quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pão Diário


Árvore Genealógica

Minha filha recebeu um projeto escolar que pedia para traçar sua árvore genealógica. Ela solicitou minha ajuda para descobrir nossa ascendência. Infelizmente, só fui capaz de identificar os membros da família que pertenceram às três gerações anteriores. 
A árvore genealógica do nosso Senhor Jesus foi preservada pelo Espírito Santo, traçando Sua ascendência até Abraão ( Mateus 1:1-17 ) e a Adão ( Lucas 3:23-28 ). No livro de Mateus 1, Deus incluiu cinco nomes que deveriam nos surpreender muito, pois estes eram nomes de mulheres, e geralmente elas não são incluídas nas genealogias judaicas:
Tamar foi uma cananita que enganou seu sogro para que dormisse com ela, e assim deu seguimento à linhagem de Judá com o nascimento do gêmeos Peres e Zera ( Gênesis 38:6-30 ). Peres, com um nascimento incomum ( Gênesis 38:27-20 ), tornou-se um ancestral do Senhor ( Mateus 1:3 ).
Raabe era uma prostituta canaanita ( Josué 2 ; 6:17 ) que se tornou mãe de Boaz, o tataravô do ei Davi ( Mateus 1:5 ; Rute 4:21-22 ).
Rute era uma moabita amaldiçoada ( 4:5 ; Deuteronômio 23:3-4 ) e uma viúva pobre e desamparada ( Rute 2:2 ) que arriscou sua reputação para propor casamento a Boaz no lugar onde se batem os grãos, durante as festividades da colheita ( Rute 3 ). Ela se tornou a tataravó de Davi ( Mateus 1:5-6 ). Bate-Seba era uma hitita ( 2 Samuel 11:3 ) que através de uma rede de adultério, traição, engano e assassinato ( 2 Samuel 11-12 ) gerou o filho de Davi, Salomão ( Mateus 1:6 ).
Maria era uma virgem judia que suportou o escândalo de uma gravidêz inexplicável por toda a sua vida. Ela se tornou mãe de Jesus ( Mateus 1:18-25 ).
Estas mulheres foram redimidas e honradas como ancestrais do Messias. Jesus veio a ser o Salvador de judeus e gentios perdidos no pecado. - K. T. Sim

Leia: "Mateus 1:1-17" ...não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus ( Gálatas 3:28 )

Examine: Romanos 1:16-17 ; Romanos 10:12-15

Considere: Como o aprendizado da história dessas mulheres o encoraja em seu posicionamento diante de Deus ? Como a graça maravilhosa de Deus mudou sua vida e seu futuro ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH