segunda-feira, 1 de julho de 2013

5 OU 95?

5 OU 95


Depois de um feriado prolongado, estávamos todos agitados durante a aula de Fisiologia, ansiosos para contar as novidades aos colegas. Um velho professor entrou na sala.  Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas o barulho era intenso!
Constrangido, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca, dizendo o seguinte: – “Eu vou falar isso uma única vez!”, levantou a voz, e um silêncio de culpa se instalou em toda a sala.

O professor continuou…
-Desde que comecei a lecionar há muitos anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem  alguma diferença no futuro, apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença, de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e poderia generalizar ainda mais; de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas  os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio  necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.

Obrigado  pela atenção e vamos a aula de hoje.”
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de  Fisiologia durante todo o semestre, afinal quem gostaria de ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.

Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então tenho feito tudo para ficar no grupo dos 5%. Uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer sempre o melhor possível,  seguramente sobraremos na turma do resto…

Pense nisso!

De qual grupo fazemos parte? Dos 5% que fazem a diferença ou dos 95% que não enxergam os verdadeiros valores da vida, que passam por ela sem fazer nada de útil e sem encontrar o verdadeiro e pleno amor?

Em Mateus 13. 25, Jesus nos conta a parábola do joio e do trigo. O lavrador semeia a boa semente no campo, mas com o tempo ele observa que, junto ao trigo viçoso e bonito, está crescendo o joio, uma erva daninha que de nada serve, pelo contrário, sufoca o crescimento do trigo… 
A seara é grande, a plantação é linda, mas naquele meio existe o joio e o trigo…
Na parábola de Jesus, Os servos se manifestam querendo arrancar o joio da plantação, mas o Senhor da Seara responde: Não faça isso, para que, ao colher o joio, vocês não arranquem também o trigo com ele. E assim, trigo e joio ficarão juntos até que a colheita seja feita…

Pense nisso…

De qual grupo fazemos parte?
O detalhe é que trigo e joio são muito parecidos. Não se distingue o trigo do joio facilmente. Além disso, como cresceram juntos no campo, suas raízes muitas vezes estão entrelaçadas. E o cuidado do Senhor da Seara é tão grande que, por amor ao trigo, para não correr o risco de perdê-lo, ele permite que os dois cresçam juntos até o momento da colheita…
Trigo e joio convivendo juntos até a ceifa…
De qual grupo você faz parte?
Uma coisa é certa: o tempo da colheita está chegando…

Em MT 16:27 está escrito -  “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras”.
De qual grupo você faz parte? Dos 5% que faz a diferença ou dos 95% que passa sem sentido pela vida?
Jesus disse em em Mt 13:30: “por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”.
Trigo e joio convivendo juntos até a ceifa… 

De qual grupo fazemos parte?
Pertencer a um ou outro grupo depende de nossa escolha. Depende do que queremos pra nossas vidas. Depende da postura que tomamos, depende das escolhas que fazemos, depende de nossa fé, de nossa vontade de mudar, da coragem de assumir a mudança…

E caso você pense que pra você não há jeito, caso você ache que não há volta ou que seus pecados são grandes demais, creia que o amor de Deus por nós é absoluto. E quando nos dispomos a mudar mesmo que estejamos imundos pelo pecado, Deus nos diz em Is 1:18:
“Vinde então, e ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão BRANCOS como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”

Creia nisso!
O Senhor te recebe como você é, de braços abertos, e te  transforma no mais lindo trigo da seara.
Tome a decisão certa…

Faça parte dos 5% que fazem a diferença!
Mude a sua vida… e seja feliz!!!

Por deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...