segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SIMPLES ASSIM...


simplesassim

Nos últimos dias tenho vivido experiências muito fortes na área da confiança em Deus. Tenho aprendido, na prática, que a forma como encaramos os problemas e desafios de nossas vidas é fundamental para o mover de Deus. Na verdade, o que o Senhor quer é que compliquemos menos e vivamos mais o seu amor, com a confiança de que Ele está no controle de todas as coisas. Isso demonstra confiança e move a mão de Deus, que é fiel e age no tempo certo, muitas vezes até mesmo de forma inusitada, a nosso favor. Quero compartilhar com você hoje esta mensagem, que leva o nome “Descomplique”. É um pequeno testemunho, que te levará a um maior entendimento do agir de Deus em sua vida. Descomplique e você verá o mover de Deus. No tempo certo, na hora certa e muitas vezes de forma inusitada. Simples assim…

Descomplicar. Esta palavra o Espírito Santo tem ministrado fortemente ao meu coração neste dia e sinto que devo contar a você uma experiência que tive  há alguns anos atrás. Creio que poderá lhe ajudar a aproveitar melhor o ano de 2013 e a experimentar mais o amor de Deus em sua vida.

Há cerca de 10 anos minha família vivia a pior crise de sua história.  Meu pai havia perdido tudo nas mãos de um sócio e nunca mais se recuperou do baque. Naquela época, estava desenganado dos médicos, e lutava para sobreviver com um coração fraco e doente. Não tinha mais forças nem para trabalhar nem para sonhar…
O sustento da casa estava sobre meus ombros. Minha mãe cuidava de meu pai em casa e meus irmãos eram novos demais para assumir a casa. O mais velho, de 17 anos, me ajudava no escritório e o mais novo, de 10, estudava.
Nossa situação era muito grave. Além dos problemas de saúde de meu pai, enfrentávamos uma crise financeira terrível. Aluguel, contas de água, luz e telefone, tudo atrasado. Na dispensa, apenas arroz e farinha.
Num determinado dia, amanheci sobressaltada, muito nervosa. Não sabia de onde tirar dinheiro para pagar as contas, corríamos o risco de corte a qualquer momento e o pior, acabara de descobrir que meu pai não estava tomando direito a medicação que precisava tomar diariamente para economizar, pois sabia que não tínhamos de onde tirar.
Meu coração estava aflito. Me sentia perdida e com uma tristeza profunda em meu coração.
Naquela manhã, que para mim era de angústia, o Espírito Santo falou algo estranho ao meu coração. Ele disse: “Vá à academia!”.
Me surpreendi, achei que era maluquice minha, mas a voz era muito forte dentro de meu peito e resolvi ir.
Posso te dizer que, surpreendentemente, aquela malhação foi uma das melhores que fiz na minha vida. Por uma hora e meia consegui me desligar um pouco dos problemas, cuidei do meu corpo e consegui até sonhar. Coisa que não fazia há algum tempo. Correndo na esteira lembrei de sonhos antigos, de promessas de Deus em minha vida e de projetos que há algum tempo atrás me estimulavam a lutar.
Foi uma hora e meia de restauração de forças.
Ao sair da academia, voltava à pé para casa, quando o Espírito Santo começou a ministrar ao meu coração a passagem de Lucas 12: 22-31, que diz assim:
Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Aquelas Palavras de Jesus tornaram-se nítidas em meu coração e, apesar de todos os problemas que me esperavam em casa, sentia-me leve como uma pena e com uma profunda paz, que era tão forte, que me enchia de alegria.
E o Espírito Santo foi falando, ministrando…
Buscai antes o reino de Deus…
E Ele me dizia, buscar antes o reino de Deus, não é estar ajoelhado em oração o dia inteiro, ou jejuando, ou participando de todos os cultos e reuniões de oração possíveis.
Buscar antes o reino de Deus é viver o seu amor, é investir em si mesmo, cuidando com carinho e alegria de seu próprio corpo, que é templo do Espírito Santo.
Buscar antes o reino de Deus é acordar a cada manhã agradecido porque o amor de Deus está presente em nossas vidas, porque suas misericórdias se renovam a cada manhã, porque simplesmente a vida é linda.
Buscar antes o reino de Deus é viver o  evangelho na sua forma genuína de ser, sem complicação, normas ou regras estabelecidas pelo homem.
Buscar antes o Reino de Deus é estar com os olhos abertos para as detalhes preciosos de nossa vida.
É saber relaxar e viver com alegria e confiança, mesmo diante dos maiores problemas simplesmente porque sabemos que o Pai está no controle…
Buscar antes o reino de Deus é largar-se nos braços desse Pai e viver intensamente a vida que Ele nos dá…
Com tudo isso sendo ministrado ao meu coração fui para casa totalmente transformada e restaurada.
Cheguei, tomei banho e sentei-me na mesa do escritório sem ainda ter solução para nada, ainda com a despensa vazia, mas com o coração cheio de paz e confiança.
Poucos minutos se passaram quando o telefone tocou. Era um cliente antigo que, na verdade, eu não conhecia direito. Ele me perguntava se eu podia fazer um serviço urgente para ele, que me pagaria bem. Disse que sim, esperando que ele negociasse a data de pagamento.
Para minha surpresa, aquele homem enviou seu funcionário até minha casa e me pagou adiantado, em dinheiro. Recebi naquela manhã a importância de três mil reais, que deu para pagar todas as contas em atraso e fazer uma gorda compra de mês.
Naquela manhã o Senhor me ensinou a viver em sua dependência. Aprendi que  a solução dos problemas não está em apegar-mo-nos a eles, mas em fazer a nossa parte e esperar com confiança Naquele que tem TUDO sobre controle.

Neste ano de 2013 eu te convido a buscar o reino de Deus em primeiro lugar.
Qual são os problemas que você tem? Que tem incomodado ou até mesmo tirado o seu sono?
Faça a sua parte e deixe o resto com Jesus. Sorria mais, cuide do se corpo, caminhe, corra, faça um bom regime, vá à praia, ao cinema, ao culto, vista sua melhor roupa, visite os amigos…
Viva a vida em função daquilo que te faz feliz e não em função dos problemas. Obstáculos e decepções.
Peça ao Espírito Santo agora, neste momento, o dom de descomplicar e descansar nos braços do Senhor.
Pense nisso…
Deus não te criou para a tristeza, para a doença, para a derrota ou para a humilhação. Tome posse das bênçãos do Senhor que se renovam diariamente em sua vida, busque em primeiro lugar a vontade do Pai e seja plenamente feliz!

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH