terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Entre a intenção e a ação



“Quem ficar observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá”. Ec.11.4

O começo de um ano novo é oportunidade para estabelecer planos, objetivos e metas na busca de cumprir o propósito da vida. Também é comum querermos tirar projetos da gaveta, retomar aqueles sonhos há tanto tempo adiados. No entanto, o tempo passa rápido e quando nos damos conta estamos no meio do ano e logo mais chega o fim de mais um ano. A história se repete:  onde foram parar aquelas boas intenções? Sabemos o que fazer, mas o difícil é colocar em prática o que planejamos, pois isso demanda esforço e persistência. Não basta motivação extrínseca - pressão de fora - ou intrínseca - autoconcordância. O nosso “bicho-preguiça”  interior representa o grande desafio para nós.  
Para que os sonhos se tornem realidade precisamos ir da intenção à ação, e o que faz a ponte entre ambas é a atitude. Atitude, você tem? Saiba que você pode modificar sua vida, mudando sua atitude.
Atitude é uma predisposição duradoura com componentes ideacionais, emocionais, volitivos e comportamentais que nos capacita a responder prontamente a determinada situação de forma eficiente.   Essa atitude necessária é caracterizada por três convicções:
Em primeiro lugar, a convicção de que as conseqüências desse esforço valerão a pena.
“Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz...”

Veja como é importante sua expectativa sobre a conseqüência. Tenha certeza de que é possível e valerá a pena superar todos os prováveis obstáculos que são inimigos das boas intenções. Os desdobramentos do seu trabalho serão eternos e gratificantes. Se for por uma boa causa, será recompensador lutar até o fim.
Em segundo lugar, ter objetivo bem definido e a convicção de que você vai conseguir atingi-lo.
“...desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem”.

É necessário planejar detalhadamente tudo o que, quando e como vai ser feito. Em cada obstáculo, lembre-se sempre da meta a ser alcançada. 
Em terceiro lugar a convicção de que posso recomeçar se fracassar.
Todos têm possibilidade de fracassar. O que é determinante é a atribuição que você faz diante do insucesso. Que palavra vem ao seu coração quando surge um obstáculo? Entenda que o problema é temporário e não permanente, é específico e não generalizado. “Pois ainda que o Justo caia sete vezes, tornará a erguer-se...” Pv.24.16

Olhe para onde você quer chegar, mas lembre-se sempre do ponto de onde partiu e veja o quanto você já caminhou. Quando surgirem imprevistos ou situações perigosas que ameaçam o objetivo final siga o conselho bíblico - “fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, antes, seja curado” – então siga em frente e você celebrará a sua chegada.

Então, Atitude!

Pr. Onésimo F. da Silva 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...