quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Novos Sonhos


sonho

Queridos,
Deixo para vocês  hoje uma mensagem que recebi do amigo Pr Valdir Marfim, que muito me edificou e, tenho certeza, falará também aos seus corações. Precisamos de pessoas assim: dispostas a pregar o verdadeiro evangelho, sem interesses ou comprometimento com o sistema e com o mundo. A mensagem que segue abaixo é edificante, reconfortante e equilibrada. Abrirá os seus olhos e lhe mostrará o caminho da vitória dentro dos preceitos bíblicos que o Senhor nos deixou. O nosso Deus é um Deus fiel e justo, galardoador daqueles que, com o coração puro e sincero, esperam NEle. Leia a mensagem com atenção. Reflita, ore e Deus falará ao seu coração.

2ª. Corintios 5: 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
É comum a maioria das pessoas desejarem tomar decisões importantes sempre que um ano está acabando e outro começando. É como se tivéssemos uma nova chance, uma nova oportunidade de começar tudo de novo.
É uma pena que isso aconteça dessa maneira, pois sabemos que “as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã” conforme nos ensina Lamentação de Jeremias 3: 22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 

Portanto, deveríamos perceber a oportunidade de começar de novo a cada início de dia e não a cada início de ano.
Mas, como disse acima, é comum pensarmos em final e início de ano, e muitas igrejas aproveitam a passagem do ano para exortar as pessoas a renovarem os seus votos com Deus para o próximo ano, e muitos cristãos fazem isso honestamente, com o coração contrito e o desejo genuino de ter um novo relacionamento com o Senhor no novo ano que se inicia.
Algumas igreja e pastores pedem também para que as pessoas façam uma lista das bênçãos que querem receber no novo ano , para serem levadas ao altar, e oram e pedem para a igreja orar , pois Deus irá responder aos seus pedidos, pois Ele “prometeu” e Ele então irá cumprir as suas promessas na sua vida!

O que muitos cristãos não percebem é que essas práticas não encontram base na Palavra de Deus, pois tem coisas que não foram prometido por Deus, (não no tempo ou da maneira como pensamos e desejamos) e então Ele não tem o compromisso de realizar os nossos desejos, levados ou não ao altar, com imposição de mãos ou não, com “determinação” ou “tomando posse das bençãos” como dizem alguns, pois muitas vezes não é propósito Dele fazer aquilo que estamos pedindo ou desejando.
Muitas músicas que se cantam nos dias de hoje falam de que Deus é um Deus de Promessas e se Ele prometeu então cumprirá, e as pessoas têm o costume de achar que tudo o que desejam em seus corações foi prometido por Deus, e se acham que foi prometido por Ele então Ele fará tudo aquilo que planejamos para nós.

Isso é um engano terrível, e muitos se decepcionarão no próximo ano por causa dessas coisas que imaginam, assim como se decepcionaram neste ano que passou.
Muitos estarão chorando no final do ano, dizendo: Oh! Senhor, porque não me abençoaste? Porque não realizaste as “tuas” promessas em minha vida?
Fico penalizado com essas pessoas por não terem o entendimento de como Deus age, pois não o conhecem, não o buscam com o desejo sincero de fazer a vontade Dele sem pensar em obter recompensas para si mesmos.
Não o adoram pelo que Ele é, mas pelo que podem receber Dele, e se não recebem se sentem desprezados por Deus, como se Ele os tivesse esquecido!

Saiba que Deus não despreza e nem abandona nenhum de seus filhos. (Hebreus 13:5)
Ele te ama com amor eterno, com bondade e misericordia! (Jeremias 31:3), mas não fará tudo aquilo o que você deseja, tenha certeza disso, pois erramos muito nas nossas vontades e nos nossos propósitos e planos.
Hoje pensamos e desejamos de uma maneira, amanhã estamos diferentes e desejamos e queremos de maneira diferente!
Por isso Deus faz apenas aquilo que lhe apraz, pois Ele conhece todas as coisas e sabe o que é o melhor para nós.
Muitos se queixam e choram por não terem seus sonhos realizados! Alguns de afastam de Deus, param de orar, ficam rebeldes, emburrados, sentem-se abandonados por Ele! É como se Deus fosse culpado por todos os seus problemas! É um grande erro!

Poucos agem como Jó, quando tudo lhe foi tirado Jó 1: 21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor!
O Senhor Jesus nos ensina claramente no sermão do monte sobre como devemos agir e também sobre as coisas que necessitamos: Mateus 6: 33 Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Então voltando às listas de final de ano: Será que você, ao fazer sua lista de pedidos na virada do ano vai se lembrar de colocar na ponta da lista que vai buscar ao Senhor em primeiro lugar, com espírito quebrantado e coração humilde no próximo ano?
Lembro-me que ao pregar na virada de ano numa igreja muitos se espantaram pois falei sobre isso aos irmãos, e lhes disse sobre a lista deles : Então vos digo, amados: “Se Ele não for o primeiro, então não sois de Cristo”, pois em primeiro lugar na vossa lista daquilo que desejam no Novo ano deve constar: “Buscarei ao Senhor de todo o meu coração e quero amá-lo com tudo que sou”
Vemos em Mateus 22;37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.

Não sei se você fez uma lista de coisas que pretende “conquistar” no novo ano, mas se você não colocou isso em primeiro lugar na sua lista, pense de novo e refaça-a, pois certamente a maioria das coisas relacionadas não se realizarão e você ficará mais decepcionado ainda.
O que você pretende buscar no ano novo?
Quer estudar? Entrar na Faculdade ou terminar um curso? Quer mudar de carro? Quer comprar sua casa ou construí-la? Quer mudar de trabalho? Quer ser promovido? Quer se reconciliar com alguém? Quer poupar dinheiro? Quer realizar algum projeto? Quer se aposentar? Quer fazer uma viagem? Quer ser curado? Quer ver sua família abençoada? Quer encontrar o amor de sua vida? Quer se casar? Quer mudar de cidade? Quer criar uma empresa? Ser abençoado financeiramente?
Enfim, todos querem alguma coisa no ano que se inicia…
Muitos buscarão riquezas, carros, casas, um emprego melhor, casamento, fama, sucesso, sempre pensando em ficar de bem com a vida…

Por isso a igreja anda entristecida e muitos têm se decepcionado com o evangelho.
A sede de Deus não é saciada, não há paz no coração pois não o buscam, e mesmo recebendo bênçãos, as pessoas logo estão tristes novamente, e logo desejarão novas coisas, pois nos cansamos rapidamente de tudo que recebemos.
Só a presença de Deus em nós pode trazer paz e satisfação ao nosso coração.
Vou enumerar alguns versículos sobre o que somos aconselhados a buscar:

- 1ª.Crônicas 16:11 – Buscai o Senhor e o seu poder, buscai PERPETUAMENTE a sua presença.
- 1ª.Crônicas 28:9 b – Se o buscares, Ele se deixará achar por ti, se o rejeitares, Ele te rejeitará para sempre.
- Esdras 8:22 – A boa mão do nosso Deus é sobre todos que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira é contra todos os que o abandonam.
- Salmo 24:3 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?
- Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
- Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação.
- Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.
-Salmo 119:2 – Bem aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração.
-Isaías 55:6 – Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
-Jeremias 29:13 – Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração 14 – Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte…
-Amós 5:4 – Buscai-me e vivei
-Mateus 6:33 – “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”

Se você fez algum propósito com Deus neste final de ano e pensou em coisas que você gostaria de fazer ou ter, ou deixar de fazer, examine tudo novamente.

Veja se o primeiro lugar da sua lista, ou dos seus propósitos, ou desejos, ou sonhos, ou que gostaria de realizar ou ver realizado na sua vida neste ano, se em primeiro lugar está : BUSCAR AO SENHOR com zelo e vontade – prioridade sobre todas s coisas!
Não vou dizer que se voce buscá-lo de coração, todos os seus sonhos e desejos serão realizados. Não. Não será assim, tenha certeza. Isso é hipocrisia e falta de entendimento de quem é Deus.
Não é assim que Deus age. Ele não nos dá tudo que queremos, assim como um pai poderia dar aos seus filhos mimados tudo o que pedem, e erram ao fazer isso.
Deus nos dá o melhor, muito além do que pedimos ou pensamos, porém, Ele faz isso no tempo certo, da maneira certa, segundo a sua infinita sabedoria , bondade e misericórdia.

A Palavra de Deus nos ensina: As bênçãos do Senhor enriquecem e com elas não traz desgosto. Pv 10:22.
As bênçãos que as vezes recebemos do mundo parecem boas, mas muitas vezes vem junto inveja, conflitos, intrigas, ódio, dores, tristeza e sofrimento sem fim.
Então o que parecia benção se torna em sofrimento. No início nos alegramos e depois nos queixamos!
Conheço a história de um pai deu a seu jovem filho, um carro novo, potente, de presente de Natal.

Deus não fazia parte da vida dessas pessoas e o pai não meditou sobre possíveis as consequências, já que o filho era jovem e inesperiente. Apenas quiz realizar os desejos do filho.
Que lindo, diziam os amigos; e todos se alegraram! Era o maior sonho do filho!
Dias depois, em alta velocidade, o jovem se envolveu em um grave acidente e perdeu a vida; então a tristeza tomou conta daquela família e o que parecia benção transformou-se em grande desespero…
Deus não é um Pai imprudente, Ele é a própria sabedoria!
Não significa que receber um belo presente não seja uma benção de Deus; mas quando temos uma vida de oração e de comunhão com Deus, os presentes são motivos de alegria e gratidão ao Pai e se tornam bênçãos na vida de todos os que nos cercam.

Buscai em primeiro lugar ao Senhor, pois, as suas benções não trazem tristeza nem desgosto, é o que ensina a Palavra de Deus.
Muitos se envolvem em relacionamentos de maneira precipitada, seja casamentos, negócios, parcerias, sociedades, amizades e “outros”.
Quer realizar os seus sonhos? Encontrar uma pessoa para passar o resto dos seus dias em alegria, ter prosperidade na vida, criar filhos abençoados, crescer profissionalmente, terminar estudos, viajar, construir, ou outros planos que tens?
Pois bem. Buscai ao Senhor em primeiro lugar, para que a pessoa que você ama não se torne um peso e nem desgosto para o resto dos seus dias, para que os seus negócios não saiam errados, para que o fruto do seu trabalho seja próspero. para que os seus filhos sejam obedientes, para que a alegria e a paz do Senhor domine o seu coração durante os próximos meses e próximos anos.

Buscai ao Senhor em primeiro lugar para ser restaurada a sua vida, a sua sorte, a sua saúde, os seus relacionamentos, os seus sonhos quebrados, o seu futuro…
Mas se Deus tiver o propósito de te tirar alguma coisa e não te dar outras, não te fazer próspero financeiramente, trazer dores e aflições durante um certo tempo, não se desespere nem perca a esperança, pois o caminho de Deus é perfeito para sua vida!
Ele sabe o que você precisa e não te desamparará.
Ele não te dará uma carga superior às suas forças para você carregar!
Além disso, Ele estará contigo seja no vale ou no monte, no caminho largo e fácil ou estreito e difícil, na bonança ou na tempestade, e te susterá com seu braço forte para que você não caia, e se cair, Ele te levantará e te tornará mais forte ainda!
Creia na sua Palavra e confie Nele. Dele depende a tua salvação!
Temos na Palavra de Deus a resposta para todas as nossas necessidades.

Prov. 23:17 – Não tenha o teu coração inveja dos pecadores, antes no temor do Senhor perseverará todos os dias 18 – Porque deveras haverá bom futuro, não será frustrada a sua esperança.
Renovaste sua esperança nesse final e início do ano?
Desejas que a tua sorte seja boa e a sua vida restaurada.?
Queres receber bênçãos dos céus neste ano que se inicia?
Lembre-se: Busque ao Senhor de todo o teu coração. Ame-o acima de todas as coisas! É isso que nos ensina o Senhor Jesus,
Seja perseverante a buscá-lo em oração , com temor e reverencia, e Ele então vai fazer aquilo que você sozinho não consegue fazer, aquilo que as suas forças não podem, o que a sua habilidade e inteligência não alcançam, pois “Ele pode nos dar muito além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20) para o seu bem e para o bem daqueles que você ama.
Como lemos em 1ª. Pedro 1:21: que a sua fé e a sua esperança estejam em Deus.

Não se espante com as provações, com as más notícias, ou com notícias alvissareiras.
O mundo está em decadência, a terra com o clima maluco, o amor tem se esfriado e os valores têm se corrompido!
Os tempos são difíceis e os dias são maus, mas o que ama ao Senhor à sua sombra descansará e verá com alegria o quão amável e bondoso é o nosso Deus.
Examine novamente os teus planos para o novo ano, examine o seu interior, examine se Deus é a prioridade na sua vida.

Lembre-se que o Senhor Jesus morreu por ti, para te reconciliar com Deus e para te dar a vida eterna! Essa é a benção mais preciosa que qualquer ser humano deveria desejar: a tua Salvação , pela graça de Deus, mediante a fé no Senhor Jesus!
Então ore nesta virada de ano: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável “Salmo 51:10

Que o novo ano seja um caminhar diário na presença do Senhor Jesus.
Deus te abençoe grandemente.
Pr VALDIR MARFIM
São José do Rio Preto – SP

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH