sábado, 6 de abril de 2013

FAÇA COMO NOÉ...


arca-slide

Recomeçando a leitura da bíblia, uma situação me chamou a atenção nos capítulos 6 e 7 de Gênesis. Quando Deus fala a  Noé que vai destruir toda a vida da terra e o manda construir a arca, ele o atende prontamente. A bíblia não diz que Noé quis discutir com Deus ou questionar suas razões para uma medida tão drástica. Noé simplesmente obedeceu e fez tudo o que o Senhor mandou.

E quais foram as ordens de Deus a Noé?
Primeiro que ele fizesse a arca nas medidas exatas que o Senhor  lhe passava,
Segundo que entrasse na arca ele, sua esposa, seus filhos e noras.
Terceiro que levasse para a arca tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie,
E, por fim, que levasse toda comida necessária para o seu sustento enquanto durasse o dilúvio
Noé cumpriu tudo à risca e na hora certa. Quando Deus mandou o dilúvio sobre a terra, todos estavam salvos, conforme o planejamento do Senhor.
Simples assim. Essa história todos nós já cansamos de ouvir…
Mas quero chamar a atenção para um detalhe, que foi o que me trouxe grande renovo esta manhã:
Noé obedeceu as ordens de Deus sem se prender a detalhes!
Como assim?
A tarefa que Deus dava a Noé naquele momento era aparentemente louca e sem sentido:
Construir uma arca onde caberiam ele, sua família e todos os animais vivos da terra!
Talvez eu e você, no lugar de Noé, falaríamos assim: Tá bom Deus! Construir a arca e colocar toda a minha família lá é mole, mas levar toda essa bicharada lá pra dentro é impossível! E ainda ter comida suficiente pra todo mundo por 40 dias, fala sério!
Noé não olhou os detalhes…
Não pensou no tamanho dos animais, não lembrou que muitos eram ferozes e perigosos, não contou a quantidade de espécies que teria que levar…
Simplesmente obedeceu e construiu. Creio eu que, assim como Noé obedeceu, os animais assim o fizeram e, na hora certa, um a um encaminhou-se para o local onde  estava a arca.

A Bíblia não narra essa situação em detalhes. Apenas conta o que Deus mandou fazer e fala sobre a entrada de todos na arca já pronta. Depois disso, foram os quarenta dias mais tenebrosos da história da terra até o momento.
Onde eu quero chegar contando essa história pra você?
Quero te dizer que não importa qual o tamanho de sua tarefa, se Deus mandou fazer, faça, sem olhar os detalhes. Faça o seu trabalho e deixe os detalhes que parecem impossíveis com Deus.
Imagine se Noé falasse assim com Deus: “ah Senhor… fazer a arca eu até faço, mas olha o tamanho daqueles animais, olha a quantidade, somos poucos, morreremos sem conseguir colocar todos eles dentro da arca!”
Noé simplesmente obedeceu. Foi fazendo a sua parte com a convicção que tudo estava sobre o controle de Deus e que Ele sabia o que fazer…

O que você tem enfrentado no seu dia a dia?
Quais são as tarefas que você tem que cumprir?
Existem detalhes que são aparentemente impossíveis de serem resolvidos?
Hoje venho a te dizer: Faça como Noé!
Seja obediente, faça a sua parte, não fique pensando nos detalhes que são aparentemente impossíveis. Vá por etapas, esforço por esforço, ação por ação. E, quando chegar o momento do impossível acontecer, Deus tomará a frente e lhe dará a vitória.
O princípio e o segredo de uma  história vitoriosa está na obediência e na fé. Obediência para fazer o necessário e fé para não olhar os detalhes e  crer no impossível!

Deus te abençoe!

Por Deyse Melo

Versículo do dia

    Versículo do dia Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos se...