quarta-feira, 17 de julho de 2013

Pão Diário - 17/07/2013


Resumos da vida

Quando eu lecionava inglês para o Ensino Médio, meus alunos liam as versões condensadas. Sempre os incentivava a utilizar as guias de estudo com a leitura do romance ou peça. Embora as interpretações literárias condensadas pudessem ajudá-los a compreender trechos complexos, nada poderia substituir a leitura em primeira mão das obras completas. A leitura de versões condensadas em lugar do original seria como ler a receita de uma torta de maçã em vez de prová-la da verdade. Os atalhos nos deixam incompletos.
O mesmo é verdadeiro para a nossa caminhada espiritual. As provações são as escolas para desenvolvimento do caráter. Entretanto, quando pressionados pelas mãos do oleiro somos propensos a afirmar que a vida é injusta ou a buscar uma saída ( Jeremias 18:6 ).
Acostumado com as dores das escolhas dos outros, José enfrentou situações complicadas. Porém, as lições que aprendeu vieram daquilo que ele acreditava sobre o coração de Deus ( Gênesis 50:20 ). A questão não é se tempos difícies virão, mas qual será nossa reação quando chegarem. Jesus disse que a chuva cai sobre os bons e os maus ( Mateus 5:45 ). Portanto, o desafio é buscar a bondade que vem das Suas mãos em meio a qualquer provação que encontrarmos. 
Paulo escreveu: " Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano ( Romanos 8:28, ênfase acrescentada ). Para que tudo coopere para o nosso bem...
- devemos amar a Deus, demonstrando isso através da nossa obediência ( João 14:23 ).
- devemos almejar cumprir  o propósito de Deus para nossa vida ( Romanos 8:28 ) - nos tornarmos como Seu Filho ( v.29 ) para Sua glória ( 2 Coríntios 3:18 ).
A medida que fizermos isso, conheceremos a bondade de Deus nos momentos difíceis, como José veio a conhecer. - Regina Franklin  

Leia: Gênesis 50:14-22
...vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente ( v.20 ).

Examine: - Salmo 73
- Salmo 105:17-19
- Tiago 1:2-4

Considere: Como a busca por breves provações prejudicou o desenvolvimento do seu caráter ? Como manter o foco no que Deus está fazendo ao enfrentar um desafio na vida ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...