sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pão Diário - 06\09\2013


Riso falso

Hunter Adams, o médico cuja a história de vida inspirou o filme Patch Adams, O Amor é Contagioso, 1998, sempre incentivou o relacionamento médico-paciente apoiado fortemente no senso de humor e brincadeiras. Adams acredita que estabelecer este tipo de conexão com o paciente é fundamental para melhorar a sua saúde física e emocional. 
O riso e o humor são importantes na vida. O livro de Provérbios diz: " A alegria faz bem à saúde... " ( Provérbios 17:22 ). Todos nós poderíamos utilizar mais o riso em nossas vidas.
Embora haja lugar para o humor, às vezes o riso pode ser um disfarce. As pessoas podem aparentar felicidade, mas por dentro sentir-se emocionalmente destruídas. Como conselheiros, estive numa posição privilegiada para ouvir alguns dos mais trágicos relatos de sofrimentos pessoais, para depois, simplesmente, terminar rindo da situação.
É verdade. Algumas vezes rir ou fazer piada representa algo mais do que simples defesa. Podemos brincar o tempo todo como forma de nos escondermos dos outros, pois assim não nos levarão a sério. E muitos de nós aprendemos a interpretar o palhaço e a encobrir muitos sofrimentos profundos por trás do nosso senso de humor e espírito brincalhão. O livro de Provérbios diz: " O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou " ( Provérbios 14:13 ). Embora o riso possa mascarar a dor, ela continua lá e precisamos tratá-la.
Chega o momento na vida dde todos em que precisamos enfrentar nossos sofrimentos ao invés de nos escondermos deles. Há um tempo para transformar nosso riso e tristeza ( Eclesiastes 7:3 ) e convidar Deus para nos dar palavras de consolo e cura às áreas feridas do nosso coração.
Não permita que o riso falso impeça o consolo e a cura que somente Deus pode trazer. - Jeff Olson

Leia: Provérbios 14:1-13
O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou ( v.13 ).

Examine: Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará ( Mateus 5:4 ).

Considere: Que sofrimento você tentou esconder por trás de um riso falso ? Que atitude tomará para levar sua dor diante de Deus e de outras para que haja cura genuína ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH