segunda-feira, 22 de maio de 2017

O DEUS QUE OUVE E SARA


Resultado de imagem para O DEUS QUE OUVE E SARA



E ouviu o SENHOR a Ezequias e sarou o povo.2 Crônicas 30.20


A ascensão de Ezequias ao trono de Judá foi um ato divino. Esse homem procurou o Senhor e Lhe serviu de coração inteiro. O pai dele foi um péssimo rei, dando-se aos costumes pagãos das nações que habitaram Canaã, bem como aos pecados de Samaria. No entanto, Ezequias não seguiu o exemplo de seu antecessor e se espelhou em Davi, seu ancestral. Por isso, foi bem-sucedido.

No primeiro mês do seu reinado, ele abriu as portas da Casa do Senhor, que tinham sido fechadas por seu pai. A seguir, promoveu um avivamento, ordenando que os levitas se santificassem e tirassem do santuário toda a imundícia. Então, veio ao seu coração o desejo de celebrar a Páscoa do Senhor em Jerusalém e mandou que convidassem não só Judá, mas também todo o Israel, desde Berseba até Dã. Que lindo plano!

Israel havia caído, e Salmaneser, rei da Assíria, levara Samaria em cativeiro. Alguns escaparam e voltaram, mas eram tão incrédulos, que riram dos mensageiros que os convidaram a participar da celebração. A mensagem do rei era de arrependimento, a fim de que voltassem para o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Porém, apenas alguns foram à festa. Os de Judá eram como uma só pessoa no temor de Deus, e isso era muito importante.

Muitos israelitas comeram a Páscoa sem se santificarem, mas Ezequias orou por eles, para que o Altíssimo, que é bom, perdoasse àqueles que tinham preparado o coração para buscar o Senhor, o Deus de seus pais, ainda que não se tivessem limpado segundo a purificação do santuário (v. 18,19). A oração de Ezequias foi ouvida. Veja, aqueles que são atendidos em suas petições devem sempre orar pelos necessitados.

Isso nos ensina o seguinte: há pessoas que, embora estejam dispostas a clamar a Deus, ainda não estão santificadas. Porém, mesmo assim, não devem ser impedidas de se achegarem à mesa do Senhor, porque todo ato de fé é imputado como justiça (Gl 3.6). Não se deve discriminar ninguém, pois a mesa é do Senhor, e Ele nos deixou esse exemplo.

Após a Páscoa, foi celebrada com grande satisfação a Festa dos Pães Asmos, durante sete dias, e os sacerdotes louvaram o Senhor, dia após dia, bem alto (2 Cr 30.21). Depois de entrar em acordo, a congregação continuou a celebração por mais sete dias. Aquele período de festas ficou conhecido como o mais importante desde os dias de Salomão (v. 26). A alegria contagiou o povo de Israel, como também os estrangeiros e os habitantes de Judá. Que linda comemoração!

Essas coisas exemplificam o que está disponível a nós hoje. Não podemos ficar na letra morta, mas sentir o que Deus quer fazer em nossos dias, pois, certamente, Ele tem Se preparado para realizar uma obra tão maravilhosa, que, se contada, ninguém acreditará. O Todo-Poderoso quer fazer em nosso tempo e em nosso meio algo que já está escrito, embora continue oculto aos nossos olhos. Ao entendermos Sua vontade, reinaremos com sucesso.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...