sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

VALORES TROCADOS = ABOMINAÇÃO

O que justifica o ímpio e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro. Provérbios 17.15

O ímpio é aquele que abandona o bom Caminho e, mesmo sentindo o toque divino de que está distanciando-se de Deus, não volta atrás. Ele se torna réprobo, insolente, e até a sua oração deixa de ser ouvida. Na sua concepção, não há nada de errado com ele; por isso, diz que não entende por que o Pai não lhe atende. Na maioria das vezes, ele condena os que se dão ao Senhor sem reservas, taxando-os de gente sem juízo.

Já o justo cumpre seu dever de filho de Deus, praticando a justiça divina sempre e não se apartando das Escrituras. Para ele, as portas dos Céus estão sempre abertas, e seu modo de vida demonstra que realmente serve ao Senhor. Ele não se mistura com os escarnecedores, mas se junta aos que, de fato, servem ao Altíssimo (Sl 1). A pessoa que pratica a Palavra de Deus sempre é bem recebida e respeitada.

Existem muitas pessoas que agem como loucas. Elas não podem ver uma confusão, que logo entram na briga sem saber os motivos. Se fizessem isso para acabar com o conflito, justificariam sua loucura, mas entram para brigar, como se fossem superiores aos demais, ou inatingíveis por qualquer arma ou objeto. O livro de Provérbios declara que elas são como o cidadão que pega um cachorro pelas orelhas; provavelmente, ele será mordido pelo animal (Pv 26.17). 

O ato de maior estupidez que alguém pode praticar é justificar o ímpio. Por fazer isso, essa pessoa coloca-se contra as declarações de Deus. É como se decidisse desafiar e enfrentar o Todo-Poderoso. O próprio ímpio sabe que está em “maus lençóis”, que sua atitude o leva a ficar sob o poder do maligno, e, por isso, o sofrimento será sua saga por toda a eternidade. Agora, ter coragem de justificar quem erra conscientemente é demais.

Para aumentar sua insensatez, a pessoa chega ao absurdo de condenar o justo. Ora, quem o justifica é o Senhor. Agora, quem se atreve a condenar aquele que foi justificado pela própria Verdade espera o quê? Sem dúvida, a repulsa completa do Criador. O interessante é que os que agem dessa maneira louca não têm nada a ver com o procedimento do justo nem do ímpio, mas se intrometem nesse assunto por serem completamente estúpidos.

Tanto o ímpio como seu justificador são abomináveis ao Altíssimo. Ambos poderiam ser filhos amados, mas, por uma bobagem, tornam-se asquerosos aos olhos do Deus santo e poderoso. Sem dúvida, eles não terão outro destino a não ser o lago de fogo e enxofre, onde serão atormentados para sempre, pelos séculos dos séculos (Ap 21.8). Então, por que tomar tal decisão se Deus é Amigo e Pai? Por que não se emendar e passar para o lado vencedor?

A vantagem de ser justo é completa. Primeiro, porque não verá a morte (Ap 20.6). Segundo, porque habitará ao lado de Jesus pela eternidade (Ap 21.3). Os que tiverem uma vida reta conhecerão o Senhor, assim como dEle são conhecidos (Jo 10.14). Além disso, não só serão livres dos ataques do inimigo, como também desfrutarão de tantas coisas maravilhosas que, de antemão, foram-lhe preparadas pelo amado Pai (1 Co 2.9).

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...