domingo, 23 de fevereiro de 2014

A comunicação em um relacionamento


 SERÁ QUE A MAIORIA DOS HOMENS TEM DIFICULDADE EM COMUNICAR SEUS SENTIMENTOS ÍNTIMOS ÀS ESPOSAS?


 Uma das queixas mais comuns que ouço em aconselhamento é a questão do marido pouco comunicativo. E a maioria das esposas ou recorre a um ataque direto frontal, que não funciona, ou se afasta ressentida, que pouco faz para encorajar o parceiro a se abrir. O que sugiro é um tanto diferente, mas você nada tem a perder, porque o que está experimentando no momento não está funcionando.

1. Aceite o silêncio dele. Resolva em sua mente dar-lhe permissão para ficar quieto e reagir da forma como faz. Isto reduzirá a pressão e a frustração que você sente quando espera uma resposta e não consegue nada. Ao aceitar intimamente o silêncio dele, você desfrutará um senso de controle sobre a interação.

2. Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com sim ou não. Use perguntas que exijam uma resposta completa. Por exemplo, em vez de perguntar: "Você gostou do filme?" pergunte: "Do que você gostou no filme?" Outra abordagem semelhante que o fará se expressar é: "Estou interessada em sua percepção sobre este assunto e acho que você tem algo importante para acrescentar. Diga-me o que está pensando."

  3. Permita-lhe ficar em silêncio.  Talvez você tenha a tendência de socorrê-lo. Um cônjuge silencioso nem sempre está pronto para dar mais do que uma resposta sim ou não. Uma de suas tendências talvez seja a de "socorrê-lo" preenchendo o silêncio desconfortável com suas próprias palavras. Não pense que precisa aliviar a pressão ampliando ou ilustrando sua pergun­ta ou colocando palavras na boca dele. Você pode dizer: "Estou interessada no que você tem para dizer, mas talvez você precise pensar sobre o assunto por algum tempo. Tudo bem comi­go. Não se apresse. Quando estiver pronto para pensar, me avise." Dar a ele permissão para ficar quieto tirará a pressão de cima dos dois.

4. Trate do silêncio dele usando uma abordagem direta. Outra forma de convidar seu cônjuge a interagir é tratar diretamente do silêncio dele. Você poderia dizer: "Querido, estou esperando uma resposta sua, e você parece estar pensando sobre algo. Estou curiosa para saber o que o seu silêncio significa no momento." Depois espere. Ou diga:
"Talvez você esteja preocupado com a minha reação se você contar o que está pensando. Acho que estou pronta para ouvir."

Uma esposa usou a abordagem direta e disse: "As vezes, quando quero conversar com você, você parece preocupado ou hesitante. Fico sem saber se é o tópico ou se há algo que faço que dificulta você responder. Talvez possa pensar a respeito e me contar mais tarde o que é." Depois ela se levantou e começou a sair da sala. Mas o marido caladão falou: "Vamos conversar agora. Estou pronto para comentar sua última afirmação."

A abordagem direta é mais bem-sucedida quando você convida seu parceiro a lhe contar como você tem dificultado a interação para ele. Mas é muito importante ouvi-lo e não se tornar defensiva, não importa o que ele diga. O que ele compartilhar pode não ser correto da sua perspectiva, mas é como ele vê a coisa. Cuidado para não dizer nada que possa fazer com que ele se retraia mais ainda em sua concha.
Você não pode mudar a si mesma ou ao seu cônjuge. Mas pode encorajá-lo e ajudá-lo a desenvolver o lado não-preferencial. Tenho visto isso acontecer nas vidas de muitos homens. Tenho experimentado o mesmo em minha vida também.

Podemos todos aprender e crescer! Tenho visto mudanças incríveis ocorrerem em casais de todas as idades quando cada um leu e estudou o livro Type Talk (Conversa dos Tipos) e aplicou o que leu à sua vida. Isso pode fazer uma diferença em seu relacionamento também.



Escrito por:H. Norman Wright
Editora: Bompastor

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...