quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pão Diário - 03/07/2013

Firme devoção

Em 605 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém, e voltou para a Babilônia com os despojos da sua vitória. Trouxe os judeus de descendência real e nobre como reféns para garantir que Judá continuaria submissa à Babilônia ( Daniel 2:1-3 ).
Daniel, Ananias, Misael e Azarias foram os quatro jovens judeus escolhidos para receber a educação babilônica ( vv.4-6 ). Seriam reprogramados para "...aprender a língua e estudar os escritos dos babilônicos" ( 1:4 ). O rei queria que eles pensassem, falassem e vivessem como os babilônios.
Os seus nomes judeus honravam Javé, os babilônicos não, e por isso receberam novos nomes. Um novo nome denota uma nova aliança ( v.7 ). Daniel ( Deus é meu juiz ), por exemplo, foi mudado para Beltessazar ( Bel, deus supremo dos babilônios, protege o rei ) e Azarias ( o Senhor é o meu auxílio ) foi mudado para Abede-Nego ( servo de Nebo ). O rei queria que eles esquecessem e rejeitassem Javé.
Eles tinham uma vida de luxo e prazer - e se alimentavam da mesma comida do rei ( Daniel 1:5 ). Nabucodonosor queria que vivessem voluptuosamente neste mundo material. Porém Daniel resolveu não ficar impuro ( v.8 ). Além de recusar alimentos dedicados ás divindades babilônias ( Êxodo 34:15 ; 1 Coríntios 10:7, 18-21 ), ele decidiu não assimilar a cultura.
Também vivemos num mundo que tenta moldar nossa maneira de pensar, falar, viver e adorar. Quer que esqueçamos que somos portadores do nome de Jesus e nos seduz para construir altares aos deuses mundanos. Será que você, como Daniel, decidiu não se conformar ? Você precisa ser transformado ! Modifique o seu pensamento sobre este mundo ( Romanos 12:2 ). Em Cristo, você é cidadão do céu ( Filipenses 3:20; Hebreus 11:16; 13:14 ) e deve deixar as coisas do mundo para trás ( João 15:19; Tiago 4:4 ). - K. T. Sim

Leia: Daniel 1:1-8
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês... ( Romanos 12:2 ). 

Examine: - João 17:14-18
- 1 Coríntios 6:14-18
- 1 Pedro 1:14-17

Considere: Quais são algumas áreas da sua vida nas quais você se conformou aos valores do mundo ? Como você vai abandonar estas buscas vazias ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...