segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pão Diário - 02\09\2013

Carpe diem

" Carpe diem ! Aproveitem o dia ! Tornem suas vidas extraordinárias ! " recomendava insistentemente o professor de inglês John Keating no filme Sociedade dos Poetas Mortos. Gosto do lema: Carpe diem ( latim, aproveite o dia ). Ele me incentiva a viver cada dia com plenitude, sem desperdiçar um momento sequer. Após assistir recentemente a um drama que retratava o relacionamento entre dois filhos na casa dos 30 anos e seu pai, adquiri um novo e mais amplo entendimento desta expressão.
Os filhos estavam " aproveitando o dia " em suas carreiras e relacionamentos. O pai estava sempre á disposição deles, providenciando uma boa refeição ou levando os netos ao colégio, até sofrer um derrame cerebral. Para os filhos pareceu tão repentino. Não houve sintomas anteriores - nenhuma mudança que tivessem percebido. Enquando o pai estava em coma, eles perceberam que consideravam o pai como alguém sempre disponível. Não estavam " Aproveitando o dia " em seu relacionamento com ele.
Ao lermos Eclesiastes 12:1-5, somos propensos a concentrar nossa atenção nas razões para nos lembrarmos do nosso Criador enquanto somos jovens. Podemos deixar de perceber que ele rescreve a deterioração que surge com a idade - para nossos pais ( e para nós ). Um dia as pernas deles começarão a tremer, os ombros se curvarão para frente, pos dentes deixarão de mastigar e a visão ficará embaçada ( v.3 ). Um dia a energia deles diminuirá. Não mais veremos a costumeira vivacidade dos seus passos ou o prazer que tinham ao executar uma tarefa ( vv.4-5 ).
As oportunidades para honrarmos nossos pais têm um tempo limitado. Um dia, como observou o sábio rei Salomão em Eclesiastes 12:5: " ...[ estarão ] caminhando para o [ seu ] último descanso... " Se os seus pais ainda estiverem vivos, honre-os hoje. Carpe diem. - Poh Fang Chia

Leia: Eclesiastes 12:1-5
Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando ( Êxodo 20:12 ).

Examine: ...mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo ( Eclesiastes 11:8 ).

Considere: Como você pode " aproveitar o dia " com seus pais e avós ? De que maneira você as tratará hoje ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH