Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.Salmo 26.11
Se não cumprirmos o plano que o Senhor revelou para a nossa vida, andaremos sozinhos e, assim, poderemos errar o caminho. Quem pensa que pode seguir a própria vontade e, com um pedido de perdão, ter o poder divino operando em seu favor deve se cuidar. A pessoa que pecar deliberadamente verá que é mais difícil restaurar a comunhão quebrada (2 Pe 2.20-22). Deus não é mau, mas também não é bobo. Tenha cuidado com o inimigo!
O melhor é ser sincero sempre (Sl 18.25). Então, se você tem consciência de que está distanciando-se do Altíssimo e deixando o destruidor encontrar brechas no seu caráter, não tente se passar por inocente. Deus olha os motivos do coração e não aquilo que uma boca má diz (Mt 15.8). Ele sabe o que há dentro do homem, e, quando existe maldade, essa pessoa está em maus lençóis. Porém, os sinceros serão ajudados na hora da provação.
O Senhor é Escudo para quem anda na sinceridade (Pv 2.7). O pecado e o motivo que levou alguém a proceder de modo errado sempre estarão descobertos perante Ele. Se a pessoa confessa sua falha e pede perdão, Deus lhe perdoa e a ajuda, para que não mais transgrida nem se coloque debaixo do jugo de Satanás (Pv 28.13). Entretanto, os insinceros ou mentirosos haverão de pagar a pena que seu erro traz.
Tempos depois de Davi ter escrito isso, o Altíssimo apareceu a Salomão, depois que este edificou a Casa de Deus, a casa do rei e tudo o que havia desejado fazer, e lhe disse que, se andasse perante Ele como o seu pai andou, com integridade de coração e sinceridade para cumprir tudo o que lhe fora mandado, o seu trono seria confirmado para sempre (1 Rs 3.5-14). O próprio Senhor deu testemunho da sinceridade de Davi.
Após Davi ter dito que era sincero, pediu a Deus que o livrasse. O Senhor sabe que não somos perfeitos e erramos em muitas decisões; porém, se formos sinceros e não tentarmos ocultar nada dEle, ao clamar que Ele nos livre, seremos atendidos. Ora, isso é tudo o que Ele precisa para nos desvencilhar das tentações, as quais nos levarão a perverter o nosso caminho. Deus sempre atende aos limpos de coração (Sl 73.1).
Por fim, o rei rogou que Deus tivesse piedade dele. Esse é um pedido de quem sabe que, aparentemente, apesar de não ter saído da presença divina, não pode avançar a não ser que o Senhor se apiede dele. Na verdade, a tentação é como uma tormenta que, após passar, sempre deixa algum traço de destruição. Assim como temos de limpar as ruas, remover árvores e galhos caídos, precisamos da ajuda divina para nos limpar completamente.
Ao ter piedade de nós, o Senhor abre os Seus braços e nos recebe de novo em Sua comunhão. Com isso, o nosso coração volta a ter alegria e a procurar a presença do Pai. A sinceridade encaminha as pessoas que a possuem, mas a perversidade dos desleais os desencaminha (Pv 11.3). Os sinceros provam que amam o Altíssimo, e o contrário também é verdade.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Versículo do Dia
Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12
-
A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.Salmo 63.8 O autor desse Salmo é o rei Davi. Ele ia de um extremo a outro, pois e...
-
Quando os seus juízes forem arremessados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis.Salmos 141.6 O salmista disse que viria...
-
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar. Marcos 3.14 Era grande o número de pessoas que aprendiam de Jesus, mas E...