segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ONDE HÁ EXAGERO...



Achava-se, certa vez, um grande filósofo, na sala do trono. Em dado momento o Rei dirigiu-se ao sábio e perguntou:
- Dizei-me, honrado sábio: como deve agir um magistrado? Com extrema severidade a fim de corrigir e dominar os maus, ou com absoluta benevolência a fim de não sacrificar os bons?
Ao ouvir a pergunta, o rabi chamou um servo, que se achava perto, e pediu-lhe que trouxesse dois baldes sendo um com água fervente e outro com água gelada.
Havia na sala, adornando a escada que conduzia ao trono, dois lindos vasos dourados de porcelana. Eram peças preciosas, quase sagradas, que o Rei muito apreciava.
Preparava-se o servo para despejar a água fervendo num dos vasos e a gelada no outro, quando o Rei, espantado,interveio com energia gritando exaltado com o rabi:
- Que loucura é essa! Queres destruir essas obras maravilhosas! A água fervente fará arrebentar o vaso em que for colocada; a água gelada fará partir-se o outro!
O sábio pegou, então, um dos baldes, misturou a água fervente com a água gelada e, com a mistura obtida, encheu os dois vasos sem perigo algum.
Indiferente ao assombro que havia causado ele disse ao rei:
- A alma do povo, ó Rei, é como um vaso de porcelana, e a justiça do Rei é como água. A água fervente da severidade ou a gelada da excessiva benevolência, são igualmente desastrosas para a delicada porcelana; manda, pois, a Sabedoria e ensina a Prudência, que haja um perfeito equilíbrio entre a severidade com que se pode castigar o mau; e a longanimidade com que se deve educar e corrigir o bom.
Após a sábia resposta, o rabi se retirou da sala…

Pense nisso…
Onde há exagero, não há sabedoria!
Tudo que é demais é ruim, por melhor que aparente ser, ou por melhor que seja a intenção…
Quantas vezes querendo acertar, nos embrenhamos pelos caminhos do exagero?
E, mesmo cheios de boa intenção, fracassamos em nossos planos…
Querendo corrigir pesamos demais nossas mãos e afastamos ou revoltamos as pessoas que amamos. Cegos, não reconhecemos nosso erro e a distancia entre nós aumenta…
Querendo agradar muitas vezes fazemos o que não nos convém. Cegos, não reconhecemos que nem sempre podemos dizer sim e depois nos afundamos nas águas do arrependimento…
Querendo crescer, progredir nos abandonamos no excesso de trabalho e não vemos a vida passar.Cegos, nos tornamos indiferentes àqueles que estão do nosso lado…
Outros, querendo diversão, esquecem-se que a vida é construída passo a passo e que o tempo não volta para que se possa construir…

Muitas vezes querendo até seguir a Deus, muitos se aprofundam nas águas da religiosidade, exigem de todos uma perfeição que não existe no ser humano e deixam de viver o amor, mesmo buscando o amor maior…
E assim vai: Uns exageram de um lado, outros de outro. Estamos sempre vivendo no limiar do 8 ou 80.
Mas preste atenção…
É por isso que é importante estarmos sempre avaliando as nossas ações e perguntando a Deus:  – Senhor estou no caminho certo?  Aquela minha atitude foi ou tem sido exagerada? Senhor, como fazer para não sair da tua vontade?
E ouça bem…
A sabedoria só é adquirida quando a buscamos. E existem duas fontes gratuitas de sabedoria: A Palavra de Deus e a comunhão com Ele, que é obtida através da oração…
Se você quer trilhar pelo caminho do equilíbrio financeiro, se você quer ter equilíbrio sentimental, espiritual, na área da saúde, familiar, busque conhecimento e orientação em Deus…

Em Lucas 11.9 o Senhor nos diz: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á…
Erramos porque conhecemos pouco a Palavra, exageramos porque não nos aprofundamos nos princípios da sabedoria de Deus, erramos porque insistimos permanecer na cegueira. Nos isolamos de Deus, que é fonte de sabedoria e amor e pagamos o preço com um sofrimento desnecessário…

Pense nisso!
Busque o conhecimento e a comunhão com aquele que te libertará verdadeiramente e seja feliz!!!

Por Desye Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH