segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pão Diário - 16\09\2013


Contra tudo

Ao refletirmos sobre as vitórias dramáticas registradas na Bíblia, pensamos imediatamente em Davi e Golias. Com certeza você lembra da história de um jovem e destemido pastor de ovelhas que derrotou um enorme guerreiro filisteu usando uma funda e uma tonelada de confiança em Deus ( 1 Samuel 17:1-50 ). Esquecemos que antes de Davi matar o gigante, Jônatas ( que se tornaria um dos amigos mais íntimos de Davi ) demonstrou grau de coragem e confiança semelhantes.
Aqui está o cenário. O exército de Israel estava em situação perigosa. Os filisteus tinham reunido uma poderosa tropa armada até os dentes pronta para a batalha. Desarmados e em número muito inferior aos milhares de filisteus, os homens de Israel fugiram para as montanhas e se esconderam nas cavernas ( 1 Samuel 13:6-7 ).
Finalmente Jônatas, o filho do rei de Israel, se cansou de viver amedrontado e decidiu tomar uma atitude. Ele e seu escudeiro desafiaram um acampamento filisteu estrategicamente posicionado no alto de um despenhadeiro. À primeira vista parecia uma missão suicida. Porém na visão de Jônatas " ...nada poderá impedi-lo de nos dar a vitória, ainda que sejamos poucos " ( 1 Samuel 14:6 ). Através de uma miraculosa cadeia de eventos,  Jônatas e seu companheiro surpreenderam o acampamento filisteu ( vv.8-14 ). A vitória deles desencadeou um enorme pânico que tomou conta de todo o exército filisteu e o levou à derrota ( vv.15-20 ).
Contra todas as possibilidades, naquele dia Deus salvou Israel. Pode não ser tão dramaticamente óbvio, mas às vezes Ele nos levará a enfrentar situações em que todas as circunstâncias parecerão estar contra nós. Por que todo esse drama e suspense ? Talvez para aumentar nossa reverência e confiança nele. Pois não somos nós que vencemos as batalhas, mas Deus. - Jeff Olson

Leia: 1 Samuel 14:1-23
...se ele nos ajudar, nada poderá impedi-lo de nos dar a vitória, ainda que sejamos poucos ( v.6 ).

Examine: O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia ( Salmo 111:4 ).

Considere: Leia o Salmo 111 e relembre uma situação na qual Deus interferiu de maneira indubitável. Por que precisamos relembrar que Ele é o Senhor das batalhas da vida ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH