sábado, 30 de março de 2013

Pão Diário - 30/03/2013


Compaixão inconveniente

Lá são 10:00 horas da noite. Ao terminar meu almoço, fico imaginando se ela está dormindo segura ou trabalhando. Vários fusos horários nos separam, estamos a mundos de distância. Nem sei seu nome, nem conheço os homens que a procuram. Ela é apenas uma criança, abusada em troca de abrigo e comida.
Todos os dias novas faces entram no tráfico do sexo; muitas ainda não atingiram a puberdade. Paramos ao pouco para ver essas situações em comerciais ou no Youtube. Comovemo-nos por alguns momentos, e o sentimento se esvai com a imagem que desaparece.
Nos mantemos ocupados para não ver e não sentir. A impotência gera a inatividade. Tristemente, não percebemos que ser compassivos envolve os sentimentos. ( Lucas 10:36-37 ).
Todos os dias, o homem rico comia à vontade em sua casa, e Lázaro definhava do lado de fora. Relutante em ser incomodado pela dor de Lázaro, o rico era indiferente. Ao experimentar a dor, o homem rico reparou em Lázaro. O problema do homem rico não era a falta de oportunidade, mas a sua visão e o seu coração.
Eternamente egoístas, os discípulos de Jesus reagiram às necessidades de outras pessoas, como nós o fazemos. Para alimentar a multidão, perguntaram, "...Como vamos encontrar, neste lugar, comida que dê para toda essa gente ?" ( Marcos 8:4 ). Jesus nos ensina, no entanto, que temos a resposta quando sentimos compaixão ( vv.2-3 ).
Compaixão verdadeira, que não é confortável ou conveniente, significa compartilhar e exige que vejamos além de nossas próprias necessidades.
Não é preciso uma passagem de avião para fazer a diferença. Nossa cultura é um ambiente fértil para a injustiça, pois nos encoraja a satisfazer nossos próprios desejos. Jesus nos pede que comecemos com aqueles que estão diante de nós. Procure o necessitado sentado à sua " porta ". -Regina Franklin

Leia: Lucas 16:19-31
Meu filho, lembre que você recebeu na sua vida todas as coisas boas, porém Lázaro' só recebeu o que era mau. E agora ele está feliz aqui, enquanto você está sofrendo ( v.25 ).

Examine: Eclesiastes 4:1-4 , Miqueias 6:8 , 1 João 3:16-18

Considere: Quem está sentado à sua porta ? O que o impede de reagir com compaixão ao seu redor ?

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12