quinta-feira, 7 de março de 2013
Pão Diário - 07/03/2013
O problema do " eu "
Jesus contou uma parábola sobre um homem rico que produziu uma excelente safra e ficou ainda mais rico. Tivera eu sido esse homem, teria agradecido e louvado a Deus por Suas bênçãos e colocado uma parte de minha riqueza multiplicada na oferta. Você provavelmente teria feito o mesmo.
Porém, o homem rico reagiu de maneira diferente: " Eu não tenho lugar para guardar toda esta colheita [...] Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda. Neles guardarei todas as minhas colheitas [...]. Então direi a mim mesmo [...] Agora descanse... ' " ( veja Lucas 12:17-19 ).
Qual era a linguagem de louvor e adoração na vida desse homem ? Meu, me, e eu. Este problema com seu eu.
Nessa condição, tinha uma visão defeituosa e danificada:
- Via somente a si mesmo. Sua visão terminava em seu espelho ( vv.17-19 ).
- Não conseguia ver Deus. Estava convencido de que sua própria esperteza o havia enriquecido. Entretanto, a terra fértil produziu as boas colheitas ( v.16 ). Ele esqueceu-se de que Deus enviou a chuva e o sol ( Levítico 26:4, Mateus 5:45, Atos 14:17 ). Ele esqueceu que Deus hania lhe dado habilidade de produzir riquezas ( Deuteronômio 8:17-18 ).
- Não conseguia ver os outros. O pecado do homem rico foi o deleite de outras pessoas ( Lucas 12:19 ). Embora seja bom usufruir das alegrias materias que Deus nos dá ( Eclisiastes 3:12-13 ; 9:7 ; 1 Timóteo 6:17 ), precisamos nos questionar sobre as maneiras que usaremos a nossa riqueza para abençoar outras pessoas ( Gênisis 12:2-3 ).
Jesus nos advertiu: " tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem " ( Lucas 12:15 ). O que você fará com o que lhe foi dado ? - K. T. Sim
Leia: " Lucas 12:13-21 "
...Prestem atenção ! tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas ( v.15 ).
Examine: Mateus 6:19-20 ; 1 Timóteo 6:17-19 ; Tiago 2:14-18
Considere: Faça uma lista das bênçãos materiais que Deus lhe tem dado. Qual é a sua reação a essas bênçãos ? de que maneira Deus gostaria que você as compartilhasse com outras pessoas ?
Versículo do Dia
Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12
-
A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.Salmo 63.8 O autor desse Salmo é o rei Davi. Ele ia de um extremo a outro, pois e...
-
Quando os seus juízes forem arremessados da rocha, ouvirão as minhas palavras, pois são agradáveis.Salmos 141.6 O salmista disse que viria...
-
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar. Marcos 3.14 Era grande o número de pessoas que aprendiam de Jesus, mas E...