domingo, 15 de setembro de 2013

VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!

horizonte

Hoje ao acordar li o capitulo 19 de 1Reis, passagem que começa falando sobre a ameaça de morte que Elias sofre de Jezabel, sua fuga para o monte Horeb e a última missão que Deus dá a Elias antes dele ser trasladado.
A história deste profeta é impressionante e emocionante. Um profeta de fibra e coragem, que ousa afrontar o ímpio rei de Israel, Acabe e sua esposa idólatra, Jezabel. Acabe e Jezabel foram tão terríveis que Palavra diz que nunca, nenhum reinado de Israel irritara tanto ao Senhor quanto o deles.
Ungido por Deus e enviado para combater a idolatria que havia tomado conta de Israel, Elias enfrenta Acabe e Jezabel corajosamente. O ápice do enfrentamento amento acontece no Monte Carmelo, quando Elias desmascara 850 profetas de Baal, diante de todo o povo de Israel, que são consumidos pelo fogo.
A vida de Elias foi um constante agir de Deus. Ele profetizou os sete anos de seca que Israel passaria, foi alimentado pelos corvos e codornizes no deserto, fez o milagre da multiplicação da comida da panela da viúva de Sarepta e enfrenta os profetas de Baal com ousadia.
No entanto, algo curioso acontece na vida deste homem no capítulo 19 de 1 Reis, depois de ser ameaçado de morte por Jezabel, Elias foge e cai numa profunda depressão!
Aquele homem forte, ousado e corajoso cai em tão grande depressão que ele chega a desejar a própria morte.
Deus envia um anjo para cuidar de Elias. O anjo o alimenta e o leva para o Monte Horebe, onde Deus pessoalmente falaria com ele. Nos versículos 8, 9 e 10 está escrito: “ Levantou-se, pois, e comeu e bebeu: e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horeb, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite: e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.”

Eu já vi pregadores dizendo que Elias estava cego pelo orgulho e vaidade e por isso achava que somente ele havia sobrado entre os profetas fiéis de Israel.
No versículo 18, Deus mostra a realidade a Elias dizendo: “Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda a boca que o não beijou”.
Sete mil havia em Israel e Elias não enxergava isso!
Seria realmente por orgulho ou vaidade?
Não acredito…

Hoje o Senhor me mostrou que Elias não enxergava que ainda haviam muitos profetas fiéis como ele porque estava deprimido, cansado.
As batalhas tinham sido tão grandes na vida daquele homem que, quando ele ouviu a ameaça de Jezabel ele chegou ao seu limite emocional e desabou…
Aquele profeta corajoso e ousado desabou emocionalmente. Ele desejou a morte não porque duvidava da capacidade de Deus protegê-lo, mas porque não agüentava mais tanta pressão.
Hoje o Senhor tem uma mensagem especial para você que vive uma vida de pressão e angústia.
Elias não conseguia enxergar que não estava sozinho, Elias, o grande profeta, chegou a perder a vontade de viver…
Foi necessário que Deus agisse de forma sobrenatural para restaurar as forças de Elias e recolocá-lo na caminhada, que ainda era grande.

Ei!
Hoje o Senhor te diz que você não está só!
Ele está contigo e existem milhares de pessoas fiéis a Deus e que ouvem a sua voz…
Você não está só! Não se isole!
A pressão e a depressão nos levam naturalmente ao isolamento e esse sentimento de cansaço e solidão nos fazem perder a vontade de continuar…
Você não está só!
O mesmo Deus que agiu no passado na vida de Moisés, Davi, Elias é o Deus que continua agindo na sua vida!
Da mesma forma que pessoas especiais foram usadas por Deus para abençoar a vida desses homens, Ele também o fará na sua, você NÃO está só!
Abra os olhos!

Acredite no mover de Deus na sua vida, dialogue com Ele e pare para ouvir sua voz mansa e suave. (E ele lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte, perante a face do Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas, diante da face do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém, também, o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada – vers. 11 e 12)
Às vezes, quando estamos em situação de pressão e depressão, esperamos que Deus fale conosco de forma milagrosa, estrondosa, mas normalmente Ele nos fala com uma voz mansa e macia…
Talvez você precise hoje parar os seus afazeres e apurar os ouvidos para ouvir a voz mansa e suave de Deus…

Páre de pensar em fórmulas, pare de racionalizar, pare e ouça, Deus quer falar contigo!
Leia a Palavra, ore, pare e ouça a voz suave e mansa do Senhor, porque Ele está contigo e enviará as pessoas certas para, do seu lado, continuarem a caminhada, Você não está só!
Pense nisso e seja feliz!


Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH