sábado, 22 de fevereiro de 2014

Como lidar com o esgotamento


Pergunta: sinto-me tão sufocada! Só quero Sumir. Como enfrentar isso?
  
Esta pergunta imediatamente faz pensar na palavra "esgotamento". É uma condição que pode atacar qualquer um de nós. Básica mente significa que nos desgastamos pelo esforço excessivo de atingir algumas expectativas irrealistas impostas sobre nós por nós mes­mos ou pelos valores da sociedade.
A pessoa que está experimentando esgo­tamento é "alguém num estado de fadiga ou frustração ocasionado por devoção a uma cau­sa, modo de vida ou um relacionamento que deixou de produzir a recompensa esperada".

Algumas pessoas que estão esgotadas fi­cam com raiva das famílias, dos amigos e dos patrões. Esta é uma raiva que está ardendo logo abaixo da superfície, pronta para ferver e transbordar à menor provocação.
Outra reação da pessoa esgotada é a im­pressão de que nada mais lhe resta. E como se estivesse fugindo da própria vida. Ela desiste de tudo, alegando que nada pode ser feito e que a bagunça toda não tem jeito mesmo. Por não fazer nada, ela prejudica os outros. Sua energia, integridade, amor, cuidado e desejo se foram. 

Esgotamento é quando você está com o tanque vazio.
Uma das causas principais do esgotamen­to é a falsa expectativa. Expectativas irrealistas
Sobre a vida, pessoas ou uma ocupação podem levar ao esgotamento. Algumas mulheres focalizam o alvo que desejam atingir, sem levar em consideração a luta envolvida no processo de chegar lá.

Outra faceta das expectativas irrealistas é a crença de que "isso não pode acontecer comi­go". Outras pessoas desabam, mas eu não. Outras pessoas fracassam, mas eu não. Outras pessoas se esgotam, mas eu não.

O Que Pode Ser Feito Para Vencer o Esgotamento?


1.  Avalie suas metas. Quais são e que pro­pósito têm?

2.  Avalie suas expectativas. Liste-as e des­cubra quais são realistas e quais não são.

3. Identifique as horas de tensão em sua vida.

4. Esteja disposta a correr o risco de apro­ximar-se dos outros. Deixe que outros a ajudem a carregar sua responsabilidade.

5. Aprenda pelo menos uma técnica de re­laxamento e pratique-a com regularida­de. Isso ajuda a descansar componentes críticos do sistema de emergência do seu corpo.

6. Equilibre sua vida fazendo exercícios re­gularmente. Um bom condicionamento físico fortalece o sistema imunológico e aumenta as endomorfinas, que são os calmantes naturais do cérebro.

7. Descanse o suficiente. Permita-se dormir o suficiente. Ao contrário do que nos en­sinaram numa geração anterior, a maioria
de nós precisa dormir mais do que de fato dorme. O estímulo da adrenalina reduz nossa necessidade de sono - mas é uma arapuca, porque no fim pagamos o preço disso.

8. Aprenda a ser flexível. Somente o evangelho é imutável. Suas idéias e pri­oridades talvez precisem mudar. A fle­xibilidade reduz a probabilidade de frustração.

9. Vá mais devagar. Lembre-se, Deus nunca está com pressa. A "pressa" é uma característica humana causada por pla­nejamento inadequado e má adminis­tração do tempo. A pressa aumenta o "desgaste" do nosso corpo e mente e aumenta a produção destrutiva da adrenalina.

10. Preste atenção aos pequenos aborreci­mentos. Eles têm mais probabilidade de matá-la do que os grandes. As pequeninas irritações do dia-a-dia são as mais letais.

11. Focalize seu trabalho e use o tempo para
coisas essenciais. Reduza as redundân­cias, elimine as atividades desnecessá­rias, evite coisas que exigirão demais de
você e aprenda a dizer não bondosamen­te, sem ofender e sem experimentar uma sensação de culpa.

12. Permaneça em contato com a realidade. Não consinta que suas ambições extrapolem os limites de suas capacidades.

13.  Evite condições de impotência; assu­ma o controle e implemente uma es­tratégia para enfrentar qualquer coi­sa, por mais insignificante que seja.

14. Se você não puder solucionar uma área importante de conflito de sua vida, deixe-a. Passe adiante, se necessário. As noções de sermos super-humanos nos mantêm em severas situações de conflito.


Escrito por:H. Norman Wright
Editora: Bompastor

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...