sábado, 18 de julho de 2020

Pão Diário - 18\07\2020 - Visão transformadora

Visão transformadora


" Não havendo profecia, o povo se corrompe... ", afirma o provérbio bíblico ( 29:18 RA ). Ou, como diz a versão NVI: " Onde não há revelação divina, o povo se desvia... " Esta afirmação extremamente simples encerra uma profunda verdade espiritual. Quando perdemos a visão da sabedoria revelada de Deus, sofremos decadência moral. Como os israelias comseu ídolo de ouro, descambamos para a " folia " ( Êxodo 32:1-6 ). Como as pessoas dos dias de Jeremias, decaímos para a injustiça ( Jeremias 7:5-10 ). O grito dos profetas do Antigo Testamento sempre foi duplo: o povo de Deus tem perdido sua visão dele e, como resultado, se " degenera " ao ponto de destruição.
Essa era a situação nos dias de Oseias. Não havia mais conhecimento de Deus na terra de Israel ( 4:1 ), porque os sacerdotes e as pessoas haviam perdido sua visão de Deus e da Sua verdade ( vv.6,9 ). A cidade estava, agora, tomada por assassinatos, roubos e prostituição ( vv.2,13 ). Os ricos oprimiam os pobres ( Amós 8:4-6 ). 
Oseias resume assim a situação: " ...a terra está de luto, e todo o que mora nela desfalece... " ( 4:3 ).
A perdermos nossa visão de Deus e da Sua verdade revelada, sofremos decadência moral. Vejo esse princípio em ação na minha própria vida. Quando perco Deus de vista através de egocentrismo, ocupação ou esquecimento começo a perder o controle de tentação preocupação e pecado. Meu amor pelo próximo diminui e minha preocupação com os pobres declina. O motivo é claro: Deus é o nosso modelo e Sua natureza é o nosso guia. Sua santidade alimenta a nossa; Seu amor motiva o nosso; Sua fidelidade inspira a nossa. Nos tornamos aquilo que adoramos.
Hoje, vamos refletir sobre Jesus, que nos deu a visão definitiva de Deus ( Hebreus 1:3 ). Ele deseja transformar-nos " ...mais parecidos com o Senhor... " 
( 2 Coríntios 3:18 ). - Sheridan Voysey 

Leia: Oseias 4:1-3
...Deus tem uma acusação a fazer contra o povo que vive neste país. Escutem, israelitas, o que Deus está dizendo: - Não há sinceridade, não há bondade, e ninguém neste país quer saber de Deus (v.1 ).

Examine: Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é santo. Porque as Escrituras Sagradas dizem: " Sejam santos porque eu sou santo " ( 1 Pedro 1:15-16 ).

Considere: As tentações que você enfrenta ou pecados com os quais luta refletem uma deficiência em sua compreensão de Deus ? Como você deveria imitar Deus hoje ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...