segunda-feira, 1 de julho de 2013

Pão Diário - 01/07/2013

Cumprir o Dever

Alguma pessoas bem-intencionadas em modernizar uma liturgia na igreja católica enviaram as suas confissões aos padres através de 

mensagens de texto. Em resposta, um líder religioso comentou: " Estamos incentivando os católicos a confessarem seus pecados, pessoalmente, 

com um coração contrito. "
Na confissão, não existe atalho para o lugar de sermos " ...humildes debaixo da poderosa mão de Deus... " ( 1 Pedro 5:6 ). Nossas confissões 

devem envolver um encontro genuíno com Deus - qualquer atitude mais casual será o mero cumprimento de uma obrigação.
Para Esdras, tratar o pecado de Israel, não era simplesmente um dever rotineiro. Embora Deus tivesse advertido a nação quanto à proibição 

do casamento misto, os israelitas insistiram em continuar casando-se com estrangeiras.
Ao ouvir isto, Esdras declarou: " ...rasguei as minhas roupas em sinal de tristeza, arranquei os meus cabelos e a barba e me sentei, muito 

desgostoso " ( Esdras 9:3 ). Sua intenção não era obter rapidamente o perdão. Ele demonstrou autêntico remorso pelo pecado, e expôs o 

desejo de Deus em sua resposta.
A reação de Esdras o levou a confessar em oração: " ...Ó Deus estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua 

presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que sobem até o céu " ( v.6 ). Esdras não apresentou justificativas, nem minimizou a 

ofensa. Ele esperava que Deus não rejeitasse " ...um coração humilde e arrependido " ( Salmo 51:17 ).
Ao ler esta confissão percebi que às vezes volto facilmente ao pecado. Se você for como eu, pode ser que algumas vezes a sua vida de oração 

inclua um rápido " Ops, Senhor " como forma de confissão. Todavia, agir assim significa simplesmente cumprir uma obrigação, quando a 

situação exige muito, muito mais. - Jennifer Benson Schuldt

Leia: " Esdras 9:3-7 " 
...Ó Deus, estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que 

sobem até o céu ( v.6 ).

Examine: Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido ( Salmo 66:18 ). 

Considere: Quando foi a última vez que você buscou o perdão de Deus para um pecado específico ? Por que a confissão é importante na vida 

do cristão ? 

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...