terça-feira, 16 de julho de 2013

Pão Diário - 16/07/2013


Legado

A maioria dos pais deseja uma vida melhor para os filhos. Muitas vezes, aqueles que têm condições financeiras deixarão uma herança considerável para os filhos - na esperança de que o dinheiro extra os ajude a enfrentar as necessidades, os perigos e as incertezas da vida. Esta atitude é nobre, pois Provérbios 13:22 diz: " O homem bom terá uma herança para deixar para os seus netos... "
Entretanto, não é melhor que podemos fazer. Deus ordena que deixemos um legado que o dinheiro não pode comprar. Quando Ele libertou os israelitas da escravidão no Egito os advertiu: " ...tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos " ( Deuteronômio 4:9 ).
Os israelitas deveriam transmitir sua aliança com Deus aos seus filhos, falando frequentemente a Seu respeito: " ...e nao deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem " ( Deuteronômio 6:7 ). Se fossem bem-sucedidos em levar seus filhos a amarem a Deus, então seus descendentes viveriam " ...muitos aos na terra que o Senhor Deus jurou dar aos nosos antepassados... " ( Deuteronômio 11:21 ). Se falhassem e seus filhos se voltassem aos ídolos , então eles desapareceriam " ...logo da terra... " e  seriam " ...completamente destruídos " ( Deuteronômio 4:26 ).
Portanto, deixar um legado espiritual também pode resultar em apoio financeiro à próxima geração. Os mansos verdadeiramente herdarão a terra. Embora o curto prazo não haja garantias, aqueles que foram criados para amar a Deus e ao próximo estão mais preparados para administrar com cuidado - e oração - qualquer bênção financeira inesperada que venham a receber. Mais importante , " ...ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade... " 
Ele vai capacitá-los a " ...receber a vida, a verdadeira vida " ( 1 Timóteo 6:17-19 ). - Mike Wittmer

Leia: Deuteronômio 4:1-9
Não as esconderemos dos nossos filhos, mas falaremos aos nossos descendentes a respeito do poder de Deus, o Senhor, dos seus feitos poderosos e das coisas maravilhosas que ele fez ( Salmo 78:4 ).

Examine: - Deuteronômio 6:4-9
- Salmo 71:18
- Salmo 145:4

Considere: Faça uma lista das riquezas ou valores espirituais, você herdou dos seus pais. Como você está transmitindo estes valores à próxima geração ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...