terça-feira, 17 de setembro de 2013

Pão Diário - 17\09\2013


Perdão

Ficamos chocados quando uma mulher que nos ofendera no passado apareceu numa reunião familiar. Ela destruiu a família do meu pai quando eu era criança, e apesar das tentativas de reconciliação, nunca admitiu sua culpa nem pediu perdão pelas consequências. E invadiu nosso encontro familiar e exigindo ser tratada como alguém da família !
Não sabíamos como reagir. Ser delicados e afetuosos ao recebê-la, correndo o risco de trivializar a sua ofensa, ou ser radical demais, alimentar ressentimentos e fantasiar sobre a vingança, correndo o risco de negar a graça que Deus estendeu em nós. Ficávamos imaginando qual o significado do perdão em tal situação ( Colossenses 3:13 ).
Descobrimos que o objetivo do perdão é a reconciliação. Embora nem todos os relacionamentos rompidos possam ser consertados, pois esposas e filhos agredidos devem ser protegidos de seus abusadores, devemos visar a reconciliação entre transgressor e vítima.
A reconciliação exige o arrependimento do transgressor, que peça o perdão e, se possível, restitua as perdas. A vítima deve liberar o transgressor da necessidade de pagar por seu pecado. Ela escolhe arcar com o prejuízo e , ao invés de planejar vingança, se compromete a amar e procurar o melhor para essa pessoa.
Pode ser extremamente difícil agir assim. Muitas vezes, é árduo demais para se conceder o perdão. Mas nós, que fomos perdoados por Deus, devemos nos comprometer a perdoar os outros e, em seguida, fazer mais um esforço para nos aproximar de quem foi perdoado ( v.12 ).
C. S. Lewis escreveu a um amigo: " Na semana passada, enquanto orava, de repente descobri - ou me senti como se tivesse descoberto - que havia perdoado alguém que eu tinha tentado perdoar há mais de 30 anos. Orava para conseguir fazer isso. "
Ás vezes a revelação vem de modo repentino. - Mike Wittmer

Leia: " Colossenses 3:12-17 "
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros ( v.13 ).

Examine: Mateus 6:14-15 ; Lucas 17:3-5 ; Efésios 4:32

Considere: Se a meta do perdão é a reconciliação, é válido oferecer perdão a alguém que nos feriu e não se arrependeu ? O que fazer se a pessoa que o ofendeu já faleceu ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH