina. Não surpreendeu quando o animal, cansado em excesso, desmaiou. Felizmente para a mula exausta, um grupo de observadores preocupados exigiu que o dono desse a ela três dias de descanso.
Todos precisavam de um alívio ocasional da carga de trabalho - especialmente aqueles de nós engajados no ministério cristão. Podemos realmente compreender a situação da mula quando os " problemas com pessoas " se acumulam e nossos joelhos arqueiam sob o peso.
Moisés quase sucumbiu quando precisou arbitrar disputas entre os israelitas. Seu sogro Jetro percebeu e disse: " ...você vai ficar cansado demais [ ... ] é muito trabalho para você fazer sozinho " ( Êxodo 18:18 ). Como Moisés, precisamos prestar atenção quando as pessoas começam a perceber, em nós, os sinais de esgotamento.
Felizmente, nossa sobrecarga não precisa impedir nossa eficácia para Deus. Jetro aconselhou Moisés: " ...represente o povo diante de Deus e também que leve a ele os problemas deles " ( v.19 ). Moisés teria, porém, de encontrar uma maneira de dividir a carga. E ele o fez.
Primeiro, ele instruiu as pessoas nas leis de Deus para que elas pudessem resolver muitos problemas por si mesmas ( v.20 ). Depois, ele escolheu alguns líderes para cuidar dos problemas pequenos que ainda precisavam de atenção, enquanto ele cuidava dos mais complexos. Exatamente como Jetro predisse, eles ajudaram Moisés a levar a carga, " ...facilitando para ele " ( v.22 ).
Voce sucumbe ao praticar boas ações ? Procure pessoas interessadas em como você está servindo e peça ajuda ! Afinal, o que se espera de nós é levar " ...as cargas uns dos outros... " ( Gálatas 6:2 RA ). - Jennifer Benson Shuldt

Leia: Êxodo 18:14-23
...Isso é muito trabalho para você fazer sozinho ( v.18 ).

Examine: - Eclesiastes 4:9-12
- Romanos 12:3-8
- Gálatas 6:9

Considere: O que o impede de pedir ajuda a outros cristãos ? Você poderia encorajar alguém que está sucumbindo por praticar excessivamente boas ações ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Ó Deus, não há outro deus como tu, pois perdoas os pecados e as maldades daqueles do teu povo que ficaram vivos. Tu não c...