quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pão Diário - 11\09\2013


Perito criminal

Minha irmã é perito criminal. Certa madrugada ela acordou às quatro da manhã pelo toque do seu telefone - tinha ocorrido um assassinato ! Ela tinha 48 horas para reunir provas suficientes e registrar as acusações contra o suspeito do crime, sob custódia. Minha irmã investigou cuidadosamente o tenebroso crime, nos dias seguintes. 
Na primeira noite disse: " Quando fecho os olhos vejo sangue por toda a parte. " Na segunda noite, cismou: " Vejo apenas ferimentos e lacerações. " Na terceira noite, anunciou: " Consigo compor a sequência do crime ! "
De certa forma, os cristãos também são chamados a serem peritos criminais. Dê uma olhada em Deuteronômio 17. Nos versículos 2-13, lemos duas vezes: " ...assim tirarão o mal do meio do povo " ( vv.7, 12 ). Estes versículos destacam a importância dos israelitas em investigar e punir o pecado em sua comunidade. O pecado é tão abominável para Deus que não pode coexistir com Ele. O Senhor é santo e espera que reflitamos Sua santidade. Enquanto Moisés reafirmava os termos da aliança de Deus com o israelitas, disse-lhes que não deveriam permitir que as consequência do pecado corrompessem a comunidade. Como um câncer, devia ser diagnosticado e exterminado.
Entretanto, eles deveriam " ... examinar o caso com todo o cuidado ... " ( v.4 ). Deus não queria que tirassem conclusões precipitadas. Era necessário envolver as tetemunhas ( v.6 ). E para prevenir falas acusações, a stestemunhas tinham que atirar as primeiras pedras ( v.7 ). Se a vida de um inocente fosse tirada, eles assumiriam a culpa pessoalmente.
Quando os cristãos que conhecemos tiverem aparentemente caído em pecado, precisamos investigar o assunto com cuidado. Se o pecado estiver presente, nossa meta deveria ser incentivá-los a se arrependerem diante de nosso Deus santo, compassivamente. - Poh Fang Chia 

Leia: Deuteronômio 17:2-13
Se souberem que alguém está fazendo isso, examinem o caso com todo o cuidado... ( v.4 ).

Examine: - Deuteronômio 19:15-19
- Mateus 18:15-17
- 1 Timóteo 5:19-21

Considere: Qual a sua atitude ao perceber um irmão lutando contra o pecado ? Você cresceu espiritualmente quando alguém o exortou em amor quanto ao pecado em sua vida ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH