sábado, 14 de setembro de 2013

Pão Diário - 14\09\2013


Fracassos e rejeições

O jovem João Marcos havia se juntado a Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária ( Atos 13:4-5 ). Por razões desconhecidas, ele os deixou ( v.13 ). Talvez estivesse com saudades de casa, ou não suportava a dura vida no campo missionário. Paulo estava incomodado com o não comprometido de João Marcos e por ele ter abandonado a missão.
Três anos depois da primeira viagem missionária, Paulo queria visitar as mesmas cidades novamente para encorajar os novos cristãos de lá ( Atos 15:35-36 ). Barnabé queria que João Marcos os acompanhasse nesta segunda viagem. Paulo discordou veementemente. Achava que o jovem havia demonstrado que era indigno de confiança ( vv.37-38 ). Para Paulo, a missão era importante, e ele estava certo em não levar Marcos. Para Barnabé, o jovem era valioso. Barnabé tinha razão em querer levá-lo. Irredutíveis em suas convicções, " ...eles tiveram uma discussão tão forte, que se separaram... " ( v.39 ).
João Marcos havia falhado antes. No entanto, Barnabé enxergava o valor potencial do jovem primo que fora rejeitado como um fracassado ( Colossenses 4:10 ). Barnabé via além do fracasso de Marcos, enxergava restauração e um futuro produtivo e eficaz.
João Marcos aproveitou a segunda chance que recebeu. Mais tarde Paulo reconheceu ( quase se desculpando ) que João Marcos foi de grande ajuda no ministério ( 2 Timóteo 4:11 ). Este jovem rejeitado foi em frente e escreveu o livro que leva o seu nome - o evangelho de Marcos. 
Você se lembra de alguma ocasião em que falhou e surgiu Barnabé ao seu lado - acreditando e restaurando por completo sua vida para ser útil ? É a sua vez. Existem pessoas como João Marcos ao seu redor que imploram por uma segunda chance. Você será um Barnabé para eles ? - K.T. Sim

Leia: Atos 15:35-41
Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca... ( Isaías 42:3 ).

Examine: - Isaías 35:3-4
- Mateus 11:28-30
- Filemom 1:11-12

Considere: Você é mais parecido com Paulo ou Barnabé em suas interações com pessoas que falharam ? Para qual " João Marcos " em sua vida você expressará palavras de cura e restauração hoje ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH