segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Pão Diário



Oração Persistente

Uma pessoa anônima escreveu: "Ajoelhei-me para orar, mas por pouco tempo, pois tinha tanto o que fazer. Então ao ajoelhar-me, fiz uma oração apressada e levantei-me. Meu dever cristão estava feito; minha alma podia ficar em paz."
Vamos contrastar essa concepção de oração com as ações da viúva persistente, no livro de Lucas 18. São dramaticamente diferentes. A viúva não parava  para fazer uma visita ao juiz apenas uma vez ou outra. Ela vinha até ele repetidamente ( v.3 ). Sua alma não teria descanso até que seu caso fosse ouvido. Por quê ? Porque ela não estava pedindo por algum favor especial, estava simplesmente buscando justiça.
Naqueles dias, era prática comum subornar um atendente  para que sua disputa na corte fosse ouvida pelo juiz. A viúva era provavelmente muito pobre para isso. E mais, o juiz para quem ela estava fazendo a petição não temia a Deus, nem se importava com as pessoas ( v.4 ). Então ela tinha todos os motivos para desanimar. Devido à sua persistência, porém, recebeu justiça ( v.5 ).
Ora, antes de começarmos a pensar que Deus precisa ser importunado, convencido e subornado para que nossas orações sejam respondidas, importante, é compreender que esta parábola contrasta em juiz injusto com o Juiz que é verdadeiramente justo. Deus está ancioso para responder as orações de Seus filhos. Na verdade, Ele "...julgará a favor do seu povo e fará isso bem depressa !" ( v.8; Mateus 7:11 ).
Frequentemente perdemos o ânimo quando oramos, por não compreendermos o tempo ou o propósito de Deus. Há, porém, um caminho melhor. Um escritor expressa bem isso: "Oração persistente é a demonstração de fé em Deus que , embora às vezes atrase em Suas respostas, agirá sempre com firmeza e justiça em respeito ao Seu povo." Continue orando ! - Poh Fang Chia

Leia: "Lucas 18:1-8" Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar. ( v.1 )

Examine: Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus ( Efésios 6:18 )

Considere: Que itens você tirou de sua lista de oração que deveriam ser colocados lá de volta ? Como a nossa persistência revela devoção a Deus ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH